Educação fiscal como ferramenta: impacto da ausência de educação fiscal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Joana Margarida de Sousa Pereira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/8785
Resumo: A fiscalidade e parafiscalidade são elementos centrais do financiamento do Estado e necessários à organização da sociedade. O objectivo deste estudo é explorar o percurso académico dos contribuintes e relacioná-lo com os conhecimentos adquiridos nestes conceitos e com as dificuldades sentidas na relação Estado-cidadão. A amostra caracteriza-se por licenciados na área de Cardiopneumologia, onde o percurso académico normal faz-se sem contacto com estas matérias. Os resultados revelam que, durante o percurso académico de um Licenciado em Cardiopneumologia, não há ensino, e muito menos educação, em matéria de fiscalidade ou parafiscalidade. Concluímos que o acesso à profissão é efectuado sem conhecimento das obrigações fiscais e parafiscais a que está sujeito um cidadão profissionalmente activo, e que a obtenção de um grau académico superior não elimina por si só as dificuldades concretas na relação do cidadão com a administração fiscal. Quase 70% dos inquiridos admite já ter sentido dificuldades no preenchimento da declaração de rendimentos e 7% identificou outras dificuldades sentidas no relacionamento com a administração fiscal e parafiscal, que não foram mencionadas neste estudo. A maioria dos inquiridos considera não ter obtido as ferramentas necessárias ao bom cumprimento das suas obrigações fiscais e cerca de 94% considera que a Educação Fiscal poderia servir como uma ferramenta para uma integração na vida profissional activa e que deveria ser introduzida no ensino secundário (61%) ou no ensino superior (30%). Concluímos ainda que, os inquiridos do nosso estudo consideram o sistema fiscal português complexo (ou muito complexo) e instável (altera com frequência ou com muita frequência).
id RCAP_b6a0e93dccf96af3d67f3a6f4912638a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/8785
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação fiscal como ferramenta: impacto da ausência de educação fiscalFiscalidadeImpostosA fiscalidade e parafiscalidade são elementos centrais do financiamento do Estado e necessários à organização da sociedade. O objectivo deste estudo é explorar o percurso académico dos contribuintes e relacioná-lo com os conhecimentos adquiridos nestes conceitos e com as dificuldades sentidas na relação Estado-cidadão. A amostra caracteriza-se por licenciados na área de Cardiopneumologia, onde o percurso académico normal faz-se sem contacto com estas matérias. Os resultados revelam que, durante o percurso académico de um Licenciado em Cardiopneumologia, não há ensino, e muito menos educação, em matéria de fiscalidade ou parafiscalidade. Concluímos que o acesso à profissão é efectuado sem conhecimento das obrigações fiscais e parafiscais a que está sujeito um cidadão profissionalmente activo, e que a obtenção de um grau académico superior não elimina por si só as dificuldades concretas na relação do cidadão com a administração fiscal. Quase 70% dos inquiridos admite já ter sentido dificuldades no preenchimento da declaração de rendimentos e 7% identificou outras dificuldades sentidas no relacionamento com a administração fiscal e parafiscal, que não foram mencionadas neste estudo. A maioria dos inquiridos considera não ter obtido as ferramentas necessárias ao bom cumprimento das suas obrigações fiscais e cerca de 94% considera que a Educação Fiscal poderia servir como uma ferramenta para uma integração na vida profissional activa e que deveria ser introduzida no ensino secundário (61%) ou no ensino superior (30%). Concluímos ainda que, os inquiridos do nosso estudo consideram o sistema fiscal português complexo (ou muito complexo) e instável (altera com frequência ou com muita frequência).Taxation and social taxes are central elements of State financing and necessary for the organization of society. The purpose of this study is to explore the academic course of tax payers and relate it with the knowledge acquired with these concepts and with the difficulties experienced instate-citizen relationship. The sample is characterized by graduates in Diagnosis and Therapeutic, in the area of Cardiology, in which the normal academic career is done without contact with these issues. The results reveal that during the course of an academic career of a Diagnosis and Therapeutic Technician, in the area of Cardiology, there is no teaching, and much less training, in taxation and social taxes themes. We conclude that access to profession is made without knowledge of tax and social tax obligations that a professionally active citizen is subject to, and that obtaining an academic degree by itself does not eliminate the real difficulties in the relation of citizens with the tax authorities. Almost 70% of respondents say they have experienced difficulty in filling out the declaration of income form and 7% of respondents identified additional difficulties in their relationship with the tax and social tax authorities, difficulties which were not referred to in this study. Most respondents considered not to have obtained the tools required for the proper compliance with tax obligations and about 94% of respondents believe that Tax Education could be useful as a fiscal tool for integration in active professional life and should be introduced in secondary education (61%) or higher education (30%). We further conclude that respondents of the present study consider the Portuguese tax system complex (or too complex) and unstable (changes frequently or very frequently).Universidade de Aveiro2012-07-23T11:02:13Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8785porRamos, Joana Margarida de Sousa Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:14:46Zoai:ria.ua.pt:10773/8785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:45.769762Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação fiscal como ferramenta: impacto da ausência de educação fiscal
title Educação fiscal como ferramenta: impacto da ausência de educação fiscal
spellingShingle Educação fiscal como ferramenta: impacto da ausência de educação fiscal
Ramos, Joana Margarida de Sousa Pereira
Fiscalidade
Impostos
title_short Educação fiscal como ferramenta: impacto da ausência de educação fiscal
title_full Educação fiscal como ferramenta: impacto da ausência de educação fiscal
title_fullStr Educação fiscal como ferramenta: impacto da ausência de educação fiscal
title_full_unstemmed Educação fiscal como ferramenta: impacto da ausência de educação fiscal
title_sort Educação fiscal como ferramenta: impacto da ausência de educação fiscal
author Ramos, Joana Margarida de Sousa Pereira
author_facet Ramos, Joana Margarida de Sousa Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Joana Margarida de Sousa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Fiscalidade
Impostos
topic Fiscalidade
Impostos
description A fiscalidade e parafiscalidade são elementos centrais do financiamento do Estado e necessários à organização da sociedade. O objectivo deste estudo é explorar o percurso académico dos contribuintes e relacioná-lo com os conhecimentos adquiridos nestes conceitos e com as dificuldades sentidas na relação Estado-cidadão. A amostra caracteriza-se por licenciados na área de Cardiopneumologia, onde o percurso académico normal faz-se sem contacto com estas matérias. Os resultados revelam que, durante o percurso académico de um Licenciado em Cardiopneumologia, não há ensino, e muito menos educação, em matéria de fiscalidade ou parafiscalidade. Concluímos que o acesso à profissão é efectuado sem conhecimento das obrigações fiscais e parafiscais a que está sujeito um cidadão profissionalmente activo, e que a obtenção de um grau académico superior não elimina por si só as dificuldades concretas na relação do cidadão com a administração fiscal. Quase 70% dos inquiridos admite já ter sentido dificuldades no preenchimento da declaração de rendimentos e 7% identificou outras dificuldades sentidas no relacionamento com a administração fiscal e parafiscal, que não foram mencionadas neste estudo. A maioria dos inquiridos considera não ter obtido as ferramentas necessárias ao bom cumprimento das suas obrigações fiscais e cerca de 94% considera que a Educação Fiscal poderia servir como uma ferramenta para uma integração na vida profissional activa e que deveria ser introduzida no ensino secundário (61%) ou no ensino superior (30%). Concluímos ainda que, os inquiridos do nosso estudo consideram o sistema fiscal português complexo (ou muito complexo) e instável (altera com frequência ou com muita frequência).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-07-23T11:02:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/8785
url http://hdl.handle.net/10773/8785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137509343494144