Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Marlene Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7635
Resumo: Este Relatório Final de Estágio que foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática do Ensino Supervisionada, integrada no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico tem como finalidade descrever/documentar o trabalho desenvolvido ao longo do estágio profissional em contexto de educação pré-escolar e de 1º ciclo do ensino básico. As instituições onde foram realizadas estas práticas correspondem, respetivamente, a uma Instituição Particular de Solidariedade Social e a uma escola da rede pública, situadas no concelho de Bragança. As experiências de aprendizagem presentes neste relatório em relação à Educação Pré-Escolar e ao 1.º Ciclo do Ensino Básico sustentaram-se em princípios de atuação pedagógica, onde a criança desempenhava um papel ativo nas suas ações e na construção das suas próprias aprendizagens. Neste sentido consideramos, desde sempre, que o nosso papel enquanto educadores/professores ia mais além do que ensinar e transmitir conhecimentos. Foi nossa intenção sermos um elemento facilitador e orientador de aprendizagens que permitissem aos alunos construir os seus próprios conceitos, interiorizar valores, exteriorizar atitudes e comportamentos saudáveis. Para a construção das aprendizagens optou-se por abordar os conteúdos de uma forma integradora, ao longo de todas as atividades desenvolvidas, sublinhando a importância das dimensões pedagógicas: espaço, tempo, interações e observação, planificação e avaliação. Desta forma, procuramos criar situações de construção de uma maior autonomia de pensamento e de ações, bem como possibilitar, aos alunos, uma participação mais ativa no seu processo de aprendizagem. Em suma, cabe à escola e a nós como parte integrante da mesma, o difícil papel de formar futuros cidadãos ativos numa sociedade em constante mudança. This Final Report was elaborated under the curricular united of Supervised Teaching Practice integrated in the Master's degree course in Preschool Education and Elementary Teaching Education. This aims to describe / document the work done over the placement in the context of preschool and 1st cycle of basic education. The institutions where these practices were carried out correspond, respectively, to an Institution for Social Solidarity and a public school, located in the municipality of Bragança. The learning experiences in this report in relation to pre-school education and 1st cycle o basic education is supported on principles of pedagogical action where the child played an active role in their actions and the construction of their own learning. In this sense always consider our role as educators / teachers went further than to teach and transmit knowledge. It was our intention to be a facilitator and advisor of learning that allow students to build their own concepts, internalize values, attitudes and externalizing behaviors. For the construction of learning we chose to address the contents in an integrated view over all activities, stressing the importance of pedagogical dimensions: space, time, interaction and observation, planning and evaluation. Thus, we create situations to promote greater autonomy of thoughts and actions as well as advance students under a more active participation in their learning process. In this sense it make part of our role as teachers and also for the school, the difficult task of educating future active citizens in a society in constant change.
id RCAP_b67b56140edb9d52ca989022e6da986c
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7635
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básicoFormação de professoresEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoPrática de ensino supervisionadaEste Relatório Final de Estágio que foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática do Ensino Supervisionada, integrada no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico tem como finalidade descrever/documentar o trabalho desenvolvido ao longo do estágio profissional em contexto de educação pré-escolar e de 1º ciclo do ensino básico. As instituições onde foram realizadas estas práticas correspondem, respetivamente, a uma Instituição Particular de Solidariedade Social e a uma escola da rede pública, situadas no concelho de Bragança. As experiências de aprendizagem presentes neste relatório em relação à Educação Pré-Escolar e ao 1.º Ciclo do Ensino Básico sustentaram-se em princípios de atuação pedagógica, onde a criança desempenhava um papel ativo nas suas ações e na construção das suas próprias aprendizagens. Neste sentido consideramos, desde sempre, que o nosso papel enquanto educadores/professores ia mais além do que ensinar e transmitir conhecimentos. Foi nossa intenção sermos um elemento facilitador e orientador de aprendizagens que permitissem aos alunos construir os seus próprios conceitos, interiorizar valores, exteriorizar atitudes e comportamentos saudáveis. Para a construção das aprendizagens optou-se por abordar os conteúdos de uma forma integradora, ao longo de todas as atividades desenvolvidas, sublinhando a importância das dimensões pedagógicas: espaço, tempo, interações e observação, planificação e avaliação. Desta forma, procuramos criar situações de construção de uma maior autonomia de pensamento e de ações, bem como possibilitar, aos alunos, uma participação mais ativa no seu processo de aprendizagem. Em suma, cabe à escola e a nós como parte integrante da mesma, o difícil papel de formar futuros cidadãos ativos numa sociedade em constante mudança. This Final Report was elaborated under the curricular united of Supervised Teaching Practice integrated in the Master's degree course in Preschool Education and Elementary Teaching Education. This aims to describe / document the work done over the placement in the context of preschool and 1st cycle of basic education. The institutions where these practices were carried out correspond, respectively, to an Institution for Social Solidarity and a public school, located in the municipality of Bragança. The learning experiences in this report in relation to pre-school education and 1st cycle o basic education is supported on principles of pedagogical action where the child played an active role in their actions and the construction of their own learning. In this sense always consider our role as educators / teachers went further than to teach and transmit knowledge. It was our intention to be a facilitator and advisor of learning that allow students to build their own concepts, internalize values, attitudes and externalizing behaviors. For the construction of learning we chose to address the contents in an integrated view over all activities, stressing the importance of pedagogical dimensions: space, time, interaction and observation, planning and evaluation. Thus, we create situations to promote greater autonomy of thoughts and actions as well as advance students under a more active participation in their learning process. In this sense it make part of our role as teachers and also for the school, the difficult task of educating future active citizens in a society in constant change.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoMesquita, CristinaQueirós, Telma Maria GonçalvesBiblioteca Digital do IPBFaria, Marlene Oliveira2012-10-11T15:32:51Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7635porFaria, Marlene Oliveira (2012). Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:18:49Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7635Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:22.673032Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Faria, Marlene Oliveira
Formação de professores
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Prática de ensino supervisionada
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
author Faria, Marlene Oliveira
author_facet Faria, Marlene Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mesquita, Cristina
Queirós, Telma Maria Gonçalves
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Marlene Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Prática de ensino supervisionada
topic Formação de professores
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Prática de ensino supervisionada
description Este Relatório Final de Estágio que foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática do Ensino Supervisionada, integrada no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico tem como finalidade descrever/documentar o trabalho desenvolvido ao longo do estágio profissional em contexto de educação pré-escolar e de 1º ciclo do ensino básico. As instituições onde foram realizadas estas práticas correspondem, respetivamente, a uma Instituição Particular de Solidariedade Social e a uma escola da rede pública, situadas no concelho de Bragança. As experiências de aprendizagem presentes neste relatório em relação à Educação Pré-Escolar e ao 1.º Ciclo do Ensino Básico sustentaram-se em princípios de atuação pedagógica, onde a criança desempenhava um papel ativo nas suas ações e na construção das suas próprias aprendizagens. Neste sentido consideramos, desde sempre, que o nosso papel enquanto educadores/professores ia mais além do que ensinar e transmitir conhecimentos. Foi nossa intenção sermos um elemento facilitador e orientador de aprendizagens que permitissem aos alunos construir os seus próprios conceitos, interiorizar valores, exteriorizar atitudes e comportamentos saudáveis. Para a construção das aprendizagens optou-se por abordar os conteúdos de uma forma integradora, ao longo de todas as atividades desenvolvidas, sublinhando a importância das dimensões pedagógicas: espaço, tempo, interações e observação, planificação e avaliação. Desta forma, procuramos criar situações de construção de uma maior autonomia de pensamento e de ações, bem como possibilitar, aos alunos, uma participação mais ativa no seu processo de aprendizagem. Em suma, cabe à escola e a nós como parte integrante da mesma, o difícil papel de formar futuros cidadãos ativos numa sociedade em constante mudança. This Final Report was elaborated under the curricular united of Supervised Teaching Practice integrated in the Master's degree course in Preschool Education and Elementary Teaching Education. This aims to describe / document the work done over the placement in the context of preschool and 1st cycle of basic education. The institutions where these practices were carried out correspond, respectively, to an Institution for Social Solidarity and a public school, located in the municipality of Bragança. The learning experiences in this report in relation to pre-school education and 1st cycle o basic education is supported on principles of pedagogical action where the child played an active role in their actions and the construction of their own learning. In this sense always consider our role as educators / teachers went further than to teach and transmit knowledge. It was our intention to be a facilitator and advisor of learning that allow students to build their own concepts, internalize values, attitudes and externalizing behaviors. For the construction of learning we chose to address the contents in an integrated view over all activities, stressing the importance of pedagogical dimensions: space, time, interaction and observation, planning and evaluation. Thus, we create situations to promote greater autonomy of thoughts and actions as well as advance students under a more active participation in their learning process. In this sense it make part of our role as teachers and also for the school, the difficult task of educating future active citizens in a society in constant change.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-11T15:32:51Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/7635
url http://hdl.handle.net/10198/7635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Faria, Marlene Oliveira (2012). Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135217369219072