O controlo de gestão na retenção de talento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Isabel Pinheiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/18402
Resumo: O avanço avassalador da indústria tecnológica tem alterado significativamente o mindset dos seus atuais profissionais. O ambiente extremamente dinâmico reduziu a importância de conceitos e técnicas tradicionais, razão pela qual o foco se alterou para o desenvolvimento de novos métodos e ferramentas que auxiliem no controlo dos seus custos, e também para o seu pilar mais importante: as pessoas. É necessário apostar em instrumentos que auxiliem no controlo de gestão no presente, passado e futuro, que possuam não só indicadores financeiros, mas também não-financeiros, que alinhem simultaneamente os objetivos operacionais e a visão estratégica da organização, e que tenham em consideração todas as perspetivas que influenciam o seu desempenho. Atrair, reter e motivar os seus colaboradores é fulcral, de modo a garantir um alto nível de satisfação e o alcance dos seus objetivos estratégicos. O presente projeto incide sobre um estudo de caso de uma empresa portuguesa do setor de telecomunicações e tecnologia, com atividade maioritariamente ao nível internacional. Será efetuada a sua análise interna no que diz respeito ao seu controlo de gestão, performance, avaliação, desempenho e políticas de recursos humanos. Terá como objetivo o desenvolvimento de um modelo de avaliação de performance e desempenho, de nome Balanced Scorecard, tanto ao nível corporativo como departamental. Será ainda delineado um processo de gestão de avaliação e desempenho e propostas políticas de retenção. O projeto procurará demonstrar que o primeiro passo de alavancagem para o sucesso organizacional deve ser o capital humano.
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