Adequação do ensino do piano às necessidades dos alunos com perturbações do espetro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Nuno Miguel Domingues Fonseca
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6471
Resumo: Este estudo pretende investigar que adequação se deve levar a cabo no ensino do piano para responder às necessidades dos alunos diagnosticados com Perturbações do Espetro do Autismo. A investigação foi orientada tendo em conta os pressupostos da Educação Inclusiva e a importância da Musicoterapia no ensino do piano às crianças portadoras de necessidades educativas especiais - diagnosticadas com Perturbações do Espetro do Autismo. O estudo compreendeu uma fase inicial, exploratória que permitiu formular a pergunta de partida e os objetivos a atingir. Em seguida realizou-se a revisão da literatura que permitiu elaborar o enquadramento teórico do trabalho. Definiu-se o universo de participantes, elaborou-se o guião da observação e o protocolo da entrevista como instrumentos de recolha de dados. Da análise dos dados da observação e do conteúdo das entrevistas foi possível verificarmos que o piano, apesar de ser um instrumento solista e líder, tem potencialidades para ser usado em musicoterapia e, particularmente, em alunos diagnosticados com Perturbações do Espetro do Autismo. Foi possível, ainda, com este estudo, compreendermos a importância de uma formação adequada, por básica que seja, no âmbito das Necessidades Educativas Especiais, na perspetiva da promoção de uma escola mais equitativa, mais justa, através da Educação Inclusiva.
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spelling Adequação do ensino do piano às necessidades dos alunos com perturbações do espetro do autismoInclusãoPianoPerturbações do espetro do autismoEducação musicalMusicoterapiaInclusionAutism spectrum disorders,Music educationMusic therapyDomínio/Área Científica : HumanidadesEste estudo pretende investigar que adequação se deve levar a cabo no ensino do piano para responder às necessidades dos alunos diagnosticados com Perturbações do Espetro do Autismo. A investigação foi orientada tendo em conta os pressupostos da Educação Inclusiva e a importância da Musicoterapia no ensino do piano às crianças portadoras de necessidades educativas especiais - diagnosticadas com Perturbações do Espetro do Autismo. O estudo compreendeu uma fase inicial, exploratória que permitiu formular a pergunta de partida e os objetivos a atingir. Em seguida realizou-se a revisão da literatura que permitiu elaborar o enquadramento teórico do trabalho. Definiu-se o universo de participantes, elaborou-se o guião da observação e o protocolo da entrevista como instrumentos de recolha de dados. Da análise dos dados da observação e do conteúdo das entrevistas foi possível verificarmos que o piano, apesar de ser um instrumento solista e líder, tem potencialidades para ser usado em musicoterapia e, particularmente, em alunos diagnosticados com Perturbações do Espetro do Autismo. Foi possível, ainda, com este estudo, compreendermos a importância de uma formação adequada, por básica que seja, no âmbito das Necessidades Educativas Especiais, na perspetiva da promoção de uma escola mais equitativa, mais justa, através da Educação Inclusiva.Abstract : This study intends to investigate what adequacy should be carried out in piano teaching to respond to the needs of students diagnosed with Autism Spectrum Disorders. The research was guided by the assumptions of Inclusive Education and the importance of Music Therapy in the teaching of piano to children with special educational needs and those diagnosed with Autism Spectrum Disorders. The study comprised an initial, exploratory phase that allowed us to formulate the starting question and the objectives to be achieved. Then the literature review was carried out, which allowed the elaboration of the theoretical framework of the work. The universe of participants was defined, the observation script and the protocol of the interview were elaborated as instruments of data collection. From the analysis of observation data and interview content, it was possible to verify that the piano, despite being a solo and lead instrument, has the potential to be used in music therapy and, particularly, in students diagnosed with Autism Spectrum Disorders. It was also possible, through this study, to understand the importance of adequate training, basically in the context of Special Educational Needs in the perspective of promoting a fairer, more just school through Inclusive EducationRaimundo, José Filomeno MartinsQuelhas, Maria do Rosário Henriques Branco PiresRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoFreitas, Nuno Miguel Domingues Fonseca2019-04-15T09:46:34Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6471TID:202227294porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:29Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6471Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:07.456372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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