Do ensinar ao aprender: o passaporte para o futuro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/14810 |
Resumo: | O presente Relatório Final é apresentado no âmbito da conclusão do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento reflete o caminho percorrido pelas aprendizagens adquiridas e reflexões proporcionadas ao longo dos dois estágios que constituem este Mestrado, sendo que um decorreu em Educação Pré-Escolar e o outro no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento divide-se em duas grandes partes estruturantes que constituem o pilar de todo este trabalho. Na primeira parte, serão apresentadas as contextualizações dos itinerários educativos desde a caracterização das instituições, os grupos de crianças com os quais se trabalhou e ainda as práticas efetivadas. Ao longo desta primeira parte, refletir-se-á, sempre que possível, sobre os aspetos supracitados de forma consciente e criteriosa. Numa segunda parte, descrever-se-ão seis experiências-chave, vivenciadas nos diferentes contextos educativos, com o intuito de aprofundar e refletir problemáticas inerentes às mesmas. Pelos interesses suscitados, focalizou-se a atenção, no que respeita o Pré-Escolar, na Abordagem de Mosaico, na importância e relevância dadas ao Espaço Exterior e no Mutismo Seletivo. Para a faixa etária subsequente, ou seja o 1.º Ciclo do Ensino Básico, destacam-se as temáticas dos Trabalhos para Casa e os Problemas de Comportamento. Finalmente, estabelecendo a ponte entre os saberes, optou-se por tratar ainda o tema da Transição da Educação Pré-Escolar para o Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, visto ser uma problemática que preocupa e causa constrangimentos tanto às crianças como aos pais e, tantas vezes, é debatida. |
id |
RCAP_b621d9220d245f17326f883756643f8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/14810 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Do ensinar ao aprender: o passaporte para o futuroEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloPrática PedagógicaPráticas EducativasO presente Relatório Final é apresentado no âmbito da conclusão do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento reflete o caminho percorrido pelas aprendizagens adquiridas e reflexões proporcionadas ao longo dos dois estágios que constituem este Mestrado, sendo que um decorreu em Educação Pré-Escolar e o outro no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento divide-se em duas grandes partes estruturantes que constituem o pilar de todo este trabalho. Na primeira parte, serão apresentadas as contextualizações dos itinerários educativos desde a caracterização das instituições, os grupos de crianças com os quais se trabalhou e ainda as práticas efetivadas. Ao longo desta primeira parte, refletir-se-á, sempre que possível, sobre os aspetos supracitados de forma consciente e criteriosa. Numa segunda parte, descrever-se-ão seis experiências-chave, vivenciadas nos diferentes contextos educativos, com o intuito de aprofundar e refletir problemáticas inerentes às mesmas. Pelos interesses suscitados, focalizou-se a atenção, no que respeita o Pré-Escolar, na Abordagem de Mosaico, na importância e relevância dadas ao Espaço Exterior e no Mutismo Seletivo. Para a faixa etária subsequente, ou seja o 1.º Ciclo do Ensino Básico, destacam-se as temáticas dos Trabalhos para Casa e os Problemas de Comportamento. Finalmente, estabelecendo a ponte entre os saberes, optou-se por tratar ainda o tema da Transição da Educação Pré-Escolar para o Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, visto ser uma problemática que preocupa e causa constrangimentos tanto às crianças como aos pais e, tantas vezes, é debatida.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Loff, Philippe Bernard, 1955-Repositório ComumAlmeida, Ana Rita Conceição2016-09-21T14:08:09Z2016-01-01T00:00:00Z2016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/14810201516527porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:22Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/14810Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:22.006633Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do ensinar ao aprender: o passaporte para o futuro |
title |
Do ensinar ao aprender: o passaporte para o futuro |
spellingShingle |
Do ensinar ao aprender: o passaporte para o futuro Almeida, Ana Rita Conceição Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Prática Pedagógica Práticas Educativas |
title_short |
Do ensinar ao aprender: o passaporte para o futuro |
title_full |
Do ensinar ao aprender: o passaporte para o futuro |
title_fullStr |
Do ensinar ao aprender: o passaporte para o futuro |
title_full_unstemmed |
Do ensinar ao aprender: o passaporte para o futuro |
title_sort |
Do ensinar ao aprender: o passaporte para o futuro |
author |
Almeida, Ana Rita Conceição |
author_facet |
Almeida, Ana Rita Conceição |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- Loff, Philippe Bernard, 1955- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Ana Rita Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Prática Pedagógica Práticas Educativas |
topic |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Prática Pedagógica Práticas Educativas |
description |
O presente Relatório Final é apresentado no âmbito da conclusão do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento reflete o caminho percorrido pelas aprendizagens adquiridas e reflexões proporcionadas ao longo dos dois estágios que constituem este Mestrado, sendo que um decorreu em Educação Pré-Escolar e o outro no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento divide-se em duas grandes partes estruturantes que constituem o pilar de todo este trabalho. Na primeira parte, serão apresentadas as contextualizações dos itinerários educativos desde a caracterização das instituições, os grupos de crianças com os quais se trabalhou e ainda as práticas efetivadas. Ao longo desta primeira parte, refletir-se-á, sempre que possível, sobre os aspetos supracitados de forma consciente e criteriosa. Numa segunda parte, descrever-se-ão seis experiências-chave, vivenciadas nos diferentes contextos educativos, com o intuito de aprofundar e refletir problemáticas inerentes às mesmas. Pelos interesses suscitados, focalizou-se a atenção, no que respeita o Pré-Escolar, na Abordagem de Mosaico, na importância e relevância dadas ao Espaço Exterior e no Mutismo Seletivo. Para a faixa etária subsequente, ou seja o 1.º Ciclo do Ensino Básico, destacam-se as temáticas dos Trabalhos para Casa e os Problemas de Comportamento. Finalmente, estabelecendo a ponte entre os saberes, optou-se por tratar ainda o tema da Transição da Educação Pré-Escolar para o Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, visto ser uma problemática que preocupa e causa constrangimentos tanto às crianças como aos pais e, tantas vezes, é debatida. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-21T14:08:09Z 2016-01-01T00:00:00Z 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/14810 201516527 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/14810 |
identifier_str_mv |
201516527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130018450767872 |