Exigências do trabalho, outcomes organizacionais e individuais, adaptação do trabalho e liderança servidora em estruturas residenciais para pessoas idosas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Catarina Isabel Vitorino
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/24139
Resumo: As crescentes necessidades da população idosa requerem um cuidado especializado e qualificado de rede de suporte formal. No entanto, é diminuta a investigação produzida sobre este contexto. O presente trabalho visa contribuir com o estudo sobre o impacto das exigências em fatores organizacionais e individuais, procurando identificar fatores protetores, que contribuíram com conhecimento sobre o sector com vista a informar intervenções neste contexto. Participaram 51 profissionais (80.4% mulheres). O protocolo de recolha de dados é composto por sete instrumentos, referentes ao Engagement, Burnout, Intenção de Saída, Perceção da Qualidade dos Cuidados Prestados, Servant Leadership, Exigências do Trabalho e Job Crafting, foram também recolhidos dados sociodemográficos e profissionais.Concluiu-se que as exigências do trabalho estão associadas negativamente com o engagement e com a perceção da qualidade dos cuidados; e positivamente associadas com o burnout e intenção de saída. Verificou-se que um ambiente de trabalho com elevadas exigências físicas e emocionais está associado a piores resultados organizacionais e individuais. Corroborou-se também o efeito mediador do job crafting na relação com o engagement, atuando enquanto estratégia de coping para encontrar equilíbrio entre as exigências e os recursos do próprio. Pretendia-se ainda explorar o efeito condicional da servant leadership no efeito indireto do job crafting, no entanto as relações não foram verificadas. Estes resultados reforçam a necessidade de um maior equilíbrio entre as exigências do trabalho e os recursos disponibilizados aos trabalhadores enquanto esforço de adaptação ao contexto e à tarefa, mitigando os impactos negativos para o indivíduo e para a organização.
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