Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/3959 |
Resumo: | O presente documento é o culminar do processo de estágio do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, pela Universidade da Madeira, realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, no ano letivo 2020/2021. Este documento tem como objetivo a partilha de todas as atividades realizadas neste âmbito, bem como as experiências, reflexões e transformações que pessoalmente e profissionalmente tiveram um papel fundamental na evolução do professor estagiário. Ao longo desta etapa de formação inicial foram desempenhadas diversas funções que vão muito além da orientação, gestão e lecionação de aulas a uma turma. O estágio pedagógico é uma etapa complexa e marcante para o professor estagiário na medida em que oferece diversas experiências e diferentes comportamentos solicitados, que vão assumir um papel essencial no enriquecimento de toda esta etapa. Deste modo, este processo permitiu adquirir uma visão mais global sobre as estruturas e dinâmicas vividas numa instituição escolar. Assim, o estágio pedagógico permitiu um primeiro contacto com a atividade docente, onde foram colocadas em prática diferentes estratégias e metodologias, tendo sempre como principal objetivo colocar o aluno no centro do processo de ensino aprendizagem. Neste sentido, vimos que o papel do docente não passa pela transmissão de conteúdos, dado que este deve procurar a formação eclética do aluno, contribuindo também para o desenvolvimento de atitudes e valores. |
id |
RCAP_b6f253d09de2c674629d9f85bd04232c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/3959 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da SilvaEducação físicaEstágio pedagógicoProfessor estagiárioAprendizagemPhysical educationTeaching practiceTeacher treineeLearningEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente documento é o culminar do processo de estágio do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, pela Universidade da Madeira, realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, no ano letivo 2020/2021. Este documento tem como objetivo a partilha de todas as atividades realizadas neste âmbito, bem como as experiências, reflexões e transformações que pessoalmente e profissionalmente tiveram um papel fundamental na evolução do professor estagiário. Ao longo desta etapa de formação inicial foram desempenhadas diversas funções que vão muito além da orientação, gestão e lecionação de aulas a uma turma. O estágio pedagógico é uma etapa complexa e marcante para o professor estagiário na medida em que oferece diversas experiências e diferentes comportamentos solicitados, que vão assumir um papel essencial no enriquecimento de toda esta etapa. Deste modo, este processo permitiu adquirir uma visão mais global sobre as estruturas e dinâmicas vividas numa instituição escolar. Assim, o estágio pedagógico permitiu um primeiro contacto com a atividade docente, onde foram colocadas em prática diferentes estratégias e metodologias, tendo sempre como principal objetivo colocar o aluno no centro do processo de ensino aprendizagem. Neste sentido, vimos que o papel do docente não passa pela transmissão de conteúdos, dado que este deve procurar a formação eclética do aluno, contribuindo também para o desenvolvimento de atitudes e valores.This internship report is the culmination of the internship process of the master’s degree in physical education teaching in Basic and Secondary Education, by the University of Madeira, held at Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, in the academic year 2020/2021. This document aims to share all the activities carried out in this area, as well as the experiences, reflections and transformations that played a fundamental role in the personal and professional development of the trainee teacher. During this stage of initial training, several functions were performed that go far beyond the orientation, management and teaching of a set of classes in the context of a class. This complexity that characterizes the pedagogical internship process provided a set of experiences and requested different behaviors from the intern teacher, which contributed to the enrichment of this entire process. In this way, this process allowed us to acquire a more global view of the structures and dynamics experienced in a school institution. Thus, the pedagogical internship allowed a first contact with the teaching activity, where different strategies and methodologies were put into practice, always with the main objective of placing the student at the center of the teaching-learning process. In this sense, we have seen that the role of the teacher does not pass through the transmission of content, as this must seek the eclectic training of the student, also contributing to the development of attitudes and values.Alves, José Ricardo Velosa Barreto FerreiraDigitUMaDias, Carolina Isabel Sousa2022-01-07T09:37:00Z2021-11-22T00:00:00Z2021-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3959202839800porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:04Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3959Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:07:32.147492Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva |
title |
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva |
spellingShingle |
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva Dias, Carolina Isabel Sousa Educação física Estágio pedagógico Professor estagiário Aprendizagem Physical education Teaching practice Teacher treinee Learning Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva |
title_full |
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva |
title_fullStr |
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva |
title_sort |
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva |
author |
Dias, Carolina Isabel Sousa |
author_facet |
Dias, Carolina Isabel Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, José Ricardo Velosa Barreto Ferreira DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Carolina Isabel Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Estágio pedagógico Professor estagiário Aprendizagem Physical education Teaching practice Teacher treinee Learning Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação física Estágio pedagógico Professor estagiário Aprendizagem Physical education Teaching practice Teacher treinee Learning Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente documento é o culminar do processo de estágio do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, pela Universidade da Madeira, realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, no ano letivo 2020/2021. Este documento tem como objetivo a partilha de todas as atividades realizadas neste âmbito, bem como as experiências, reflexões e transformações que pessoalmente e profissionalmente tiveram um papel fundamental na evolução do professor estagiário. Ao longo desta etapa de formação inicial foram desempenhadas diversas funções que vão muito além da orientação, gestão e lecionação de aulas a uma turma. O estágio pedagógico é uma etapa complexa e marcante para o professor estagiário na medida em que oferece diversas experiências e diferentes comportamentos solicitados, que vão assumir um papel essencial no enriquecimento de toda esta etapa. Deste modo, este processo permitiu adquirir uma visão mais global sobre as estruturas e dinâmicas vividas numa instituição escolar. Assim, o estágio pedagógico permitiu um primeiro contacto com a atividade docente, onde foram colocadas em prática diferentes estratégias e metodologias, tendo sempre como principal objetivo colocar o aluno no centro do processo de ensino aprendizagem. Neste sentido, vimos que o papel do docente não passa pela transmissão de conteúdos, dado que este deve procurar a formação eclética do aluno, contribuindo também para o desenvolvimento de atitudes e valores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-22T00:00:00Z 2021-11-22T00:00:00Z 2022-01-07T09:37:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/3959 202839800 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/3959 |
identifier_str_mv |
202839800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129943804739584 |