A consciencialização corporal na pedagogia da percussão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/8731 |
Resumo: | Relatório de Estágio - Mestrado em Ensino da Música |
id |
RCAP_b664a315f23135c163ac0e1fe1ce4dc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8731 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A consciencialização corporal na pedagogia da percussãoPercussãoConsciencialização corporalMétodos de prevençãoEnsinoPercussionBody awarenessPrevention methodsTeachingRelatório de Estágio - Mestrado em Ensino da MúsicaResumo I - O Relatório de Estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio do Ensino Especializado pertencente ao Mestrado em Ensino da Música, pela Escola Superior de Música de Lisboa. Este documento incide sobre a prática pedagógica desenvolvida no Conservatório Regional de Castelo Branco no ano letivo 2016/2017, abrangendo três alunos dos diferentes graus de ensino, nomeadamente, 1º Grau, 5º Grau e 8º Grau. Podemos encontrar no relatório uma caracterização do estabelecimento de ensino onde foi realizado o estágio, assim como uma caracterização dos alunos e uma apresentação dos métodos pedagógicos delineados para os mesmos. Na caracterização dos alunos, são salientadas as suas capacidades motoras, técnicas e musicais. Os objetivos para cada aluno, são descritos, tendo como base as características de cada aluno, a sua capacidade de aprendizagem e os materiais a usar. O professor tem a missão de orientar o seu aluno, fornecendo métodos adequados às suas características e de garantir o seu desenvolvimento musical.Resumo II - O projeto de investigação tem como objetivos analisar as principais lesões músculo-esqueléticas em percussionistas e definir como a aplicação da consciencialização corporal nos primeiros anos de ensino pode prevenir essas lesões. A prática da percussão exige uma variedade de movimentos que não são regulares nas atividades do nosso dia-a-dia. Para além de um percussionista ter a necessidade de adaptar as suas mãos a variados tipos de baquetas, também tem de realizar diversificados movimentos nos restantes membros do corpo, de forma a conseguir dominar o seu instrumento, sendo que estes dependem também da composição, textura e ressalto de cada instrumento. Todos os movimentos gerados pelo nosso corpo, têm influência no nosso bem-estar físico e o percussionista necessita de várias horas de prática, sendo que, se não houver uma consciencialização corporal por parte do mesmo, esta prática constante e repetitiva poderá causar lesões. No entanto, se este trabalho de consciencialização for iniciado nos primeiros anos do ensino da percussão, será mais fácil prevenir possíveis lesões futuras, pois são criadas e interiorizadas nas crianças posturas que protegem o corpo a longo prazo. Se esse trabalho não for realizado desde cedo, serão gerados vícios a nível postural, que quanto mais mecanizados estiverem, mais difíceis serão de corrigir.Abstract I - The Internship Report was carried out within the Curricular Unit of Specialized Teaching Internship belonging to the Masters in Music Teaching, by the Superior School of Music of Lisbon. This document focuses on the pedagogical practice developed at the Conservatório Regional de Castelo Branco in the academic year 2016/2017, it includes three students of different levels of education, namely, 1st, 5th and 8th Grade. We can find in the report a characterization of the educational institution where the internship was carried out, as well as a characterization of the students and a presentation of the pedagogical methods outlined for the students. In the characterization is highlighted their basic skills, technical and musical abilities. The objectives for each student are described, based on the characteristics of each student, their learning ability and the materials to use. The teacher has the mission to guide his student, providing methods appropriate to their characteristics and ensuring their musical development.Abstract II - The research project aims to analyze the main musculoskeletal injuries to percussionists and to define how the application of corporal awareness in the first years of teaching can prevent these injuries. The practice of percussion requires a variety of movements that are not regular in our day to day activities. In addition to a percussionist having to adapt his/her hands to different types of drumsticks, he/she also has to perform diversified movements on the other members of the body in order to master his/her instrument, which depends on the composition, texture and response of each instrument. All the movements generated by our body have influence on our physical well-being and the percussionist needs several hours of practice, and if there is no body awareness on his/her part, this constant and repetitive practice can cause injuries. However, if this awareness work is started in the early years of percussion teaching, it will be easier to prevent possible future injuries, since children are created and internalized in postures that protect the body in the long run. If this work is not done early, postural vices will be generated, which the more mechanized they are, the more difficult they will be to correct.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaBuckley, Charles RichardRosa, JoãoRCIPLMendes, Tânia Filipa Ribeiro2018-07-30T15:21:51Z2017-062017-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8731TID:201955997porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:56:33Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8731Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:25.728204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A consciencialização corporal na pedagogia da percussão |
title |
A consciencialização corporal na pedagogia da percussão |
spellingShingle |
A consciencialização corporal na pedagogia da percussão Mendes, Tânia Filipa Ribeiro Percussão Consciencialização corporal Métodos de prevenção Ensino Percussion Body awareness Prevention methods Teaching |
title_short |
A consciencialização corporal na pedagogia da percussão |
title_full |
A consciencialização corporal na pedagogia da percussão |
title_fullStr |
A consciencialização corporal na pedagogia da percussão |
title_full_unstemmed |
A consciencialização corporal na pedagogia da percussão |
title_sort |
A consciencialização corporal na pedagogia da percussão |
author |
Mendes, Tânia Filipa Ribeiro |
author_facet |
Mendes, Tânia Filipa Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Buckley, Charles Richard Rosa, João RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Tânia Filipa Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percussão Consciencialização corporal Métodos de prevenção Ensino Percussion Body awareness Prevention methods Teaching |
topic |
Percussão Consciencialização corporal Métodos de prevenção Ensino Percussion Body awareness Prevention methods Teaching |
description |
Relatório de Estágio - Mestrado em Ensino da Música |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06 2017-06-01T00:00:00Z 2018-07-30T15:21:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/8731 TID:201955997 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/8731 |
identifier_str_mv |
TID:201955997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133436449914881 |