A situação escolar dos jovens com medidas de promoção e proteção em acolhimento residencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sílvia Daniela Ribeiro Marques
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/22358
Resumo: O percurso escolar dos jovens a quem foi aplicada a medida de proteção em acolhimento residencial tem constituído um tema de elevada importância social devido às consequências que a medida acarreta na dimensão escolar. Sendo a escola um contexto que contribui para o desenvolvimento pessoal dos jovens, nos diferentes domínios, torna-se necessário a realização de estudos que incidam nesta problemática de modo a permitir uma compreensão mais sustentada e por conseguinte uma melhor intervenção face ao problema. Assim, o objetivo deste estudo passa por caracterizar o percurso e situação escolar dos jovens incidindo na experiência do acolhimento, contexto escolar e projeto de vida. Relativamente à experiência do acolhimento, os resultados apontam que a medida foi aplicada sobretudo devido à negligência na prestação de cuidados e acompanhamento. No que concerne ao contexto escolar, a relação entre a idade e o nível de instrução evidencia uma elevada taxa de insucesso. Quanto ao projeto de vida destaca-se a reintegração familiar incidindo, por isso, as estratégias para a implementação desse projeto no domínio familiar.
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