Gestão, autonomia e accountability na escola pública portuguesa: breve diacronia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/55445 |
Resumo: | Num primeiro momento, para situar o leitor menos familiarizado com a temática, o artigo faz uma breve apresentação da evolução dos modelos de direcção e gestão que se foram sucedendo, nas últimas décadas, no que diz respeito à escola pública em Portugal. Em seguida, apresentam-se algumas dimensões dos modelos de direcção e gestão, mais recentemente adoptados, bem como algumas dimensões do programa de avaliação externa das escolas, os quais sugerem uma presença crescente, mas ainda muito ténue, da problemática da accountability. |
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Gestão, autonomia e accountability na escola pública portuguesa: breve diacroniaManagement, autonomy and accountability in State-funded schools in Portugal: a brief diachronic analysisGestión, autonomía y accountability en la escuela pública portuguesa: breve diacroníaEscola públicaDirecção e gestãoAutonomiaAccountabilityState-funded schoolsDirection and managementAutonomyEscuela públicaDirección y gestiónAutonomíaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNum primeiro momento, para situar o leitor menos familiarizado com a temática, o artigo faz uma breve apresentação da evolução dos modelos de direcção e gestão que se foram sucedendo, nas últimas décadas, no que diz respeito à escola pública em Portugal. Em seguida, apresentam-se algumas dimensões dos modelos de direcção e gestão, mais recentemente adoptados, bem como algumas dimensões do programa de avaliação externa das escolas, os quais sugerem uma presença crescente, mas ainda muito ténue, da problemática da accountability.With the purpose of guiding the reader that is less familiar with the theme approached, the first part of this article includes a brief presentation of the development of direction and management models of State-funded schools in Portugal that can be observed in the last decades. Afterwards, several specific dimensions of models that have been recently adopted are explored. This analysis suggests a rising importance, although still feeble, of the theme of accountabilityEn un primer momento, para situar al lector menos familiarizado con la temática, el artículo hace una breve presentación de los modelos de dirección y gestión que se fueron sucediendo, en las últimas décadas, en relación a la escuela pública en Portugal. A continuación, se presentan algunas dimensiones de los modelos de dirección y gestión adoptados más recientemente, los cuales sugieren una presencia creciente, aunque todavía algo tenue, de la problemática de la accountabilityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAssociação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)Universidade do MinhoAfonso, Almerindo Janela20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55445porAfonso, A. J. (2010). Gestão, autonomia e accountability na escola pública portuguesa: Breve diacronia. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE), 26(1), 13-30.2447-419310.21573/vol26n12010.19678http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19678info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:05:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55445Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:56:15.986994Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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