A diferenciação pedagógica a partir do trabalho por projetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Margarida Martins Pires de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/36162
Resumo: O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada, integrado no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, reporta para uma investigação e intervenção a realizar em ambos os contextos. A investigação a que se remete este projeto, procura compreender de que modo é que a diferenciação pedagógica promovida através do trabalho por projetos potencia nas crianças o gosto pela aprendizagem, assim como, um maior envolvimento nas atividades, permitindo aquisição de aprendizagens significativas. A modalidade utilizada será a de investigação-ação, tendo como pressuposto a importância deste processo e da sua adaptação ao longo de toda a intervenção, consoante os contextos em que estava integrada. Durante todo o percurso e para a realização das respetivas conclusões do presente estudo, recorri aos seguintes instrumentos de recolha de dados: observação participante, questionários/entrevistas, notas de campo, reflexões semanais, planificações diárias e semanais, registos fotográficos e documentos produzidos pelas crianças. A utilização de estratégias diferenciadas, com incidência no trabalho por projetos, promoveu o envolvimento por parte das crianças, demonstrando-se resultados positivos nos dois contextos de intervenção; Abstract: Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education: The pedagogical differentiation from work by projects. This report of supervised teaching practice, integrated in the master's degree in Preschool Education and Primary Education, reports for an investigation and intervention to be carried out in both contexts. The research to which this project is based, seeks to understand how the pedagogical differentiation promoted through work by projects potentiates in children the taste for learning, as well as a greater involvement in activities allowing, the acquisition of meaningful learnings. The modality used will be the action-research, assuming the importance of this process and its adaptation throughout the intervention, depending on the contexts in which it was integrated. Throughout the course and to carry out the respective conclusions of the present study, I have resorting to the following data collection instruments: Participant observation, questionnaires/interviews, field notes, weekly reflections, daily and weekly planification’s, photographic records and documents produced by children. The use of different strategies, focusing on project work, promoted children's involvement, demonstrating positive results in both intervention contexts.
id RCAP_b6172820c9df743de1366f1ee24a403e
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/36162
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A diferenciação pedagógica a partir do trabalho por projetosDiferenciação pedagógicaTrabalho por projetosInteressesEnvolvimentoAprendizagens significativasPedagogical differentiationWork by projectsInterestsInvolvementMeaningful learningsO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada, integrado no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, reporta para uma investigação e intervenção a realizar em ambos os contextos. A investigação a que se remete este projeto, procura compreender de que modo é que a diferenciação pedagógica promovida através do trabalho por projetos potencia nas crianças o gosto pela aprendizagem, assim como, um maior envolvimento nas atividades, permitindo aquisição de aprendizagens significativas. A modalidade utilizada será a de investigação-ação, tendo como pressuposto a importância deste processo e da sua adaptação ao longo de toda a intervenção, consoante os contextos em que estava integrada. Durante todo o percurso e para a realização das respetivas conclusões do presente estudo, recorri aos seguintes instrumentos de recolha de dados: observação participante, questionários/entrevistas, notas de campo, reflexões semanais, planificações diárias e semanais, registos fotográficos e documentos produzidos pelas crianças. A utilização de estratégias diferenciadas, com incidência no trabalho por projetos, promoveu o envolvimento por parte das crianças, demonstrando-se resultados positivos nos dois contextos de intervenção; Abstract: Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education: The pedagogical differentiation from work by projects. This report of supervised teaching practice, integrated in the master's degree in Preschool Education and Primary Education, reports for an investigation and intervention to be carried out in both contexts. The research to which this project is based, seeks to understand how the pedagogical differentiation promoted through work by projects potentiates in children the taste for learning, as well as a greater involvement in activities allowing, the acquisition of meaningful learnings. The modality used will be the action-research, assuming the importance of this process and its adaptation throughout the intervention, depending on the contexts in which it was integrated. Throughout the course and to carry out the respective conclusions of the present study, I have resorting to the following data collection instruments: Participant observation, questionnaires/interviews, field notes, weekly reflections, daily and weekly planification’s, photographic records and documents produced by children. The use of different strategies, focusing on project work, promoted children's involvement, demonstrating positive results in both intervention contexts.Universidade de Évora2024-01-18T19:36:08Z2024-01-182023-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/36162http://hdl.handle.net/10174/36162TID:203454570porDepartamento de Pedagogia e Educaçãomeggie.almeida13@gmail.com676Almeida, Margarida Martins Pires deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-23T01:47:05Zoai:dspace.uevora.pt:10174/36162Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:35.093657Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A diferenciação pedagógica a partir do trabalho por projetos
title A diferenciação pedagógica a partir do trabalho por projetos
spellingShingle A diferenciação pedagógica a partir do trabalho por projetos
Almeida, Margarida Martins Pires de
Diferenciação pedagógica
Trabalho por projetos
Interesses
Envolvimento
Aprendizagens significativas
Pedagogical differentiation
Work by projects
Interests
Involvement
Meaningful learnings
title_short A diferenciação pedagógica a partir do trabalho por projetos
title_full A diferenciação pedagógica a partir do trabalho por projetos
title_fullStr A diferenciação pedagógica a partir do trabalho por projetos
title_full_unstemmed A diferenciação pedagógica a partir do trabalho por projetos
title_sort A diferenciação pedagógica a partir do trabalho por projetos
author Almeida, Margarida Martins Pires de
author_facet Almeida, Margarida Martins Pires de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Margarida Martins Pires de
dc.subject.por.fl_str_mv Diferenciação pedagógica
Trabalho por projetos
Interesses
Envolvimento
Aprendizagens significativas
Pedagogical differentiation
Work by projects
Interests
Involvement
Meaningful learnings
topic Diferenciação pedagógica
Trabalho por projetos
Interesses
Envolvimento
Aprendizagens significativas
Pedagogical differentiation
Work by projects
Interests
Involvement
Meaningful learnings
description O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada, integrado no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, reporta para uma investigação e intervenção a realizar em ambos os contextos. A investigação a que se remete este projeto, procura compreender de que modo é que a diferenciação pedagógica promovida através do trabalho por projetos potencia nas crianças o gosto pela aprendizagem, assim como, um maior envolvimento nas atividades, permitindo aquisição de aprendizagens significativas. A modalidade utilizada será a de investigação-ação, tendo como pressuposto a importância deste processo e da sua adaptação ao longo de toda a intervenção, consoante os contextos em que estava integrada. Durante todo o percurso e para a realização das respetivas conclusões do presente estudo, recorri aos seguintes instrumentos de recolha de dados: observação participante, questionários/entrevistas, notas de campo, reflexões semanais, planificações diárias e semanais, registos fotográficos e documentos produzidos pelas crianças. A utilização de estratégias diferenciadas, com incidência no trabalho por projetos, promoveu o envolvimento por parte das crianças, demonstrando-se resultados positivos nos dois contextos de intervenção; Abstract: Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education: The pedagogical differentiation from work by projects. This report of supervised teaching practice, integrated in the master's degree in Preschool Education and Primary Education, reports for an investigation and intervention to be carried out in both contexts. The research to which this project is based, seeks to understand how the pedagogical differentiation promoted through work by projects potentiates in children the taste for learning, as well as a greater involvement in activities allowing, the acquisition of meaningful learnings. The modality used will be the action-research, assuming the importance of this process and its adaptation throughout the intervention, depending on the contexts in which it was integrated. Throughout the course and to carry out the respective conclusions of the present study, I have resorting to the following data collection instruments: Participant observation, questionnaires/interviews, field notes, weekly reflections, daily and weekly planification’s, photographic records and documents produced by children. The use of different strategies, focusing on project work, promoted children's involvement, demonstrating positive results in both intervention contexts.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05T00:00:00Z
2024-01-18T19:36:08Z
2024-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/36162
http://hdl.handle.net/10174/36162
TID:203454570
url http://hdl.handle.net/10174/36162
identifier_str_mv TID:203454570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
meggie.almeida13@gmail.com
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137054225858560