Emoções, motivação e desempenho académico em alunos do 9º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles, Inês Margarida Ribeiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/4021
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_b5fb1f2d39d3b3781cc7193399a1d137
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4021
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Emoções, motivação e desempenho académico em alunos do 9º ano de escolaridadeEmoçõesMotivaçãoDesempenho académicoEmotionsMotivationAcademic performanceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioAs emoções podem induzir e modular o interesse dos alunos, assim como podem ter influência no desempenho académico dos alunos, influenciando a sua motivação e esforço, a utilização de estratégias de aprendizagem e a disponibilidade de recursos cognitivos necessários para a aprendizagem e desempenho. Assim sendo, este estudo tem como principal objectivo a identificação dos diversos tipos de emoções experienciadas pelos alunos, em relação à disciplina de matemática, nomeadamente em situação de aula e em situação de estudo, em função do género dos alunos, e do seu desempenho académico. O estudo procura, igualmente, analisar as relações das emoções com a motivação. Participaram no estudo 124 alunos do 9º ano de escolaridade, que responderam à escala das emoções de realização (AEQ) e à escala de orientações motivacionais de Skaalvik. Os resultados obtidos no presente estudo, permitem afirmar que as emoções positivas, se encontram associadas ao facto do aluno ser do género masculino, ao facto de ter um desempenho académico positivo e o facto estarem orientados para a tarefa e para auto-valorização. Por conseguinte, as características que podem explicar as emoções negativas, são o facto de o aluno ser do género feminino, o facto de ter um desempenho académico negativo e o facto de estarem orientados para a auto-defesa. Foi possível constatar que o género não introduz diferenças significativas nos níveis de ansiedade vivenciadas pelos alunos.ABSTRACT: Emotions can induce and modulate the students’ interest, and can also influence the academic performance of students by influencing their motivation and effort, the use of learning strategies and the availability of cognitive resources needed for learning and performance. Thus, this study has as main objective the identification of different types of emotions experienced by students in relation to the discipline of mathematics, particularly in classroom situation and study situation, depending on the effect of the gender of students and academic performance. This study also seeks to analyse the relationships between emotions and motivation. The study involved 124 students in 9th grade, who responded to the scale of achievement emotions (AEQ) and the Skaalvik scale of motivational orientations. The results obtained in this study have revealed that positive emotions are associated with students of the male gender, with a positive academic performance and being task and self-esteem orientated. Therefore, the characteristics that may explain the negative emotions are the fact that the pupil is of the female gender, a negative academic performance and being oriented towards self-defense. It was found that gender does not introduce significant differences in levels of anxiety experienced by students.Peixoto, Francisco José BritoRepositório do ISPATeles, Inês Margarida Ribeiro2015-10-10T13:42:01Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4021porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:47Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4021Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:51.528903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Emoções, motivação e desempenho académico em alunos do 9º ano de escolaridade
title Emoções, motivação e desempenho académico em alunos do 9º ano de escolaridade
spellingShingle Emoções, motivação e desempenho académico em alunos do 9º ano de escolaridade
Teles, Inês Margarida Ribeiro
Emoções
Motivação
Desempenho académico
Emotions
Motivation
Academic performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Emoções, motivação e desempenho académico em alunos do 9º ano de escolaridade
title_full Emoções, motivação e desempenho académico em alunos do 9º ano de escolaridade
title_fullStr Emoções, motivação e desempenho académico em alunos do 9º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Emoções, motivação e desempenho académico em alunos do 9º ano de escolaridade
title_sort Emoções, motivação e desempenho académico em alunos do 9º ano de escolaridade
author Teles, Inês Margarida Ribeiro
author_facet Teles, Inês Margarida Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peixoto, Francisco José Brito
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Teles, Inês Margarida Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Emoções
Motivação
Desempenho académico
Emotions
Motivation
Academic performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Emoções
Motivação
Desempenho académico
Emotions
Motivation
Academic performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012-01-01T00:00:00Z
2015-10-10T13:42:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/4021
url http://hdl.handle.net/10400.12/4021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130079385616384