Família, educação e media : os desafios educativos dos meios de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Ricardo José Pinheiro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1250
Resumo: Actualmente, vivemos numa sociedade que se caracteriza pela importância crescente e visível dos media. É incontornável a presença dos meios de comunicação em todos os contextos do quotidiano social, como poderosos meios de aculturação, de formação de consciências e de transmissão de ideologias e valores. Também a vida de crianças e jovens é, desde muito cedo, marcada pelo crescimento num ecossistema mediático. Em concorrência com a família e a escola, os jovens convivem diariamente e sofrem a influência, directa ou indirecta, da imprensa, da rádio, da televisão e da Internet. Nesta dissertação pretendemos estudar o consumo que os jovens fazem dos media, procurando provar que estes últimos adquirem um papel tanto mais importante quanto mais apagado for o papel da família e da escola. Pretendemos criar um espaço que permita a reflexão sobre a necessidade de uma formação que assegure o conhecimento adequado da comunicação e dos media, uma formação capaz de educar para a utilização dos media e das novas tecnologias. No fundo, trata-se de saber se estarão os jovens preparados para perceber que aquilo que se lhes oferece são visões simbólicas construídas e fragmentadas do mundo e se conhecerão suficientemente os modos de funcionamento das organizações mediáticas, os interesses e os objectivos que as movem. Reflectindo sobre o impacto dos media no mundo contemporâneo, interrogamo-nos no sentido de saber se poderão os jovens contribuir para a melhoria da qualidade dos media, por via de uma intervenção mais crítica e exigente. No fundo, procuramos saber se a educação para os media é o caminho e quais os agentes que devem intervir neste processo.
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