Educação fiscal como veículo para a cidadania fiscal: esboço de uma proposta para Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/31710 |
Resumo: | A presente dissertação tem por objetivo a elaboração de esboço de uma proposta de um plano de educação fiscal a ser implementado em Portugal. O estudo é composto inicialmente pela explicação do conceito de educação fiscal e por uma abordagem sobre o papel que esta desempenha no percurso necessário para se atingir a cidadania fiscal. Posteriormente foi efetuado um levantamento, acompanhado de uma breve explicação, dos planos de educação fiscal que têm vindo a ser aplicados por todo o mundo. Na persecução do nosso objetivo foi elaborada uma investigação, direcionada aos profissionais da área de contabilidade, por forma a compreender que temáticas e meios poderão ser utilizados num plano de educação fiscal. Com efeito, assente na revisão da literatura e na opinião dos inquiridos, concluímos que um plano de educação fiscal deverá ser adaptado a cada faixa etária e em cada uma delas deverão ser abordadas diferentes temáticas ou com um nível de profundidade diferenciado. Por conseguinte, o nosso estudo apresenta um esboço de uma proposta de um plano de educação fiscal, para Portugal, dividindo-se esta entre cada ciclo do ensino básico (a partir do 2.º ciclo), ensino secundário e ensino superior. A nossa proposta prevê, também, um plano para a população em geral. |
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