Políticas e Práticas de Gestão de Talentos: Estudo de Caso Numa Empresa do Setor Aeronáutico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43057 |
Resumo: | A literatura empírica tem vindo a reconhecer que o Talento é um elemento fundamental para o crescimento do negócio e para a melhoria da vantagem competitiva das organizações. O interesse dos investigadores tem-se focado na compreensão de como as organizações atraem, desenvolvem e retêm o Talento e poucos abordam a Gestão do Talento (GT), a partir da forma como os trabalhadores percecionam as suas práticas. Neste sentido, a presente investigação tem como objetivo identificar e analisar as políticas e práticas de GT numa empresa do setor aeronáutico e as perceções dos trabalhadores identificados como Talentos, sobre a estratégia de GT preconizada pela empresa. Este estudo tem uma vertente exploratória e uma natureza qualitativa, através da realização de um estudo de caso suportado por entrevistas semi-diretivas e pela análise documental. As entrevistas foram dirigidas a dois Diretores Executivos, dois Responsáveis de Área e dois Talentos. Os resultados da análise empírica parecem indicar que a empresa ainda não tem uma cultura de Talento implementada e, por conseguinte, carece de uma política de GT e de uma estratégia concertada entre a Gestão de Topo, a Gestão de Recursos Humanos e os Responsáveis de Área por implementar as práticas de GT. Os resultados mostram também que existe vontade em construir um modelo consistente que assente na identificação de posições-chave, em toda a estrutura da organização e na criação de uma arquitetura de recursos humanos diferenciada com vista ao desenvolvimento de um conjunto de Talentos de alto potencial para preencher as posições-chave previamente identificadas e garantir os planos de sucessão. Além disso, os resultados obtidos mostram que o recrutamento interno é uma prática de atração extensível a todos os trabalhadores e que a identificação do Talento ocorre através da avaliação de desempenho, levando à diferenciação dos Talentos em função do seu valor e da posição que irão assumir. Consequentemente, as práticas de desenvolvimento e retenção são diferentes. Destaca-se como principal prática de desenvolvimento os planos de desenvolvimento individual, e como principal prática de retenção a compensação variável e os benefícios. A organização recorre a estratégias de atração como, o employer branding, a divulgação do seu programa trainee junto das instituições de ensino superior e do seu centro de formação e qualificação designado, Academia Aeronáutica de Portugal. Os Responsáveis de Área e os Talentos sublinharam a influência do líder na identificação, no desenvolvimento e na retenção do Talento, e a importância das práticas de GT terem presentes as expetativas e a necessidade de cada geração de Talento, de modo a atingirem o resultado pretendido. |
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Políticas e Práticas de Gestão de Talentos: Estudo de Caso Numa Empresa do Setor AeronáuticoGestão Estratégica de Recursos HumanosTalentoGestão do TalentoEstudo de CasoStrategic Human Resources ManagementTalentTalent ManagementCase StudyA literatura empírica tem vindo a reconhecer que o Talento é um elemento fundamental para o crescimento do negócio e para a melhoria da vantagem competitiva das organizações. O interesse dos investigadores tem-se focado na compreensão de como as organizações atraem, desenvolvem e retêm o Talento e poucos abordam a Gestão do Talento (GT), a partir da forma como os trabalhadores percecionam as suas práticas. Neste sentido, a presente investigação tem como objetivo identificar e analisar as políticas e práticas de GT numa empresa do setor aeronáutico e as perceções dos trabalhadores identificados como Talentos, sobre a estratégia de GT preconizada pela empresa. Este estudo tem uma vertente exploratória e uma natureza qualitativa, através da realização de um estudo de caso suportado por entrevistas semi-diretivas e pela análise documental. As entrevistas foram dirigidas a dois Diretores Executivos, dois Responsáveis de Área e dois Talentos. Os resultados da análise empírica parecem indicar que a empresa ainda não tem uma cultura de Talento implementada e, por conseguinte, carece de uma política de GT e de uma estratégia concertada entre a Gestão de Topo, a Gestão de Recursos Humanos e os Responsáveis de Área por implementar as práticas de GT. Os resultados mostram também que existe vontade em construir um modelo consistente que assente na identificação de posições-chave, em toda a estrutura da organização e na criação de uma arquitetura de recursos humanos diferenciada com vista ao desenvolvimento de um conjunto de Talentos de alto potencial para preencher as posições-chave previamente identificadas e garantir os planos de sucessão. Além disso, os resultados obtidos mostram que o recrutamento interno é uma prática de atração extensível a todos os trabalhadores e que a identificação do Talento ocorre através da avaliação de desempenho, levando à diferenciação dos Talentos em função do seu valor e da posição que irão assumir. Consequentemente, as práticas de desenvolvimento e retenção são diferentes. Destaca-se como principal prática de desenvolvimento os planos de desenvolvimento individual, e como principal prática de retenção a compensação variável e os benefícios. A organização recorre a estratégias de atração como, o employer branding, a divulgação do seu programa trainee junto das instituições de ensino superior e do seu centro de formação e qualificação designado, Academia Aeronáutica de Portugal. Os Responsáveis de Área e os Talentos sublinharam a influência do líder na identificação, no desenvolvimento e na retenção do Talento, e a importância das práticas de GT terem presentes as expetativas e a necessidade de cada geração de Talento, de modo a atingirem o resultado pretendido.The empirical literature has recognized that talent is a key element for business growth and for improving the competitive advantage of organizations. The interest of researchers has focused on understanding how organizations attract, develop, and retain Talent and few address Talent Management (TM), from the way employees perceive their practices. In this sense, this research aims to identify and analyse the TM policies and practices in a company of the aeronautical sector and the perceptions of the workers identified as Talent, on the TM strategy advocated by the company. This study has an exploratory aspect and a qualitative nature, by conducting a case study supported by semi-directive interviews and by documentary analysis. The interviews were addressed to two Executive Directors, two Area Managers and two Talent Managers. The results of the empirical analysis seem to indicate that the company does not have a Talent culture implemented yet and, therefore, lacks a TM policy and a concerted strategy between Top Management, Human Resource Management and Area Managers for implementing TM practices. The results also show that there is a willingness to build a consistent model that is based on the identification of key positions, throughout the structure of the organization and the creation of a differentiated human resources architecture with a view to developing a set of high-potential Talents to fill the key positions previously identified and to guarantee succession plans. Furthermore, the results obtained show that internal recruitment is a practice of attraction extended to all employees and that the identification of Talent occurs through performance evaluation, leading to the differentiation of Talent according to their value and the position they will assume. Consequently, the development and retention practices are different. The main development practice is individual development plans, and the main retention practice is variable compensation and benefits. The organisation uses attraction strategies such as employer branding, the dissemination of its trainee programme among higher education institutions and its training and qualification centre called Academia Aeronáutica de Portugal. The Area Managers and the Talent Managers underlined the influence of the leader in identifying, developing, and retaining talent, and the importance of the TM practices having in mind the expectations and needs of each generation of talent, to achieve the desired result.Cordeiro, João Pedro PinaRepositório ComumReis, Maria Antonieta dos2023-01-09T11:37:33Z2022-122022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43057TID:203146247porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:22Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43057Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:44.766897Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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