Habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário - Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2009/2010 na Escola Básica 2,3 e Secundária Cunha Rivara, em Arraiolos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Mafalda Augusta de Magalhães Gomes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14638
Resumo: Ensinar e aprender uma língua pressupõe um processo complexo de factores neurológicos, fisiológicos, sociais, culturais, morais e políticos, que condicionam a construção da identidade profissional do professor e o papel desempenhado pelo aluno no processo de ensino-aprendizagem. Neste relatório, mais do que abordar a implicação de ditos factores, pretendemos reflectir e suscitar a reflexão sobre a prática docente e discente e sobre os condicionalismos presentes na hora de aprender e de ensinar, sempre com vista à mudança e à melhoria. Encontrar-se-ão, por isso, neste relatório duas dimensões distintas, a investigativa e a reflexiva, que consideramos estarem intrinsecamente relacionadas para a promoção do sucesso na aprendizagem e no ensino. Perante esta consideração, examinaremos cinco grandes áreas: a preparação científica, pedagógica e didáctica; a planificação, condução de aulas e avaliação de aprendizagens; a prática de ensino; a participação na escola; e o desenvolvimento profissional; ABSTRACT: Teaching and learning a language requires a complex process of neurological and physiological factors, social, cultural, moral and political issues which affect the construction of the teacher professional identity and the role played by the student in the teaching-learning process. In this report, rather than addressing the implications of the factors mentioned before, we aim to reflect and elicit reflection on the teacher and students’ practice and on the constraints present at the time of learning and teaching, always with a view to change and improvement. In this report we’ll therefore find two distinct dimensions, the investigative and the reflective, which we think are intrinsically related to the promotion of successful learning and teaching. Taking into account this consideration, we will examine five key areas, the scientific, educational and teaching preparation, the planning and conducting of the lessons and the evaluating of the learning, the teaching practice, the participation in school and, finally, the professional development.
id RCAP_db80f4f5f2c3424d689694172f329b66
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14638
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário - Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2009/2010 na Escola Básica 2,3 e Secundária Cunha Rivara, em ArraiolosAlunoProfessorEnsino-aprendizagemCurrículoCompetência comunicativaAvaliaçãoFormaçãoStudentTeacherTeaching and learningCurriculumCompetence communicationAssessmentTrainingEnsinar e aprender uma língua pressupõe um processo complexo de factores neurológicos, fisiológicos, sociais, culturais, morais e políticos, que condicionam a construção da identidade profissional do professor e o papel desempenhado pelo aluno no processo de ensino-aprendizagem. Neste relatório, mais do que abordar a implicação de ditos factores, pretendemos reflectir e suscitar a reflexão sobre a prática docente e discente e sobre os condicionalismos presentes na hora de aprender e de ensinar, sempre com vista à mudança e à melhoria. Encontrar-se-ão, por isso, neste relatório duas dimensões distintas, a investigativa e a reflexiva, que consideramos estarem intrinsecamente relacionadas para a promoção do sucesso na aprendizagem e no ensino. Perante esta consideração, examinaremos cinco grandes áreas: a preparação científica, pedagógica e didáctica; a planificação, condução de aulas e avaliação de aprendizagens; a prática de ensino; a participação na escola; e o desenvolvimento profissional; ABSTRACT: Teaching and learning a language requires a complex process of neurological and physiological factors, social, cultural, moral and political issues which affect the construction of the teacher professional identity and the role played by the student in the teaching-learning process. In this report, rather than addressing the implications of the factors mentioned before, we aim to reflect and elicit reflection on the teacher and students’ practice and on the constraints present at the time of learning and teaching, always with a view to change and improvement. In this report we’ll therefore find two distinct dimensions, the investigative and the reflective, which we think are intrinsically related to the promotion of successful learning and teaching. Taking into account this consideration, we will examine five key areas, the scientific, educational and teaching preparation, the planning and conducting of the lessons and the evaluating of the learning, the teaching practice, the participation in school and, finally, the professional development.Universidade de Évora2015-06-02T09:34:33Z2015-06-022011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14638http://hdl.handle.net/10174/14638porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoarm@uevora.pt676Andrade, Mafalda Augusta de Magalhães Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:42Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14638Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:42.409448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário - Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2009/2010 na Escola Básica 2,3 e Secundária Cunha Rivara, em Arraiolos
title Habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário - Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2009/2010 na Escola Básica 2,3 e Secundária Cunha Rivara, em Arraiolos
spellingShingle Habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário - Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2009/2010 na Escola Básica 2,3 e Secundária Cunha Rivara, em Arraiolos
Andrade, Mafalda Augusta de Magalhães Gomes
Aluno
Professor
Ensino-aprendizagem
Currículo
Competência comunicativa
Avaliação
Formação
Student
Teacher
Teaching and learning
Curriculum
Competence communication
Assessment
Training
title_short Habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário - Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2009/2010 na Escola Básica 2,3 e Secundária Cunha Rivara, em Arraiolos
title_full Habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário - Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2009/2010 na Escola Básica 2,3 e Secundária Cunha Rivara, em Arraiolos
title_fullStr Habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário - Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2009/2010 na Escola Básica 2,3 e Secundária Cunha Rivara, em Arraiolos
title_full_unstemmed Habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário - Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2009/2010 na Escola Básica 2,3 e Secundária Cunha Rivara, em Arraiolos
title_sort Habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário - Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2009/2010 na Escola Básica 2,3 e Secundária Cunha Rivara, em Arraiolos
author Andrade, Mafalda Augusta de Magalhães Gomes
author_facet Andrade, Mafalda Augusta de Magalhães Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Mafalda Augusta de Magalhães Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno
Professor
Ensino-aprendizagem
Currículo
Competência comunicativa
Avaliação
Formação
Student
Teacher
Teaching and learning
Curriculum
Competence communication
Assessment
Training
topic Aluno
Professor
Ensino-aprendizagem
Currículo
Competência comunicativa
Avaliação
Formação
Student
Teacher
Teaching and learning
Curriculum
Competence communication
Assessment
Training
description Ensinar e aprender uma língua pressupõe um processo complexo de factores neurológicos, fisiológicos, sociais, culturais, morais e políticos, que condicionam a construção da identidade profissional do professor e o papel desempenhado pelo aluno no processo de ensino-aprendizagem. Neste relatório, mais do que abordar a implicação de ditos factores, pretendemos reflectir e suscitar a reflexão sobre a prática docente e discente e sobre os condicionalismos presentes na hora de aprender e de ensinar, sempre com vista à mudança e à melhoria. Encontrar-se-ão, por isso, neste relatório duas dimensões distintas, a investigativa e a reflexiva, que consideramos estarem intrinsecamente relacionadas para a promoção do sucesso na aprendizagem e no ensino. Perante esta consideração, examinaremos cinco grandes áreas: a preparação científica, pedagógica e didáctica; a planificação, condução de aulas e avaliação de aprendizagens; a prática de ensino; a participação na escola; e o desenvolvimento profissional; ABSTRACT: Teaching and learning a language requires a complex process of neurological and physiological factors, social, cultural, moral and political issues which affect the construction of the teacher professional identity and the role played by the student in the teaching-learning process. In this report, rather than addressing the implications of the factors mentioned before, we aim to reflect and elicit reflection on the teacher and students’ practice and on the constraints present at the time of learning and teaching, always with a view to change and improvement. In this report we’ll therefore find two distinct dimensions, the investigative and the reflective, which we think are intrinsically related to the promotion of successful learning and teaching. Taking into account this consideration, we will examine five key areas, the scientific, educational and teaching preparation, the planning and conducting of the lessons and the evaluating of the learning, the teaching practice, the participation in school and, finally, the professional development.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2015-06-02T09:34:33Z
2015-06-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14638
http://hdl.handle.net/10174/14638
url http://hdl.handle.net/10174/14638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
arm@uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136561029185536