Elaboração de políticas de manutenção: uma abordagem voltada à análise de confiabilidade.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-11032024-101149/ |
Resumo: | Falar em confiabilidade é essencialmente falar em garantia de operação conforme solicitações previstas em projeto por um certo tempo, conceito que orienta seu emprego no meio militar passando pela atividade aeronáutica, bem como pela suautilização na área de geração de energia, principalmente em plantas de usinas nucleares - aplicação onde a abordagem da confiabilidade se tornou necessária face ao grande risco associado à utilização desta forma de energia - até suaimplementação na indústria como um todo. Dos diversos aspectos com os quais a confiabilidade mantém relação, a segurança sempre virá em posição relevante. Esta segurança está associada à menor possibilidade de ocorrência de falhas, eliminandoeste risco se possível. Esta característica de segurança pode ser introduzida pelo projeto do produto, por variáveis operacionais ou pela combinação de ambas. É certo que durante a vida de um produto, sua confiabilidade diminui. Entretanto, é possível controlar e minimizar esta degradação. Uma das maneiras de assegurar a retardação do processo de redução dos níveis de confiabilidade do equipamento durante sua vida operacional consiste na adoção de políticas adequadas de manutenção. A própria definição de manutenção segundo diversas fontes a serem apresentadas no decorrer deste trabalho, as quais definem manutenção como a atividade responsável por manter ou retornar os equipamentos à condições determinadas de operação, indicaque esta atividade tem ligações muito fortes com as ações que visam assegurar a confiabilidade de equipamentos ou sistemas. Focalizando a meta de manutenção como uma tarefa necessária para manter a confiabilidade de um equipamento ou sistema,este trabalho apresenta um procedimento para seleção de uma política de manutenção baseado no conhecimento dos mecanimos que levam o sistema ou equipamento a falhar. Para tanto, são caracterizados os parâmetros básicos deste procedimento, osquais ) são: (1) comportamento estatístico da falha, (2) modo de falhar dos componentes do equipamento ou sistema e (3) a progressão da falha ao longo do mesmo. O procedimento ora apresentado é aplicado no desenvolvimento de um plano de manutenção para dois sistemas distintos de uma aeronave, no caso o trem de pouso principal e a \"TRANSFER BOX\" do piloto automático. A seleção destes dois sistemas baseou-se na necessidade de ser analisado um sistema mecânico e um sistemaeletro-eletrônico, a fim de permitir a caracterização de diferenças no plano de manutenção dos mesmos. |
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Esta característica de segurança pode ser introduzida pelo projeto do produto, por variáveis operacionais ou pela combinação de ambas. É certo que durante a vida de um produto, sua confiabilidade diminui. Entretanto, é possível controlar e minimizar esta degradação. Uma das maneiras de assegurar a retardação do processo de redução dos níveis de confiabilidade do equipamento durante sua vida operacional consiste na adoção de políticas adequadas de manutenção. A própria definição de manutenção segundo diversas fontes a serem apresentadas no decorrer deste trabalho, as quais definem manutenção como a atividade responsável por manter ou retornar os equipamentos à condições determinadas de operação, indicaque esta atividade tem ligações muito fortes com as ações que visam assegurar a confiabilidade de equipamentos ou sistemas. Focalizando a meta de manutenção como uma tarefa necessária para manter a confiabilidade de um equipamento ou sistema,este trabalho apresenta um procedimento para seleção de uma política de manutenção baseado no conhecimento dos mecanimos que levam o sistema ou equipamento a falhar. Para tanto, são caracterizados os parâmetros básicos deste procedimento, osquais ) são: (1) comportamento estatístico da falha, (2) modo de falhar dos componentes do equipamento ou sistema e (3) a progressão da falha ao longo do mesmo. O procedimento ora apresentado é aplicado no desenvolvimento de um plano de manutenção para dois sistemas distintos de uma aeronave, no caso o trem de pouso principal e a \"TRANSFER BOX\" do piloto automático. A seleção destes dois sistemas baseou-se na necessidade de ser analisado um sistema mecânico e um sistemaeletro-eletrônico, a fim de permitir a caracterização de diferenças no plano de manutenção dos mesmos.Reliability is related to the warranty of an operation in accordance with load situations, foreseen by design, during a pre-defined period of time. This concept guides its application on military environment, aeronautical activity, besides its use on electrical power generation, mainly on nuclear power plants application where reliability approach became needed, in face a great risk associated to this form of energy utilization until its industrial implementation. Among all aspects related to reliability, safety is Always situated in an importante rank. This safetyfeature is associate with the lowest possibility of failure occurrence, avoiding this risk if possible. Product design, operational variables or both of these factors may introduce safety features. During a product life the reliability decreases. Meanwhile, it is possible to control and to minimize this degradation. One way of assures the delay of equipment reliability degradation during its operational life consists on the use of an adequate maintenance policy. The maintenance as an activity responsible for keep or return the equipment to certain operational conditions, denotes that maintenance activity has a narrow linking with actions which aim assure equipment or system reliability. Focusing the goal of maintenance regarded as a task for maintain the equipment or system reliabnility, this work presentes a procedure to select a maintenance policy based on the knowledge of the mechanisms that drive the equipment do failure occurrence. In this way, basic parameters of this process are described, sucha as: (1) statistical behavior of failure, (2) failure modes of equipment or system componentes and (3) failure progress through the system. The procedure here presented is applied to develop a maintenance plan for two diferente systems of an aircraft, named main landing gear and the AutoPilot (AP) TRANSFER BOX. The selection of these systems is based on the need for studing a mechanical system and an electronic system, in order to stress the diferences between their miantenance plans.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Gilberto Francisco Martha deCardoso, Idelcio Alexandre Palheta2000-06-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-11032024-101149/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-03-11T13:16:03Zoai:teses.usp.br:tde-11032024-101149Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-03-11T13:16:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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