Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos, Cátia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/9944
Resumo: O presente relatório pretende refletir a ação educativa que desenvolvemos no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta unidade curricular integra o plano de estudos do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Bragança e tem um caráter de estágio profissionalizante. Neste relatório dá-se conta da caraterização dos contextos institucionais, inserindo-se estes numa zona urbana de uma cidade do nordeste transmontano, dos grupos de crianças (um de quatro e cinco anos referente à Educação Pré-Escolar e outro de oito e nove anos no que respeita ao 1.º Ciclo do Ensino Básico) e explicitam-se as experiências educativas que, em nosso entender e numa reflexão conjunta com as nossas orientadoras, pensamos serem aquelas que melhor refletem o nosso desempenho e que podem dar uma visão mais alargada da nossa ação em cada um dos contextos. Estas experiências de ensino-aprendizagem assentam numa linha pedagógica integradora e ativa, atendendo sempre às necessidades e interesses das crianças desde a fase da planificação. Os dados recolhidos ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, e que se expressam, neste trabalho, em formato de notas de campo e registos fotográficos, servem-nos para a realização de uma análise descritiva e interpretativa de algumas das realidades vivenciadas, permitindo-nos ainda contextualizar e valorizar a nossa ação pedagógica e as contribuições de cada criança, as suas ideias e os seus interesses. Neste processo formativo e de interação destacamos a importância do contexto como palco da ação da criança e da reflexão/avaliação como determinantes para a promoção de práticas educativas de qualidade.
id RCAP_0055eebc12e18e57b7939b7e7ae119fd
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9944
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-Escolar1º Ciclo do Ensino BásicoEnsino-aprendizagemPrática de ensino supervisionadaO presente relatório pretende refletir a ação educativa que desenvolvemos no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta unidade curricular integra o plano de estudos do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Bragança e tem um caráter de estágio profissionalizante. Neste relatório dá-se conta da caraterização dos contextos institucionais, inserindo-se estes numa zona urbana de uma cidade do nordeste transmontano, dos grupos de crianças (um de quatro e cinco anos referente à Educação Pré-Escolar e outro de oito e nove anos no que respeita ao 1.º Ciclo do Ensino Básico) e explicitam-se as experiências educativas que, em nosso entender e numa reflexão conjunta com as nossas orientadoras, pensamos serem aquelas que melhor refletem o nosso desempenho e que podem dar uma visão mais alargada da nossa ação em cada um dos contextos. Estas experiências de ensino-aprendizagem assentam numa linha pedagógica integradora e ativa, atendendo sempre às necessidades e interesses das crianças desde a fase da planificação. Os dados recolhidos ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, e que se expressam, neste trabalho, em formato de notas de campo e registos fotográficos, servem-nos para a realização de uma análise descritiva e interpretativa de algumas das realidades vivenciadas, permitindo-nos ainda contextualizar e valorizar a nossa ação pedagógica e as contribuições de cada criança, as suas ideias e os seus interesses. Neste processo formativo e de interação destacamos a importância do contexto como palco da ação da criança e da reflexão/avaliação como determinantes para a promoção de práticas educativas de qualidade.This report is intended to reflect the educational activity developed within the Course Unit of Supervised Teaching Practice in the pre-school education and 1st cycle of primary education context, inserted in an urban area of a city in the northeast of Trás-os-Montes. This course unit integrates the Master’s degree in Early Childhood Education and 1st Cycle of Primary Education Teaching of the Bragança Education School study plan and having a character of professional traineeship. On this report it realizes the character of institutional contexts, of children groups (one of four and five years old referring to pre-school education and another of eight and nine years old referring to 1st Cycle of Primary Education) explaining the educational experiences that, in our opinion and on a joint consideration with our mentors, we think those are the ones that better reflect our performance and that can provide a broader view of our activity in each context. These learning experiences are based on inclusive and active pedagogical line, always attending to children needs and interests since the planning stage. Data collected along the Supervised Teaching Practice that are expressed on this paper in the format of field notes and photographic records, provide us to perform a descriptive and interpretive analyses for some of the realities experienced, allowing us to establish the context and enhance our pedagogic action and the contribution of each child, their ideas and interests. In this formative and interactive process we point out the importance of context as a stage of the child’s action and reflection/evaluation as being decisive for the promotion of quality educational practices.Mesquita, ElzaSanches, AngelinaBiblioteca Digital do IPBCarlos, Cátia2014-07-24T15:54:29Z20142014-07-242014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9944TID:201026465porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:23:59Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9944Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:01:01.984653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Carlos, Cátia
Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Ensino-aprendizagem
Prática de ensino supervisionada
title_short Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Carlos, Cátia
author_facet Carlos, Cátia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mesquita, Elza
Sanches, Angelina
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos, Cátia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Ensino-aprendizagem
Prática de ensino supervisionada
topic Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Ensino-aprendizagem
Prática de ensino supervisionada
description O presente relatório pretende refletir a ação educativa que desenvolvemos no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta unidade curricular integra o plano de estudos do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Bragança e tem um caráter de estágio profissionalizante. Neste relatório dá-se conta da caraterização dos contextos institucionais, inserindo-se estes numa zona urbana de uma cidade do nordeste transmontano, dos grupos de crianças (um de quatro e cinco anos referente à Educação Pré-Escolar e outro de oito e nove anos no que respeita ao 1.º Ciclo do Ensino Básico) e explicitam-se as experiências educativas que, em nosso entender e numa reflexão conjunta com as nossas orientadoras, pensamos serem aquelas que melhor refletem o nosso desempenho e que podem dar uma visão mais alargada da nossa ação em cada um dos contextos. Estas experiências de ensino-aprendizagem assentam numa linha pedagógica integradora e ativa, atendendo sempre às necessidades e interesses das crianças desde a fase da planificação. Os dados recolhidos ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, e que se expressam, neste trabalho, em formato de notas de campo e registos fotográficos, servem-nos para a realização de uma análise descritiva e interpretativa de algumas das realidades vivenciadas, permitindo-nos ainda contextualizar e valorizar a nossa ação pedagógica e as contribuições de cada criança, as suas ideias e os seus interesses. Neste processo formativo e de interação destacamos a importância do contexto como palco da ação da criança e da reflexão/avaliação como determinantes para a promoção de práticas educativas de qualidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-24T15:54:29Z
2014
2014-07-24
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/9944
TID:201026465
url http://hdl.handle.net/10198/9944
identifier_str_mv TID:201026465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135240365539328