Possibilidades e limites, o potencial do actor/criador no processo inerente à criação colectiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frazão, Eduardo Manuel Pires Guerra
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/29170
Resumo: Este relatório apresenta a reflexão sobre o trabalho realizado enquanto actor criador, no processo de criação colectiva do espectáculo “Ensaio para o Fim”, num constante diálogo e interpelação criativa com a encenadora. Pretendeu-se compreender de que forma as ferramentas, técnicas e artísticas do actor, o libertam ou condicionam e como, partindo de criação coletiva para a construção de uma obra original, e após estruturada a mesma, actor e encenadora redefinem as suas funções de forma a que a representação da obra encerre em si as interpretações de ambos, encenadora e actor. Colocaram-se as seguintes questões: De que forma o actor se liberta da sua visão enquanto criador para aceitar o que é? Como deixamos de ser “emissor”, para nos tornarmos “mensagem”? Através das notas de diário de bordo e visualização da documentação de arquivo vídeogravado, de encontros e ensaios recolhidos ao longo de todo o processo foi possível concluir que, ao desenvolver a flexibilidade presente nesta relação de permanente negociação, se acedeu a uma mais profunda visão da encenadora e cocriadora, traduzindo-se em ganhos significativos, do ponto de vista dramatúrgico e de produção de sentidos múltiplos, que ambos tínhamos traçado; Abstract: Possibilities and limits, the actors/creator potential in the inherent process of a collective creation This report presents a reflection on the work done as a creative actor, in the process of collective creation of the show “Ensaio para o Fim”, in a constant dialogue and creative interpellation with the director. It was intended to understand how the actor’s tecnhique and artistic tools, liberate or condition him and how, starting from a collective creation to the construction of na original work, and after structured it, actor and director redefine their fucntions in a way that the representation of the work contains the interpretations of both director and actor. The following questions were asked: How does the actor break free from the creator’s vision? How do we stop being “emitter”, to become “message”? Trough the logbook notes na visualization of the videotaped file documentation, meetings and rehearsals collected throughout the process, it was possible to conclude that, by developong the flexibility presente in this permanente negotiation relationship, a deeper view of the director and co-creator, translating into significant gains, from the dramaturgical point of view and production of multiple meanings, wich we had both drawn
id RCAP_b6a09a78775ed534025c61001acb5194
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/29170
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Possibilidades e limites, o potencial do actor/criador no processo inerente à criação colectivaCo-criaçãoCena contemporâneaMetodologiasRepresentaçãoNegociaçãoCo-creationContemporary sceneMethodologiesActingNegotiationEste relatório apresenta a reflexão sobre o trabalho realizado enquanto actor criador, no processo de criação colectiva do espectáculo “Ensaio para o Fim”, num constante diálogo e interpelação criativa com a encenadora. Pretendeu-se compreender de que forma as ferramentas, técnicas e artísticas do actor, o libertam ou condicionam e como, partindo de criação coletiva para a construção de uma obra original, e após estruturada a mesma, actor e encenadora redefinem as suas funções de forma a que a representação da obra encerre em si as interpretações de ambos, encenadora e actor. Colocaram-se as seguintes questões: De que forma o actor se liberta da sua visão enquanto criador para aceitar o que é? Como deixamos de ser “emissor”, para nos tornarmos “mensagem”? Através das notas de diário de bordo e visualização da documentação de arquivo vídeogravado, de encontros e ensaios recolhidos ao longo de todo o processo foi possível concluir que, ao desenvolver a flexibilidade presente nesta relação de permanente negociação, se acedeu a uma mais profunda visão da encenadora e cocriadora, traduzindo-se em ganhos significativos, do ponto de vista dramatúrgico e de produção de sentidos múltiplos, que ambos tínhamos traçado; Abstract: Possibilities and limits, the actors/creator potential in the inherent process of a collective creation This report presents a reflection on the work done as a creative actor, in the process of collective creation of the show “Ensaio para o Fim”, in a constant dialogue and creative interpellation with the director. It was intended to understand how the actor’s tecnhique and artistic tools, liberate or condition him and how, starting from a collective creation to the construction of na original work, and after structured it, actor and director redefine their fucntions in a way that the representation of the work contains the interpretations of both director and actor. The following questions were asked: How does the actor break free from the creator’s vision? How do we stop being “emitter”, to become “message”? Trough the logbook notes na visualization of the videotaped file documentation, meetings and rehearsals collected throughout the process, it was possible to conclude that, by developong the flexibility presente in this permanente negotiation relationship, a deeper view of the director and co-creator, translating into significant gains, from the dramaturgical point of view and production of multiple meanings, wich we had both drawnUniversidade de Évora2021-02-18T20:40:40Z2021-02-182021-01-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29170http://hdl.handle.net/10174/29170TID:202642216porDepartamento de Teatroeduardoguerrafrazao@gmail.com203Frazão, Eduardo Manuel Pires Guerrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:26:15Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29170Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:57.697527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades e limites, o potencial do actor/criador no processo inerente à criação colectiva
title Possibilidades e limites, o potencial do actor/criador no processo inerente à criação colectiva
spellingShingle Possibilidades e limites, o potencial do actor/criador no processo inerente à criação colectiva
Frazão, Eduardo Manuel Pires Guerra
Co-criação
Cena contemporânea
Metodologias
Representação
Negociação
Co-creation
Contemporary scene
Methodologies
Acting
Negotiation
title_short Possibilidades e limites, o potencial do actor/criador no processo inerente à criação colectiva
title_full Possibilidades e limites, o potencial do actor/criador no processo inerente à criação colectiva
title_fullStr Possibilidades e limites, o potencial do actor/criador no processo inerente à criação colectiva
title_full_unstemmed Possibilidades e limites, o potencial do actor/criador no processo inerente à criação colectiva
title_sort Possibilidades e limites, o potencial do actor/criador no processo inerente à criação colectiva
author Frazão, Eduardo Manuel Pires Guerra
author_facet Frazão, Eduardo Manuel Pires Guerra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frazão, Eduardo Manuel Pires Guerra
dc.subject.por.fl_str_mv Co-criação
Cena contemporânea
Metodologias
Representação
Negociação
Co-creation
Contemporary scene
Methodologies
Acting
Negotiation
topic Co-criação
Cena contemporânea
Metodologias
Representação
Negociação
Co-creation
Contemporary scene
Methodologies
Acting
Negotiation
description Este relatório apresenta a reflexão sobre o trabalho realizado enquanto actor criador, no processo de criação colectiva do espectáculo “Ensaio para o Fim”, num constante diálogo e interpelação criativa com a encenadora. Pretendeu-se compreender de que forma as ferramentas, técnicas e artísticas do actor, o libertam ou condicionam e como, partindo de criação coletiva para a construção de uma obra original, e após estruturada a mesma, actor e encenadora redefinem as suas funções de forma a que a representação da obra encerre em si as interpretações de ambos, encenadora e actor. Colocaram-se as seguintes questões: De que forma o actor se liberta da sua visão enquanto criador para aceitar o que é? Como deixamos de ser “emissor”, para nos tornarmos “mensagem”? Através das notas de diário de bordo e visualização da documentação de arquivo vídeogravado, de encontros e ensaios recolhidos ao longo de todo o processo foi possível concluir que, ao desenvolver a flexibilidade presente nesta relação de permanente negociação, se acedeu a uma mais profunda visão da encenadora e cocriadora, traduzindo-se em ganhos significativos, do ponto de vista dramatúrgico e de produção de sentidos múltiplos, que ambos tínhamos traçado; Abstract: Possibilities and limits, the actors/creator potential in the inherent process of a collective creation This report presents a reflection on the work done as a creative actor, in the process of collective creation of the show “Ensaio para o Fim”, in a constant dialogue and creative interpellation with the director. It was intended to understand how the actor’s tecnhique and artistic tools, liberate or condition him and how, starting from a collective creation to the construction of na original work, and after structured it, actor and director redefine their fucntions in a way that the representation of the work contains the interpretations of both director and actor. The following questions were asked: How does the actor break free from the creator’s vision? How do we stop being “emitter”, to become “message”? Trough the logbook notes na visualization of the videotaped file documentation, meetings and rehearsals collected throughout the process, it was possible to conclude that, by developong the flexibility presente in this permanente negotiation relationship, a deeper view of the director and co-creator, translating into significant gains, from the dramaturgical point of view and production of multiple meanings, wich we had both drawn
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-18T20:40:40Z
2021-02-18
2021-01-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/29170
http://hdl.handle.net/10174/29170
TID:202642216
url http://hdl.handle.net/10174/29170
identifier_str_mv TID:202642216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Teatro
eduardoguerrafrazao@gmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136671333089280