Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/9944 |
Resumo: | O presente relatório pretende refletir a ação educativa que desenvolvemos no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta unidade curricular integra o plano de estudos do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Bragança e tem um caráter de estágio profissionalizante. Neste relatório dá-se conta da caraterização dos contextos institucionais, inserindo-se estes numa zona urbana de uma cidade do nordeste transmontano, dos grupos de crianças (um de quatro e cinco anos referente à Educação Pré-Escolar e outro de oito e nove anos no que respeita ao 1.º Ciclo do Ensino Básico) e explicitam-se as experiências educativas que, em nosso entender e numa reflexão conjunta com as nossas orientadoras, pensamos serem aquelas que melhor refletem o nosso desempenho e que podem dar uma visão mais alargada da nossa ação em cada um dos contextos. Estas experiências de ensino-aprendizagem assentam numa linha pedagógica integradora e ativa, atendendo sempre às necessidades e interesses das crianças desde a fase da planificação. Os dados recolhidos ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, e que se expressam, neste trabalho, em formato de notas de campo e registos fotográficos, servem-nos para a realização de uma análise descritiva e interpretativa de algumas das realidades vivenciadas, permitindo-nos ainda contextualizar e valorizar a nossa ação pedagógica e as contribuições de cada criança, as suas ideias e os seus interesses. Neste processo formativo e de interação destacamos a importância do contexto como palco da ação da criança e da reflexão/avaliação como determinantes para a promoção de práticas educativas de qualidade. |
id |
RCAP_0055eebc12e18e57b7939b7e7ae119fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9944 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-Escolar1º Ciclo do Ensino BásicoEnsino-aprendizagemPrática de ensino supervisionadaO presente relatório pretende refletir a ação educativa que desenvolvemos no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta unidade curricular integra o plano de estudos do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Bragança e tem um caráter de estágio profissionalizante. Neste relatório dá-se conta da caraterização dos contextos institucionais, inserindo-se estes numa zona urbana de uma cidade do nordeste transmontano, dos grupos de crianças (um de quatro e cinco anos referente à Educação Pré-Escolar e outro de oito e nove anos no que respeita ao 1.º Ciclo do Ensino Básico) e explicitam-se as experiências educativas que, em nosso entender e numa reflexão conjunta com as nossas orientadoras, pensamos serem aquelas que melhor refletem o nosso desempenho e que podem dar uma visão mais alargada da nossa ação em cada um dos contextos. Estas experiências de ensino-aprendizagem assentam numa linha pedagógica integradora e ativa, atendendo sempre às necessidades e interesses das crianças desde a fase da planificação. Os dados recolhidos ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, e que se expressam, neste trabalho, em formato de notas de campo e registos fotográficos, servem-nos para a realização de uma análise descritiva e interpretativa de algumas das realidades vivenciadas, permitindo-nos ainda contextualizar e valorizar a nossa ação pedagógica e as contribuições de cada criança, as suas ideias e os seus interesses. Neste processo formativo e de interação destacamos a importância do contexto como palco da ação da criança e da reflexão/avaliação como determinantes para a promoção de práticas educativas de qualidade.This report is intended to reflect the educational activity developed within the Course Unit of Supervised Teaching Practice in the pre-school education and 1st cycle of primary education context, inserted in an urban area of a city in the northeast of Trás-os-Montes. This course unit integrates the Master’s degree in Early Childhood Education and 1st Cycle of Primary Education Teaching of the Bragança Education School study plan and having a character of professional traineeship. On this report it realizes the character of institutional contexts, of children groups (one of four and five years old referring to pre-school education and another of eight and nine years old referring to 1st Cycle of Primary Education) explaining the educational experiences that, in our opinion and on a joint consideration with our mentors, we think those are the ones that better reflect our performance and that can provide a broader view of our activity in each context. These learning experiences are based on inclusive and active pedagogical line, always attending to children needs and interests since the planning stage. Data collected along the Supervised Teaching Practice that are expressed on this paper in the format of field notes and photographic records, provide us to perform a descriptive and interpretive analyses for some of the realities experienced, allowing us to establish the context and enhance our pedagogic action and the contribution of each child, their ideas and interests. In this formative and interactive process we point out the importance of context as a stage of the child’s action and reflection/evaluation as being decisive for the promotion of quality educational practices.Mesquita, ElzaSanches, AngelinaBiblioteca Digital do IPBCarlos, Cátia2014-07-24T15:54:29Z20142014-07-242014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9944TID:201026465porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:23:59Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9944Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:01:01.984653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Carlos, Cátia Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Ensino-aprendizagem Prática de ensino supervisionada |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Carlos, Cátia |
author_facet |
Carlos, Cátia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mesquita, Elza Sanches, Angelina Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlos, Cátia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Ensino-aprendizagem Prática de ensino supervisionada |
topic |
Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Ensino-aprendizagem Prática de ensino supervisionada |
description |
O presente relatório pretende refletir a ação educativa que desenvolvemos no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta unidade curricular integra o plano de estudos do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Bragança e tem um caráter de estágio profissionalizante. Neste relatório dá-se conta da caraterização dos contextos institucionais, inserindo-se estes numa zona urbana de uma cidade do nordeste transmontano, dos grupos de crianças (um de quatro e cinco anos referente à Educação Pré-Escolar e outro de oito e nove anos no que respeita ao 1.º Ciclo do Ensino Básico) e explicitam-se as experiências educativas que, em nosso entender e numa reflexão conjunta com as nossas orientadoras, pensamos serem aquelas que melhor refletem o nosso desempenho e que podem dar uma visão mais alargada da nossa ação em cada um dos contextos. Estas experiências de ensino-aprendizagem assentam numa linha pedagógica integradora e ativa, atendendo sempre às necessidades e interesses das crianças desde a fase da planificação. Os dados recolhidos ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, e que se expressam, neste trabalho, em formato de notas de campo e registos fotográficos, servem-nos para a realização de uma análise descritiva e interpretativa de algumas das realidades vivenciadas, permitindo-nos ainda contextualizar e valorizar a nossa ação pedagógica e as contribuições de cada criança, as suas ideias e os seus interesses. Neste processo formativo e de interação destacamos a importância do contexto como palco da ação da criança e da reflexão/avaliação como determinantes para a promoção de práticas educativas de qualidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-24T15:54:29Z 2014 2014-07-24 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/9944 TID:201026465 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/9944 |
identifier_str_mv |
TID:201026465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135240365539328 |