Os níveis de consciência fonológica integrados aos demais níveis de consciência linguística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wolff, Clarice Lehnen
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/10098
Resumo: Apresenta-se neste artigo um recorte da pesquisa intitulada ‘Descobrindo as rimas em poemas: estudo sobre os efeitos das rimas na consciência fonológica e suas relações com os demais níveis de consciência linguística durante o processo de alfabetização’. O estudo foi realizado a partir da gravação e transcrição de nove oficinas de poemas, semanais, com duração média de 50 minutos, realizadas com um grupo de vinte crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola brasileira. As falas dos participantes da oficina foram transcritas integralmente, e serviram de material para a análise qualitativa sobre como as crianças compreendem e refletem sobre a linguagem a partir dos poemas com rimas. Esses dados possibilitaram verificar comportamentos diferenciados nos níveis de consciência linguística aqui considerados (fonológico, morfológico, sintático, semântico, pragmático, textual), perpassados pelo plano fonológico, e identificar diferentes categorias na interação entre eles. São discutidos os resultados desta investigação, que permitiram afirmar que atividades com poemas marcados por rimas, junto a crianças em fase de alfabetização, podem ser um facilitador do desenvolvimento da consciência fonológica, de forma integrada, aos demais níveis de consciência linguística.
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spelling Os níveis de consciência fonológica integrados aos demais níveis de consciência linguísticaLevels of phonological awareness integrated with other levels of linguistic awarenessArticlesApresenta-se neste artigo um recorte da pesquisa intitulada ‘Descobrindo as rimas em poemas: estudo sobre os efeitos das rimas na consciência fonológica e suas relações com os demais níveis de consciência linguística durante o processo de alfabetização’. O estudo foi realizado a partir da gravação e transcrição de nove oficinas de poemas, semanais, com duração média de 50 minutos, realizadas com um grupo de vinte crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola brasileira. As falas dos participantes da oficina foram transcritas integralmente, e serviram de material para a análise qualitativa sobre como as crianças compreendem e refletem sobre a linguagem a partir dos poemas com rimas. Esses dados possibilitaram verificar comportamentos diferenciados nos níveis de consciência linguística aqui considerados (fonológico, morfológico, sintático, semântico, pragmático, textual), perpassados pelo plano fonológico, e identificar diferentes categorias na interação entre eles. São discutidos os resultados desta investigação, que permitiram afirmar que atividades com poemas marcados por rimas, junto a crianças em fase de alfabetização, podem ser um facilitador do desenvolvimento da consciência fonológica, de forma integrada, aos demais níveis de consciência linguística.This article presents an excerpt from the research entitled ‘Discovering rhymes in poems: a study on the effects of rhymes on phonological awareness and their relationship with other levels of linguistic awareness during the literacy process’. The study was carried out through the recording and transcription of nine weekly poem workshops, with an average duration of 50 minutes, carried out with a group of twenty first-year elementary school children from a Brazilian school. The speeches of the workshop participants were fully transcribed, and served as material for the qualitative analysis of how children understand and reflect on language from poems with rhymes. These data made it possible to verify different behaviors in the levels of linguistic awareness considered here (phonological, morphological, syntactic, semantic, pragmatic, textual), permeated by the phonological plane, and to identify different categories in the interaction between them. The results of this investigation are discussed, which allowed us to affirm that activities with poems marked by rhymes, with children in the literacy phase, can be a facilitator of the development of phonological awareness in an integrated way with the other levels of linguistic awareness.Faculdade de Letras da UP2020-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/10098por2182-97131646-6195Wolff, Clarice Lehneninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-11T13:15:12Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/10098Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-11T13:15:12Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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