Flexibilidade curricular e perfil do aluno para o século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Cristina Manuela
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25423
Resumo: Compreender a mais recente etapa da reforma curricular em curso em Portugal – designada pela expressão Flexibilidade curricular – exige que se esteja atento a aprendizagens mínimas – recentemente divulgadas – mas também que se faça uma reflexão fundamentada sobre o documento Perfil dos alunos para o séc. XXI, que apresenta uma proposta fundamentada de competências que os futuros cidadãos deverão apresentar à saída da escolaridade obrigatória e algumas sugestões para o seu desenvolvimento. Nesta obra, num primeiro momento, pretende-se analisar essas competências – que estão diretamente relacionadas com as últimas tendências em Educação a nível internacional – e refletir sobre as suas implicações na organização do processo de ensino e aprendizagem. Num segundo momento, discutimos a ligação entre estas orientações e a abordagem transversal do ensino e aprendizagem da língua portuguesa como língua materna e a formação para a sua operacionalização. Num terceiro momento, apresentamos os resultados da análise de projetos ligados ao ensino e aprendizagem do Português como língua materna no 1º Ciclo do Ensino Básico, a fim de identificar atividades que podem contribuir para o desenvolvimento de todas as competências que o aluno deverá apresentar à saída do ensino obrigatório.
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spelling Flexibilidade curricular e perfil do aluno para o século XXIDesenvolvimento dos currículosEstratégias da aprendizagemEnsino da língua maternaDesenvolvimento de competênciasLíngua portuguesaReforma do ensinoCompreender a mais recente etapa da reforma curricular em curso em Portugal – designada pela expressão Flexibilidade curricular – exige que se esteja atento a aprendizagens mínimas – recentemente divulgadas – mas também que se faça uma reflexão fundamentada sobre o documento Perfil dos alunos para o séc. XXI, que apresenta uma proposta fundamentada de competências que os futuros cidadãos deverão apresentar à saída da escolaridade obrigatória e algumas sugestões para o seu desenvolvimento. Nesta obra, num primeiro momento, pretende-se analisar essas competências – que estão diretamente relacionadas com as últimas tendências em Educação a nível internacional – e refletir sobre as suas implicações na organização do processo de ensino e aprendizagem. Num segundo momento, discutimos a ligação entre estas orientações e a abordagem transversal do ensino e aprendizagem da língua portuguesa como língua materna e a formação para a sua operacionalização. Num terceiro momento, apresentamos os resultados da análise de projetos ligados ao ensino e aprendizagem do Português como língua materna no 1º Ciclo do Ensino Básico, a fim de identificar atividades que podem contribuir para o desenvolvimento de todas as competências que o aluno deverá apresentar à saída do ensino obrigatório.Comprender la más reciente etapa de la reforma curricular en curso en Portugal – denominada Flexibilidad curricular – demanda atención a aprendizajes esenciales – de divulgación reciente – mas también una reflexión sobre lo documento Perfil dos alunos para o séc. XXI, que presenta una propuesta fundamentada de competencias que los futuros ciudadanos deberán ter desarrollado a la salida de la escolaridad obligatoria e algunas sugestiones para su desarrollo. En esta publicacion, en una primera etapa, se procura analisar esas competencias – diretamente relacionadas con las ultimas tendencias internacionales en Educacion – e refletir sobre sus implicaciones en la organización del proceso de enseñanza e aprendizaje. En una segunda etapa, discutimos la ligacion entre estas orientaciones e el abordaje transversal de la enseñanza e aprendizaje de la lengua portuguesa como lengua materna e la formacion para su operacionalización. En una tercera etapa, presentamos los resultados de la analise de proyetos ligados a la enseñanza e aprendizaje del Portugues como lengua materna en primaria, para identificar atividades que pueden contribuir para el desarrollo de todas las competencias que el alumno debera possuir a la salida de la enseñanza obrigatória.Understanding the most recent phase in the curricular reformation which is being ennacted in Portugal – named Curricular flexibility – demands attention to minimum learning goals – recently published – but also a reflection on the document Perfil dos alunos para o séc. XXI [Profile of the pupils in the 21st century], that proposes competences the future citizens must present when they leave compulsory education and suggestions for their development. In this handbook, in a first moment, we analyze thoses competences – directly related to the newest international tendencies in Education – and reflect on their consequences in what concerns the organization of the process of teaching and learning. In a second moment, we discuss the relations between these guidelines and the transversal approach of the process of teaching and learning the mother tongue and the training for its operationalization. In a third moment, we present the results of the analysis of projects concerning the teaching and learning of Portuguese as a mother tongue in primary school, in order to identify activities that may contribute to the development of all the competences the pupil must present when he/she leaves compulsory education.Comprendre la plus récente de la réforme curriculaire en cours au Portugal – denommée Flexibilité curriculaire – demande attention aux apprentissages minimaux – récemment publiés – mais aussi une réflexion profonde sur le document Perfil dos alunos para o séc. XXI [Profil des étudiants pour le siècle XXI], qui présente des compétences que les étudiants devront posséder au moment de quitter la scolarité obligatoire et des suggestions pour leur développement. Dans cet ouvrage, dans un premier moment, on prétend analyser ces compétences – directement liées aux tendances internationales les plus récentes en Éducation – et réflechir sur leurs conséquences en ce qui concerne l’organisation de l’enseignement et de l’apprentissage. Dans un deuxième moment, on discute les rapports entre ces directives et l’approche transversale de l’enseignement et apprentissage du Portugais comme langue maternelle et la formation des enseignants à ce but. Dans un troisième moment, on présente les résultats de l’analyse de projets liées à l’enseignement et apprentissage du Portugais comme langue maternelle à l’école primaire, afin d’identifier des activités qui permettent de développer toutes les compétences que l’étudiant devra présenter à la fin de la scolarité obligatoire.UA Editora2019-02-25T10:23:41Z2019-02-01T00:00:00Z2019-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25423porSá, Cristina Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:49:27Zoai:ria.ua.pt:10773/25423Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:43.872687Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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