A área de projecto do 12º ano e a biblioteca escolar num contexto de mudança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Teresa Castanheira e
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/1407
Resumo: Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_b6b0b1345807a339c41004352d51e6df
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1407
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A área de projecto do 12º ano e a biblioteca escolar num contexto de mudançaInformação/bibliotecas,papelOrganização escolarBibliotecas escolaresÁrea de projetoMudançaInovações educativasDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade AbertaO presente estudo incide sobre a colaboração entre a Biblioteca Escolar e a Área de Projecto do 12.º ano num contexto de mudança. Esta última é aqui vista não apenas numa vertente societal, mas também no que esta área curricular não disciplinar contém de intrinsecamente inovador. Analisa-se, no enquadramento teórico, aspectos referentes à cultura das escolas, sobretudo no que diz respeito às resistências relativamente à mudança, e as características inerentes à Área de Projecto do 12.º ano, tendo em conta as suas especificidades no conjunto do currículo deste ano terminal. Na parte de estudo empírico, optou-se por uma investigação qualitativa, alicerçada fundamentalmente na observação de aulas da Área de Projecto, de três turmas do 12.º ano. Utilizámos como instrumentos de recolha de dados, para além da observação, o questionário, notas de campo e um diário. Pretendeu-se, a partir de um contexto e situação concretos, fazer um levantamento de problemas e procurar soluções, orientadoras de práticas futuras. O coordenador da Biblioteca Escolar terá uma função privilegiada, constituindo-se como uma espécie de ponte entre professores, programas e alunos, e construindo conjuntamente actividades com sentido, quer para uns quer para outros. Em relação à Área de Projecto do 12º. ano, esta relaciona-se, de facto, com a mudança, pois desenvolve-se em termos de pedagogia de projecto, a qual subverte por completo as funções tradicionais de professores e de alunos. É uma área de importância fulcral na preparação dos alunos para um mundo em rápida transformação, sendo de lamentar que se encontre apenas no final do Ensino Secundário.Abstract The present study focuses on the collaboration between the School Library and the Project Area of grade 12th in a context of change. The latter is seen here, not only in a societal aspect but also in the area of non-disciplinary curriculum subjects, as being inherently innovative. In the theoretical framework, we have studied the culture of schools, especially relating to the resistance to change and the characteristics inherent in the Project Area of the 12th grade, keeping in mind its specificities as well as its subjects. In the empirical study, we have chosen to do qualitative research and observation of classes in three class forms of the 12th grade Project Area. As instruments for data collection, in addition to observation, we used a questionnaire, field notes and daily logs. We intended to survey the problems and seek out guided solutions for future practice. The coordinator of the School Library will have a privileged role by becoming a kind of bridge between teachers, students and programs, and by building meaningful joint activities, for all of them. The Project Area of the 12th grade relates to change, developing in terms of project pedagogies, which completely subverts the traditional roles of teachers and students. It is an area of key importance in preparing students for a world of quick change. As such, it is a pity that it is only made possible at the end of secondary education.Bastos, GlóriaRepositório AbertoSilva, Maria Teresa Castanheira e2010-01-14T09:41:51Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1407porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:13:57Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:15.463705Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A área de projecto do 12º ano e a biblioteca escolar num contexto de mudança
title A área de projecto do 12º ano e a biblioteca escolar num contexto de mudança
spellingShingle A área de projecto do 12º ano e a biblioteca escolar num contexto de mudança
Silva, Maria Teresa Castanheira e
Informação/bibliotecas,papel
Organização escolar
Bibliotecas escolares
Área de projeto
Mudança
Inovações educativas
title_short A área de projecto do 12º ano e a biblioteca escolar num contexto de mudança
title_full A área de projecto do 12º ano e a biblioteca escolar num contexto de mudança
title_fullStr A área de projecto do 12º ano e a biblioteca escolar num contexto de mudança
title_full_unstemmed A área de projecto do 12º ano e a biblioteca escolar num contexto de mudança
title_sort A área de projecto do 12º ano e a biblioteca escolar num contexto de mudança
author Silva, Maria Teresa Castanheira e
author_facet Silva, Maria Teresa Castanheira e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Glória
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Teresa Castanheira e
dc.subject.por.fl_str_mv Informação/bibliotecas,papel
Organização escolar
Bibliotecas escolares
Área de projeto
Mudança
Inovações educativas
topic Informação/bibliotecas,papel
Organização escolar
Bibliotecas escolares
Área de projeto
Mudança
Inovações educativas
description Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-01-14T09:41:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/1407
url http://hdl.handle.net/10400.2/1407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134998966566912