Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Carolina Isabel Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3959
Resumo: O presente documento é o culminar do processo de estágio do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, pela Universidade da Madeira, realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, no ano letivo 2020/2021. Este documento tem como objetivo a partilha de todas as atividades realizadas neste âmbito, bem como as experiências, reflexões e transformações que pessoalmente e profissionalmente tiveram um papel fundamental na evolução do professor estagiário. Ao longo desta etapa de formação inicial foram desempenhadas diversas funções que vão muito além da orientação, gestão e lecionação de aulas a uma turma. O estágio pedagógico é uma etapa complexa e marcante para o professor estagiário na medida em que oferece diversas experiências e diferentes comportamentos solicitados, que vão assumir um papel essencial no enriquecimento de toda esta etapa. Deste modo, este processo permitiu adquirir uma visão mais global sobre as estruturas e dinâmicas vividas numa instituição escolar. Assim, o estágio pedagógico permitiu um primeiro contacto com a atividade docente, onde foram colocadas em prática diferentes estratégias e metodologias, tendo sempre como principal objetivo colocar o aluno no centro do processo de ensino aprendizagem. Neste sentido, vimos que o papel do docente não passa pela transmissão de conteúdos, dado que este deve procurar a formação eclética do aluno, contribuindo também para o desenvolvimento de atitudes e valores.
id RCAP_b6f253d09de2c674629d9f85bd04232c
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3959
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da SilvaEducação físicaEstágio pedagógicoProfessor estagiárioAprendizagemPhysical educationTeaching practiceTeacher treineeLearningEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente documento é o culminar do processo de estágio do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, pela Universidade da Madeira, realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, no ano letivo 2020/2021. Este documento tem como objetivo a partilha de todas as atividades realizadas neste âmbito, bem como as experiências, reflexões e transformações que pessoalmente e profissionalmente tiveram um papel fundamental na evolução do professor estagiário. Ao longo desta etapa de formação inicial foram desempenhadas diversas funções que vão muito além da orientação, gestão e lecionação de aulas a uma turma. O estágio pedagógico é uma etapa complexa e marcante para o professor estagiário na medida em que oferece diversas experiências e diferentes comportamentos solicitados, que vão assumir um papel essencial no enriquecimento de toda esta etapa. Deste modo, este processo permitiu adquirir uma visão mais global sobre as estruturas e dinâmicas vividas numa instituição escolar. Assim, o estágio pedagógico permitiu um primeiro contacto com a atividade docente, onde foram colocadas em prática diferentes estratégias e metodologias, tendo sempre como principal objetivo colocar o aluno no centro do processo de ensino aprendizagem. Neste sentido, vimos que o papel do docente não passa pela transmissão de conteúdos, dado que este deve procurar a formação eclética do aluno, contribuindo também para o desenvolvimento de atitudes e valores.This internship report is the culmination of the internship process of the master’s degree in physical education teaching in Basic and Secondary Education, by the University of Madeira, held at Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, in the academic year 2020/2021. This document aims to share all the activities carried out in this area, as well as the experiences, reflections and transformations that played a fundamental role in the personal and professional development of the trainee teacher. During this stage of initial training, several functions were performed that go far beyond the orientation, management and teaching of a set of classes in the context of a class. This complexity that characterizes the pedagogical internship process provided a set of experiences and requested different behaviors from the intern teacher, which contributed to the enrichment of this entire process. In this way, this process allowed us to acquire a more global view of the structures and dynamics experienced in a school institution. Thus, the pedagogical internship allowed a first contact with the teaching activity, where different strategies and methodologies were put into practice, always with the main objective of placing the student at the center of the teaching-learning process. In this sense, we have seen that the role of the teacher does not pass through the transmission of content, as this must seek the eclectic training of the student, also contributing to the development of attitudes and values.Alves, José Ricardo Velosa Barreto FerreiraDigitUMaDias, Carolina Isabel Sousa2022-01-07T09:37:00Z2021-11-22T00:00:00Z2021-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3959202839800porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:04Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3959Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:07:32.147492Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
spellingShingle Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
Dias, Carolina Isabel Sousa
Educação física
Estágio pedagógico
Professor estagiário
Aprendizagem
Physical education
Teaching practice
Teacher treinee
Learning
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_full Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_fullStr Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_full_unstemmed Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_sort Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
author Dias, Carolina Isabel Sousa
author_facet Dias, Carolina Isabel Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, José Ricardo Velosa Barreto Ferreira
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Carolina Isabel Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Estágio pedagógico
Professor estagiário
Aprendizagem
Physical education
Teaching practice
Teacher treinee
Learning
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação física
Estágio pedagógico
Professor estagiário
Aprendizagem
Physical education
Teaching practice
Teacher treinee
Learning
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente documento é o culminar do processo de estágio do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, pela Universidade da Madeira, realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, no ano letivo 2020/2021. Este documento tem como objetivo a partilha de todas as atividades realizadas neste âmbito, bem como as experiências, reflexões e transformações que pessoalmente e profissionalmente tiveram um papel fundamental na evolução do professor estagiário. Ao longo desta etapa de formação inicial foram desempenhadas diversas funções que vão muito além da orientação, gestão e lecionação de aulas a uma turma. O estágio pedagógico é uma etapa complexa e marcante para o professor estagiário na medida em que oferece diversas experiências e diferentes comportamentos solicitados, que vão assumir um papel essencial no enriquecimento de toda esta etapa. Deste modo, este processo permitiu adquirir uma visão mais global sobre as estruturas e dinâmicas vividas numa instituição escolar. Assim, o estágio pedagógico permitiu um primeiro contacto com a atividade docente, onde foram colocadas em prática diferentes estratégias e metodologias, tendo sempre como principal objetivo colocar o aluno no centro do processo de ensino aprendizagem. Neste sentido, vimos que o papel do docente não passa pela transmissão de conteúdos, dado que este deve procurar a formação eclética do aluno, contribuindo também para o desenvolvimento de atitudes e valores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-22T00:00:00Z
2021-11-22T00:00:00Z
2022-01-07T09:37:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3959
202839800
url http://hdl.handle.net/10400.13/3959
identifier_str_mv 202839800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129943804739584