A situação escolar dos jovens com medidas de promoção e proteção em acolhimento residencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/22358 |
Resumo: | O percurso escolar dos jovens a quem foi aplicada a medida de proteção em acolhimento residencial tem constituído um tema de elevada importância social devido às consequências que a medida acarreta na dimensão escolar. Sendo a escola um contexto que contribui para o desenvolvimento pessoal dos jovens, nos diferentes domínios, torna-se necessário a realização de estudos que incidam nesta problemática de modo a permitir uma compreensão mais sustentada e por conseguinte uma melhor intervenção face ao problema. Assim, o objetivo deste estudo passa por caracterizar o percurso e situação escolar dos jovens incidindo na experiência do acolhimento, contexto escolar e projeto de vida. Relativamente à experiência do acolhimento, os resultados apontam que a medida foi aplicada sobretudo devido à negligência na prestação de cuidados e acompanhamento. No que concerne ao contexto escolar, a relação entre a idade e o nível de instrução evidencia uma elevada taxa de insucesso. Quanto ao projeto de vida destaca-se a reintegração familiar incidindo, por isso, as estratégias para a implementação desse projeto no domínio familiar. |
id |
RCAP_c22916f858ff22072ea82619a772e350 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22358 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A situação escolar dos jovens com medidas de promoção e proteção em acolhimento residencialAcolhimento residencialEscolaRendimento escolarResidential careSchoolSchool performanceDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Medicina ClínicaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO percurso escolar dos jovens a quem foi aplicada a medida de proteção em acolhimento residencial tem constituído um tema de elevada importância social devido às consequências que a medida acarreta na dimensão escolar. Sendo a escola um contexto que contribui para o desenvolvimento pessoal dos jovens, nos diferentes domínios, torna-se necessário a realização de estudos que incidam nesta problemática de modo a permitir uma compreensão mais sustentada e por conseguinte uma melhor intervenção face ao problema. Assim, o objetivo deste estudo passa por caracterizar o percurso e situação escolar dos jovens incidindo na experiência do acolhimento, contexto escolar e projeto de vida. Relativamente à experiência do acolhimento, os resultados apontam que a medida foi aplicada sobretudo devido à negligência na prestação de cuidados e acompanhamento. No que concerne ao contexto escolar, a relação entre a idade e o nível de instrução evidencia uma elevada taxa de insucesso. Quanto ao projeto de vida destaca-se a reintegração familiar incidindo, por isso, as estratégias para a implementação desse projeto no domínio familiar.The school curriculum to whom was applied in residential care protection measure has been a subject of great social importance because of the consequences that the measure entails in school size. As the school a context that contributes to the personal development of young people in the different areas, it is necessary to carry out studies focusing on this issue in order to allow a more sustained and therefore a better understanding intervention address the problem. Thus, the aim of this study involves characterizing the course and educational situation of young people focusing on hosting experience, school context and life project. Regarding the hosting experience, the results indicate that the measure was applied mainly due to negligence in the care and monitoring. With regard to the school context, the relationship between age and education level shows a high failure rate. As for the life of the project there is the re (integration) family focusing, so the strategies for the implementation of this project in the family domain.Gonçalves, Armando Paula CunhaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFerreira, Sílvia Daniela Ribeiro Marques2017-06-27T12:52:29Z2017-03-0120162017-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/22358TID:201622696porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:28:43Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22358Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:40.519005Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A situação escolar dos jovens com medidas de promoção e proteção em acolhimento residencial |
title |
A situação escolar dos jovens com medidas de promoção e proteção em acolhimento residencial |
spellingShingle |
A situação escolar dos jovens com medidas de promoção e proteção em acolhimento residencial Ferreira, Sílvia Daniela Ribeiro Marques Acolhimento residencial Escola Rendimento escolar Residential care School School performance Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Medicina Clínica Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
A situação escolar dos jovens com medidas de promoção e proteção em acolhimento residencial |
title_full |
A situação escolar dos jovens com medidas de promoção e proteção em acolhimento residencial |
title_fullStr |
A situação escolar dos jovens com medidas de promoção e proteção em acolhimento residencial |
title_full_unstemmed |
A situação escolar dos jovens com medidas de promoção e proteção em acolhimento residencial |
title_sort |
A situação escolar dos jovens com medidas de promoção e proteção em acolhimento residencial |
author |
Ferreira, Sílvia Daniela Ribeiro Marques |
author_facet |
Ferreira, Sílvia Daniela Ribeiro Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Armando Paula Cunha Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Sílvia Daniela Ribeiro Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acolhimento residencial Escola Rendimento escolar Residential care School School performance Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Medicina Clínica Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Acolhimento residencial Escola Rendimento escolar Residential care School School performance Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Medicina Clínica Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
O percurso escolar dos jovens a quem foi aplicada a medida de proteção em acolhimento residencial tem constituído um tema de elevada importância social devido às consequências que a medida acarreta na dimensão escolar. Sendo a escola um contexto que contribui para o desenvolvimento pessoal dos jovens, nos diferentes domínios, torna-se necessário a realização de estudos que incidam nesta problemática de modo a permitir uma compreensão mais sustentada e por conseguinte uma melhor intervenção face ao problema. Assim, o objetivo deste estudo passa por caracterizar o percurso e situação escolar dos jovens incidindo na experiência do acolhimento, contexto escolar e projeto de vida. Relativamente à experiência do acolhimento, os resultados apontam que a medida foi aplicada sobretudo devido à negligência na prestação de cuidados e acompanhamento. No que concerne ao contexto escolar, a relação entre a idade e o nível de instrução evidencia uma elevada taxa de insucesso. Quanto ao projeto de vida destaca-se a reintegração familiar incidindo, por isso, as estratégias para a implementação desse projeto no domínio familiar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-06-27T12:52:29Z 2017-03-01 2017-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/22358 TID:201622696 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/22358 |
identifier_str_mv |
TID:201622696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131879600816128 |