Comunicando e motivando crianças com perturbações do espectro do autismo através da música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rybina, Iryna
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14361
Resumo: Com este estágio pretendeu-se estudar e intervir, numa perspetivo sistémico, sobre a realidade em que se encontrava uma criança portadora de síndrome de X-frágil com comportamentos autísticos. Procurou-se compreender e avaliar o impacto das variáveis individuais e contextuais no desempenho da criança, bem como identificar e otimizar as potencialidades dos vários recursos para o seu desenvolvimento e aprendizagem, com especial ênfase nas capacidades envolvidas na comunicação, motivação e comportamento interpessoal. Os objetivos da investigação foram concretizados através de uma dinâmica de estudo de caso, no contexto da escola do 1º ciclo do ensino básico que o aluno frequentava, na região centro de Portugal. No início do estudo/estágio, depois de analisar as dificuldades do aluno, optou-se por recorrer a uma combinação de métodos como musicoterapia, logoterapia ou rítmica de fala, e contoterapia. Elaboraram-se planos para dez sessões de intervenção, para as quais se construíram várias ferramentas contingentes com as características do aluno e do grupo em que ele estava inserido. Entre estas, desenvolveu-se uma ferramenta transversal, que consistiu na construção de várias histórias interativas, adaptadas a crianças com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), compreendendo atividades musicais, manuais e de fala. Emergindo do estudo qualitativo e interpretativo realizado, confirmou-se a importância dos métodos escolhidos no desenvolvimento da motivação e comunicação do aluno.
id RCAP_b7511b0dbdea3d8b5734dc8cdc24c06c
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14361
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicando e motivando crianças com perturbações do espectro do autismo através da músicaEducação especialAutismoCrianças autistasMotivação para a aprendizagemEducação musicalCom este estágio pretendeu-se estudar e intervir, numa perspetivo sistémico, sobre a realidade em que se encontrava uma criança portadora de síndrome de X-frágil com comportamentos autísticos. Procurou-se compreender e avaliar o impacto das variáveis individuais e contextuais no desempenho da criança, bem como identificar e otimizar as potencialidades dos vários recursos para o seu desenvolvimento e aprendizagem, com especial ênfase nas capacidades envolvidas na comunicação, motivação e comportamento interpessoal. Os objetivos da investigação foram concretizados através de uma dinâmica de estudo de caso, no contexto da escola do 1º ciclo do ensino básico que o aluno frequentava, na região centro de Portugal. No início do estudo/estágio, depois de analisar as dificuldades do aluno, optou-se por recorrer a uma combinação de métodos como musicoterapia, logoterapia ou rítmica de fala, e contoterapia. Elaboraram-se planos para dez sessões de intervenção, para as quais se construíram várias ferramentas contingentes com as características do aluno e do grupo em que ele estava inserido. Entre estas, desenvolveu-se uma ferramenta transversal, que consistiu na construção de várias histórias interativas, adaptadas a crianças com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), compreendendo atividades musicais, manuais e de fala. Emergindo do estudo qualitativo e interpretativo realizado, confirmou-se a importância dos métodos escolhidos no desenvolvimento da motivação e comunicação do aluno.The aim of this practicum, was studying a reality of a child with X fragile syndrome with autistic behaviour as well as intervening in this reality in a systemic perspective. We sought to understand and check the impact of the individual and contextual variables on the child’s behaviour as well as to identify and optimize the several resources’ potentialities in order to improve the child’s development and learning process, specially focusing on the communication, motivation and interpersonal behaviour capacities. This investigation goals were achieved through a case study dynamic in the context of the 1st cycle of basic education school attended by the child and located in the center region of Portugal. At the beginning of the study/practicum and after analysing all the student difficulties, we decided to recourse to a combination of methods like musicotherapy, logotherapy, speech rhythmic and short stories therapy. Plans for ten sessions of intervention were elaborated with the help of specific tools according to the student particular characteristics as well as to the group he was inserted in. Among others, a transversal tool was developed, consisting of several interactive short stories adaptated to children with autism spectrum disorders (ASD) comprising musical and manual activities and speech. The importance of the chosen methods for the student’s motivation and communication developing was confirmed by the qualifying and interpretative study.Universidade de Aveiro2015-07-08T10:31:40Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14361TID:201577623porRybina, Irynainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:15Zoai:ria.ua.pt:10773/14361Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:57.189323Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicando e motivando crianças com perturbações do espectro do autismo através da música
title Comunicando e motivando crianças com perturbações do espectro do autismo através da música
spellingShingle Comunicando e motivando crianças com perturbações do espectro do autismo através da música
Rybina, Iryna
Educação especial
Autismo
Crianças autistas
Motivação para a aprendizagem
Educação musical
title_short Comunicando e motivando crianças com perturbações do espectro do autismo através da música
title_full Comunicando e motivando crianças com perturbações do espectro do autismo através da música
title_fullStr Comunicando e motivando crianças com perturbações do espectro do autismo através da música
title_full_unstemmed Comunicando e motivando crianças com perturbações do espectro do autismo através da música
title_sort Comunicando e motivando crianças com perturbações do espectro do autismo através da música
author Rybina, Iryna
author_facet Rybina, Iryna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rybina, Iryna
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Autismo
Crianças autistas
Motivação para a aprendizagem
Educação musical
topic Educação especial
Autismo
Crianças autistas
Motivação para a aprendizagem
Educação musical
description Com este estágio pretendeu-se estudar e intervir, numa perspetivo sistémico, sobre a realidade em que se encontrava uma criança portadora de síndrome de X-frágil com comportamentos autísticos. Procurou-se compreender e avaliar o impacto das variáveis individuais e contextuais no desempenho da criança, bem como identificar e otimizar as potencialidades dos vários recursos para o seu desenvolvimento e aprendizagem, com especial ênfase nas capacidades envolvidas na comunicação, motivação e comportamento interpessoal. Os objetivos da investigação foram concretizados através de uma dinâmica de estudo de caso, no contexto da escola do 1º ciclo do ensino básico que o aluno frequentava, na região centro de Portugal. No início do estudo/estágio, depois de analisar as dificuldades do aluno, optou-se por recorrer a uma combinação de métodos como musicoterapia, logoterapia ou rítmica de fala, e contoterapia. Elaboraram-se planos para dez sessões de intervenção, para as quais se construíram várias ferramentas contingentes com as características do aluno e do grupo em que ele estava inserido. Entre estas, desenvolveu-se uma ferramenta transversal, que consistiu na construção de várias histórias interativas, adaptadas a crianças com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), compreendendo atividades musicais, manuais e de fala. Emergindo do estudo qualitativo e interpretativo realizado, confirmou-se a importância dos métodos escolhidos no desenvolvimento da motivação e comunicação do aluno.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-07-08T10:31:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14361
TID:201577623
url http://hdl.handle.net/10773/14361
identifier_str_mv TID:201577623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137550170849280