A diferenciação pedagógica a partir do trabalho por projetos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/36162 |
Resumo: | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada, integrado no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, reporta para uma investigação e intervenção a realizar em ambos os contextos. A investigação a que se remete este projeto, procura compreender de que modo é que a diferenciação pedagógica promovida através do trabalho por projetos potencia nas crianças o gosto pela aprendizagem, assim como, um maior envolvimento nas atividades, permitindo aquisição de aprendizagens significativas. A modalidade utilizada será a de investigação-ação, tendo como pressuposto a importância deste processo e da sua adaptação ao longo de toda a intervenção, consoante os contextos em que estava integrada. Durante todo o percurso e para a realização das respetivas conclusões do presente estudo, recorri aos seguintes instrumentos de recolha de dados: observação participante, questionários/entrevistas, notas de campo, reflexões semanais, planificações diárias e semanais, registos fotográficos e documentos produzidos pelas crianças. A utilização de estratégias diferenciadas, com incidência no trabalho por projetos, promoveu o envolvimento por parte das crianças, demonstrando-se resultados positivos nos dois contextos de intervenção; Abstract: Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education: The pedagogical differentiation from work by projects. This report of supervised teaching practice, integrated in the master's degree in Preschool Education and Primary Education, reports for an investigation and intervention to be carried out in both contexts. The research to which this project is based, seeks to understand how the pedagogical differentiation promoted through work by projects potentiates in children the taste for learning, as well as a greater involvement in activities allowing, the acquisition of meaningful learnings. The modality used will be the action-research, assuming the importance of this process and its adaptation throughout the intervention, depending on the contexts in which it was integrated. Throughout the course and to carry out the respective conclusions of the present study, I have resorting to the following data collection instruments: Participant observation, questionnaires/interviews, field notes, weekly reflections, daily and weekly planification’s, photographic records and documents produced by children. The use of different strategies, focusing on project work, promoted children's involvement, demonstrating positive results in both intervention contexts. |
id |
RCAP_b6172820c9df743de1366f1ee24a403e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/36162 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A diferenciação pedagógica a partir do trabalho por projetosDiferenciação pedagógicaTrabalho por projetosInteressesEnvolvimentoAprendizagens significativasPedagogical differentiationWork by projectsInterestsInvolvementMeaningful learningsO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada, integrado no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, reporta para uma investigação e intervenção a realizar em ambos os contextos. A investigação a que se remete este projeto, procura compreender de que modo é que a diferenciação pedagógica promovida através do trabalho por projetos potencia nas crianças o gosto pela aprendizagem, assim como, um maior envolvimento nas atividades, permitindo aquisição de aprendizagens significativas. A modalidade utilizada será a de investigação-ação, tendo como pressuposto a importância deste processo e da sua adaptação ao longo de toda a intervenção, consoante os contextos em que estava integrada. Durante todo o percurso e para a realização das respetivas conclusões do presente estudo, recorri aos seguintes instrumentos de recolha de dados: observação participante, questionários/entrevistas, notas de campo, reflexões semanais, planificações diárias e semanais, registos fotográficos e documentos produzidos pelas crianças. A utilização de estratégias diferenciadas, com incidência no trabalho por projetos, promoveu o envolvimento por parte das crianças, demonstrando-se resultados positivos nos dois contextos de intervenção; Abstract: Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education: The pedagogical differentiation from work by projects. This report of supervised teaching practice, integrated in the master's degree in Preschool Education and Primary Education, reports for an investigation and intervention to be carried out in both contexts. The research to which this project is based, seeks to understand how the pedagogical differentiation promoted through work by projects potentiates in children the taste for learning, as well as a greater involvement in activities allowing, the acquisition of meaningful learnings. The modality used will be the action-research, assuming the importance of this process and its adaptation throughout the intervention, depending on the contexts in which it was integrated. Throughout the course and to carry out the respective conclusions of the present study, I have resorting to the following data collection instruments: Participant observation, questionnaires/interviews, field notes, weekly reflections, daily and weekly planification’s, photographic records and documents produced by children. The use of different strategies, focusing on project work, promoted children's involvement, demonstrating positive results in both intervention contexts.Universidade de Évora2024-01-18T19:36:08Z2024-01-182023-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/36162http://hdl.handle.net/10174/36162TID:203454570porDepartamento de Pedagogia e Educaçãomeggie.almeida13@gmail.com676Almeida, Margarida Martins Pires deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-23T01:47:05Zoai:dspace.uevora.pt:10174/36162Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:35.093657Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A diferenciação pedagógica a partir do trabalho por projetos |
title |
A diferenciação pedagógica a partir do trabalho por projetos |
spellingShingle |
A diferenciação pedagógica a partir do trabalho por projetos Almeida, Margarida Martins Pires de Diferenciação pedagógica Trabalho por projetos Interesses Envolvimento Aprendizagens significativas Pedagogical differentiation Work by projects Interests Involvement Meaningful learnings |
title_short |
A diferenciação pedagógica a partir do trabalho por projetos |
title_full |
A diferenciação pedagógica a partir do trabalho por projetos |
title_fullStr |
A diferenciação pedagógica a partir do trabalho por projetos |
title_full_unstemmed |
A diferenciação pedagógica a partir do trabalho por projetos |
title_sort |
A diferenciação pedagógica a partir do trabalho por projetos |
author |
Almeida, Margarida Martins Pires de |
author_facet |
Almeida, Margarida Martins Pires de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Margarida Martins Pires de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diferenciação pedagógica Trabalho por projetos Interesses Envolvimento Aprendizagens significativas Pedagogical differentiation Work by projects Interests Involvement Meaningful learnings |
topic |
Diferenciação pedagógica Trabalho por projetos Interesses Envolvimento Aprendizagens significativas Pedagogical differentiation Work by projects Interests Involvement Meaningful learnings |
description |
O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada, integrado no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, reporta para uma investigação e intervenção a realizar em ambos os contextos. A investigação a que se remete este projeto, procura compreender de que modo é que a diferenciação pedagógica promovida através do trabalho por projetos potencia nas crianças o gosto pela aprendizagem, assim como, um maior envolvimento nas atividades, permitindo aquisição de aprendizagens significativas. A modalidade utilizada será a de investigação-ação, tendo como pressuposto a importância deste processo e da sua adaptação ao longo de toda a intervenção, consoante os contextos em que estava integrada. Durante todo o percurso e para a realização das respetivas conclusões do presente estudo, recorri aos seguintes instrumentos de recolha de dados: observação participante, questionários/entrevistas, notas de campo, reflexões semanais, planificações diárias e semanais, registos fotográficos e documentos produzidos pelas crianças. A utilização de estratégias diferenciadas, com incidência no trabalho por projetos, promoveu o envolvimento por parte das crianças, demonstrando-se resultados positivos nos dois contextos de intervenção; Abstract: Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education: The pedagogical differentiation from work by projects. This report of supervised teaching practice, integrated in the master's degree in Preschool Education and Primary Education, reports for an investigation and intervention to be carried out in both contexts. The research to which this project is based, seeks to understand how the pedagogical differentiation promoted through work by projects potentiates in children the taste for learning, as well as a greater involvement in activities allowing, the acquisition of meaningful learnings. The modality used will be the action-research, assuming the importance of this process and its adaptation throughout the intervention, depending on the contexts in which it was integrated. Throughout the course and to carry out the respective conclusions of the present study, I have resorting to the following data collection instruments: Participant observation, questionnaires/interviews, field notes, weekly reflections, daily and weekly planification’s, photographic records and documents produced by children. The use of different strategies, focusing on project work, promoted children's involvement, demonstrating positive results in both intervention contexts. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-05T00:00:00Z 2024-01-18T19:36:08Z 2024-01-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/36162 http://hdl.handle.net/10174/36162 TID:203454570 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/36162 |
identifier_str_mv |
TID:203454570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação meggie.almeida13@gmail.com 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137054225858560 |