Um estudo de metodologia mista sobre soft e hard skills: a perspetiva dos estudantes e de empresa contratadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Ana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Medeiros, André, Walter, Cicero Eduardo, Costa, Luís, Au-Yong-Oliveira, Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/37969
Resumo: Com as mudanças provenientes da automatização, as aptidões comportamentais como a criatividade, a adaptabilidade e a capacidade de colaboração serão cada vez mais importantes para o sucesso organizacional. A combinação de soft e hard skills faz-se de uma importância significativa no presente e no futuro. Mais especificamente, é destacado que sem as hard skills não é possível haver desenvolvimento de novas tecnologias, pelo que a coexistência e desenvolvimento de soft e hard skills é fundamental, em especial em países de cultura baseada na relação, como Portugal. Nessa conformidade, a presente investigação teve como objetivo geral avaliar a perspetiva dos estudantes e de um profissional de recursos humanos em relação às soft e hard skills. A investigação foi levada a cabo por meio da aplicação de uma metodologia mista, sobretudo, a aplicação de inquéritos a estudantes do ensino superior (n=82) e uma entrevista realizada com uma técnica de recursos humanos de uma instituição financeira portuguesa. Os resultados sugerem que no passado as empresas se focavam muito em recrutar candidatos com elevadas capacidades técnicas, sem dar atenção a competências pessoais e interpessoais, o que muitas vezes originava graves problemas, como por exemplo, ao nível da socialização e liderança. Somando-se a isso, foi possível verificar uma relação de conformidade entre as visões da comunidade de estudantes do ensino superior, da profissional da área de recursos humanos entrevistada e aquilo que está presente na literatura relativa ao tema em questão.
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