Procedimentos de manutenção na indústria aeronáutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Salomão Marques da Silva Duarte
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10442
Resumo: Trabalho final de mestrado para obtenção do grau de mestre em Engenharia de Manutenção
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spelling Procedimentos de manutenção na indústria aeronáuticaManutençãoMaintenanceEquilibragemBalancingAlinhamentoAlignmentAnálise de vibraçõesVibration analysisFrequênciasFrequencyMotores de aeronavesAircraft enginesCFM56Trabalho final de mestrado para obtenção do grau de mestre em Engenharia de ManutençãoNo presente Trabalho Final de Mestrado, tratar-se-á num contexto aeronáutico, de alguns processos de manutenção associados à prática de equilibragens e análise vibratória em motores Turbo Fan CFM56. Dar-se-á uma abordagem ao funcionamento do motor turbofan para que se entenda o comportamento das suas componentes rotativas e como estas estão interligadas. Tendo como base, toda a metodologia da manutenção condicionada e os seus propósitos, toda a prática de equilibragem associada a componentes rotativos principais do motor como é o caso dos compressores e turbinas, será detalhadamente explanado, bem como a sua real contribuição para um bom funcionamento dos motores. Particular atenção também será dada ao procedimento do alinhamento dos rotores, no entanto, não há evidência de anomalias que resultem num aumento de vibração em banco de ensaio de motores proveniente do respetivo processo de alinhamento. Pretende-se entender a importância da contribuição das equilibragens dos rotores na aprovação do motor, no parâmetro de amplitude de vibração em banco de ensaio. Será ainda apresentada uma metodologia no processo de equilibragem que até então não era executada, que visa mitigar eventuais condições latentes que estejam intrinsecamente relacionadas com a identidade do rotor (comportamento mecânico) ou, fatores externos que induzam situações anómalas, de forma a aferir um desequilíbrio o mais residual e satisfatório possível no processo de equilibragem.In the present Final Master's Work, it will be treated in an aeronautical context, some maintenance processes associated with the practice of balancing and vibration analysis in Turbo Fan CFM56 engines. An approach will be taken to the operation of the turbofan engine to understand the behavior of its rotating components and how they are interconnected. Based on all the methodology of conditioned maintenance and its purposes, all balancing practice associated with main rotating components of the engine as is the case of compressors and turbines will be explained in detail, as well as their real contribution to a smooth operation two engines. Particular attention will also be given to the rotor alignment procedure, however, there is no evidence of anomalies resulting in increased vibration in the test bench of engines from the respective alignment process. It is intended to understand the importance of the contribution of the rotor balancings in the approval of the motor, in the parameter of the amplitude of vibration in the test bench. It will also be presented a methodology in the balancing process that until then was not implemented, which aims to mitigate any latent conditions that are intrinsically related to the rotor's identity (mechanical behavior) or external factors that induce anomalous situations, in order to assess an imbalance as residual and assertive as possible in the balancing process.Instituto Superior de Engenharia de LisboaCalado, João Manuel FerreiraRoque, António AfonsoRCIPLFernandes, Salomão Marques da Silva Duarte2019-08-29T18:31:21Z2019-06-062019-06-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10442TID:202278972porFERNANDES, Salomão Marques da Silva Duarte - Procedimentos de manutenção na indústria aeronáutica. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2019. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:00:27Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10442Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:52.046767Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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