As representações de imagens grafo-táteis para o aluno cego no contexto educativo inclusivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liberto, Alice
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ribeiro, Célia, Simões, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/38163
Resumo: Na tentativa de se encontrarem algumas respostas para as necessidades decorrentes da nossa prática educativa com alunos cegos, este estudo, de caráter exploratório, teve como principal objetivo conhecer as perceções e a importância que os alunos cegos e os professores de educação especial (EE) atribuem às representações de imagens grafo-táteis. Pretendeu, igualmente, perceber a pertinência da sua utilização no contexto educativo atual de inclusão. Com base na observação de seis alunos com cegueira (congénita e adquirida), na identificação de imagens em relevo e no resultado de entrevistas efetuadas a seis professores de EE, foi possível concluir que a representação grafo-tátil é importante e pertinente para o aluno cego no contexto educativo inclusivo. Contudo, há ainda um longo caminho a percorrer na construção e utilização de materiais/imagens em relevo para motivar a aprendizagem e promover um ambiente facilitador da inclusão
id RCAP_b629f148bbc86746e47cd2b74d515594
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38163
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As representações de imagens grafo-táteis para o aluno cego no contexto educativo inclusivoThe representations of graph-tactile images to the blind student in inclusive educational contextCegueiraInclusãoRepresentação grafo-tátilBlindnessInclusionRepresentation of graph-tactileNa tentativa de se encontrarem algumas respostas para as necessidades decorrentes da nossa prática educativa com alunos cegos, este estudo, de caráter exploratório, teve como principal objetivo conhecer as perceções e a importância que os alunos cegos e os professores de educação especial (EE) atribuem às representações de imagens grafo-táteis. Pretendeu, igualmente, perceber a pertinência da sua utilização no contexto educativo atual de inclusão. Com base na observação de seis alunos com cegueira (congénita e adquirida), na identificação de imagens em relevo e no resultado de entrevistas efetuadas a seis professores de EE, foi possível concluir que a representação grafo-tátil é importante e pertinente para o aluno cego no contexto educativo inclusivo. Contudo, há ainda um longo caminho a percorrer na construção e utilização de materiais/imagens em relevo para motivar a aprendizagem e promover um ambiente facilitador da inclusãoIn an attempt to find some answers to the needs arising from our educational practice with blind students, this exploratory study sought to understand the perceptions and the importance that blind students and special education teachers attach to representations of graph-tactile images. It also aimed to know its readability and identification among blind students and the appropriateness of its use in the present educational inclusion context. This kind of recognition implies a haptic perceptible digitality (tactile and kinaesthetic information), of active tact, essential to the way they prosecute and use figurative information. Based on the observation of six students with blindness (congenital and acquired), on the identification of embossed pictures and on the results of interviews to six special education teachers, it was possible to assume that the graph-tactile representation is important and relevant to the blind student in inclusive educational context. There is however still a long way to go in the construction and use of materials/embossed pictures to motivate the learning and to promote an environment propitious to inclusion.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLiberto, AliceRibeiro, CéliaSimões, Cristina2022-07-11T16:09:55Z2017-04-112017-04-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/38163por1808-270X10.5902/1984686X21934info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:43:39Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38163Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:31:06.407534Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As representações de imagens grafo-táteis para o aluno cego no contexto educativo inclusivo
The representations of graph-tactile images to the blind student in inclusive educational context
title As representações de imagens grafo-táteis para o aluno cego no contexto educativo inclusivo
spellingShingle As representações de imagens grafo-táteis para o aluno cego no contexto educativo inclusivo
Liberto, Alice
Cegueira
Inclusão
Representação grafo-tátil
Blindness
Inclusion
Representation of graph-tactile
title_short As representações de imagens grafo-táteis para o aluno cego no contexto educativo inclusivo
title_full As representações de imagens grafo-táteis para o aluno cego no contexto educativo inclusivo
title_fullStr As representações de imagens grafo-táteis para o aluno cego no contexto educativo inclusivo
title_full_unstemmed As representações de imagens grafo-táteis para o aluno cego no contexto educativo inclusivo
title_sort As representações de imagens grafo-táteis para o aluno cego no contexto educativo inclusivo
author Liberto, Alice
author_facet Liberto, Alice
Ribeiro, Célia
Simões, Cristina
author_role author
author2 Ribeiro, Célia
Simões, Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Liberto, Alice
Ribeiro, Célia
Simões, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Cegueira
Inclusão
Representação grafo-tátil
Blindness
Inclusion
Representation of graph-tactile
topic Cegueira
Inclusão
Representação grafo-tátil
Blindness
Inclusion
Representation of graph-tactile
description Na tentativa de se encontrarem algumas respostas para as necessidades decorrentes da nossa prática educativa com alunos cegos, este estudo, de caráter exploratório, teve como principal objetivo conhecer as perceções e a importância que os alunos cegos e os professores de educação especial (EE) atribuem às representações de imagens grafo-táteis. Pretendeu, igualmente, perceber a pertinência da sua utilização no contexto educativo atual de inclusão. Com base na observação de seis alunos com cegueira (congénita e adquirida), na identificação de imagens em relevo e no resultado de entrevistas efetuadas a seis professores de EE, foi possível concluir que a representação grafo-tátil é importante e pertinente para o aluno cego no contexto educativo inclusivo. Contudo, há ainda um longo caminho a percorrer na construção e utilização de materiais/imagens em relevo para motivar a aprendizagem e promover um ambiente facilitador da inclusão
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-11
2017-04-11T00:00:00Z
2022-07-11T16:09:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/38163
url http://hdl.handle.net/10400.14/38163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1808-270X
10.5902/1984686X21934
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132034256338944