Emoções, autoconceito, motivação e desempenho académico em crianças do 3º e 4º anos de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Filipa Abreu e
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/4446
Resumo: O presente estudo teve como principal objetivos caracterizar as emoções e analisar a sua relação com algumas dimensões do autoconceito e da motivação para as aprendizagens, assim como com o desempenho académico. Participaram neste estudo, 110 crianças que frequentavam o 3º e o 4º anos de escolaridade. Os instrumentos utilizados foram a adaptação portuguesa da Escala de Autoconceito para crianças e pré-adolescentes de Susan Harter, uma Escala de Motivação para as aprendizagens, uma Escala de Emoções de realização para crianças do 1º ciclo, e um Questionário de Avaliação de Competências Académicas. Os principais resultados demonstram que a emoção positiva de ativação relaciona-se positivamente com o autoconceito académico. A autoestima surge relacionada negativamente com a emoção ativa negativa. Relativamente às dimensões da motivação, o valor surge positivamente associado ao prazer nas aulas, à avaliação e ao prazer geral. A competência percebida surge associada positivamente ao prazer na avaliação e ao prazer geral. Por último a pressão/tensão aparece associada positivamente à ansiedade nas aulas, à ansiedade na avaliação e ansiedade geral. No que diz respeito ao desempenho académico, a competência a língua portuguesa surge negativamente associada à ansiedade nas aulas; a matemática associada positivamente ao prazer na avaliação e o estudo do meio relacionado negativamente com a ansiedade nas aulas.
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