A responsabilidade social corporativa percebida da grande distribuição alimentar : a influência na imagem da empresa e o papel na decisão de compra do consumidor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/10986 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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A responsabilidade social corporativa percebida da grande distribuição alimentar : a influência na imagem da empresa e o papel na decisão de compra do consumidorresponsabilidade social corporativacomportamento socialmente responsávelcritérios de decisão de compraimagemcorporate social responsibilitysocially responsible consumer behaviourpurchase decision criteriacorporate image.Mestrado em MarketingA grande distribuição alimentar representa um dos setores que, em Portugal, mais aposta em atividades de responsabilidade social corporativa e é também aquele em que estas atividades têm uma maior presença mediática. Assume-se, por isso, importante estudar qual a perspetiva dos consumidores acerca da responsabilidade social corporativa levada a cabo por este setor, analisando o grau de conhecimento dos consumidores, quais as atividades que mais valorizam e qual a motivação que atribuem às empresas para o desenvolvimento destas atividades. Procura-se também compreender qual a influência da responsabilidade social corporativa na imagem das empresas e qual o papel que assume como critério de decisão de compra para os consumidores neste setor. A investigação assume uma abordagem quantitativa, cujos dados foram recolhidos através de um inquérito online, utilizando-se uma amostra não probabilística por conveniência de 388 inquiridos. Os resultados demonstram que os consumidores apresentam um baixo grau de conhecimento das atividades de responsabilidade social corporativa da grande distribuição alimentar e consideram que a principal motivação das empresas para estas atividades são os seus próprios interesses. Os resultados mostram também que, no geral, existe um efeito positivo da responsabilidade social corporativa na imagem das empresas da grande distribuição alimentar. Conclui-se ainda que a responsabilidade social corporativa assume pouca importância como critério de decisão de compra na grande distribuição alimentar para os consumidores, contrariamente aos critérios de decisão de compra tradicionais.Major food distribution is one of the sectors that, in Portugal, most invests in corporate social responsibility activities and also the one in which this activities have more across media coverage. It is, therefore, important to study the perspective of consumers on the corporate social responsibility initiatives taken on by this sector, analysing the degree of knowledge consumers have, which are the activities they most value and what is the motivation they attribute to these companies to perform these initiatives. Understanding the influence of corporate social responsibility on the image of corporations and what is the role it takes on as a purchasing decision criterion for this sector's consumers are also objectives of this research. This investigation assumes a quantitative approach, for which data was gathered through an online inquiry, using a non-probabilistic sample by convenience of 388 respondents. Results show that consumers present a low degree of knowledge about corporate social responsibility activities of major food distribution agents and consider that the main corporate incentive for these activities are their own interests. Results show as well that, in general, there is a positive effect of corporate social responsibility on the image of major food distribution corporations. It is also a conclusion of this research that corporate social responsibility is of little importance as a purchasing decision criterion in major food distribution for consumers, as opposed to traditional purchasing decision criteria.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, Helena MartinsRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, Jacinta Isabel Oliveira2016-02-17T10:17:14Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10986porRodrigues, Jacinta Isabel Oliveira (2015). "A responsabilidade social corporativa percebida da grande distribuição alimentar : a influência na imagem da empresa e o papel na decisão de compra do consumidor". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:16Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10986Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:21.455043Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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