Comunicando e motivando crianças com perturbações do espectro do autismo através da música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14361 |
Resumo: | Com este estágio pretendeu-se estudar e intervir, numa perspetivo sistémico, sobre a realidade em que se encontrava uma criança portadora de síndrome de X-frágil com comportamentos autísticos. Procurou-se compreender e avaliar o impacto das variáveis individuais e contextuais no desempenho da criança, bem como identificar e otimizar as potencialidades dos vários recursos para o seu desenvolvimento e aprendizagem, com especial ênfase nas capacidades envolvidas na comunicação, motivação e comportamento interpessoal. Os objetivos da investigação foram concretizados através de uma dinâmica de estudo de caso, no contexto da escola do 1º ciclo do ensino básico que o aluno frequentava, na região centro de Portugal. No início do estudo/estágio, depois de analisar as dificuldades do aluno, optou-se por recorrer a uma combinação de métodos como musicoterapia, logoterapia ou rítmica de fala, e contoterapia. Elaboraram-se planos para dez sessões de intervenção, para as quais se construíram várias ferramentas contingentes com as características do aluno e do grupo em que ele estava inserido. Entre estas, desenvolveu-se uma ferramenta transversal, que consistiu na construção de várias histórias interativas, adaptadas a crianças com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), compreendendo atividades musicais, manuais e de fala. Emergindo do estudo qualitativo e interpretativo realizado, confirmou-se a importância dos métodos escolhidos no desenvolvimento da motivação e comunicação do aluno. |
id |
RCAP_b7511b0dbdea3d8b5734dc8cdc24c06c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/14361 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comunicando e motivando crianças com perturbações do espectro do autismo através da músicaEducação especialAutismoCrianças autistasMotivação para a aprendizagemEducação musicalCom este estágio pretendeu-se estudar e intervir, numa perspetivo sistémico, sobre a realidade em que se encontrava uma criança portadora de síndrome de X-frágil com comportamentos autísticos. Procurou-se compreender e avaliar o impacto das variáveis individuais e contextuais no desempenho da criança, bem como identificar e otimizar as potencialidades dos vários recursos para o seu desenvolvimento e aprendizagem, com especial ênfase nas capacidades envolvidas na comunicação, motivação e comportamento interpessoal. Os objetivos da investigação foram concretizados através de uma dinâmica de estudo de caso, no contexto da escola do 1º ciclo do ensino básico que o aluno frequentava, na região centro de Portugal. No início do estudo/estágio, depois de analisar as dificuldades do aluno, optou-se por recorrer a uma combinação de métodos como musicoterapia, logoterapia ou rítmica de fala, e contoterapia. Elaboraram-se planos para dez sessões de intervenção, para as quais se construíram várias ferramentas contingentes com as características do aluno e do grupo em que ele estava inserido. Entre estas, desenvolveu-se uma ferramenta transversal, que consistiu na construção de várias histórias interativas, adaptadas a crianças com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), compreendendo atividades musicais, manuais e de fala. Emergindo do estudo qualitativo e interpretativo realizado, confirmou-se a importância dos métodos escolhidos no desenvolvimento da motivação e comunicação do aluno.The aim of this practicum, was studying a reality of a child with X fragile syndrome with autistic behaviour as well as intervening in this reality in a systemic perspective. We sought to understand and check the impact of the individual and contextual variables on the child’s behaviour as well as to identify and optimize the several resources’ potentialities in order to improve the child’s development and learning process, specially focusing on the communication, motivation and interpersonal behaviour capacities. This investigation goals were achieved through a case study dynamic in the context of the 1st cycle of basic education school attended by the child and located in the center region of Portugal. At the beginning of the study/practicum and after analysing all the student difficulties, we decided to recourse to a combination of methods like musicotherapy, logotherapy, speech rhythmic and short stories therapy. Plans for ten sessions of intervention were elaborated with the help of specific tools according to the student particular characteristics as well as to the group he was inserted in. Among others, a transversal tool was developed, consisting of several interactive short stories adaptated to children with autism spectrum disorders (ASD) comprising musical and manual activities and speech. The importance of the chosen methods for the student’s motivation and communication developing was confirmed by the qualifying and interpretative study.Universidade de Aveiro2015-07-08T10:31:40Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14361TID:201577623porRybina, Irynainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:15Zoai:ria.ua.pt:10773/14361Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:57.189323Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicando e motivando crianças com perturbações do espectro do autismo através da música |
title |
Comunicando e motivando crianças com perturbações do espectro do autismo através da música |
spellingShingle |
Comunicando e motivando crianças com perturbações do espectro do autismo através da música Rybina, Iryna Educação especial Autismo Crianças autistas Motivação para a aprendizagem Educação musical |
title_short |
Comunicando e motivando crianças com perturbações do espectro do autismo através da música |
title_full |
Comunicando e motivando crianças com perturbações do espectro do autismo através da música |
title_fullStr |
Comunicando e motivando crianças com perturbações do espectro do autismo através da música |
title_full_unstemmed |
Comunicando e motivando crianças com perturbações do espectro do autismo através da música |
title_sort |
Comunicando e motivando crianças com perturbações do espectro do autismo através da música |
author |
Rybina, Iryna |
author_facet |
Rybina, Iryna |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rybina, Iryna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Autismo Crianças autistas Motivação para a aprendizagem Educação musical |
topic |
Educação especial Autismo Crianças autistas Motivação para a aprendizagem Educação musical |
description |
Com este estágio pretendeu-se estudar e intervir, numa perspetivo sistémico, sobre a realidade em que se encontrava uma criança portadora de síndrome de X-frágil com comportamentos autísticos. Procurou-se compreender e avaliar o impacto das variáveis individuais e contextuais no desempenho da criança, bem como identificar e otimizar as potencialidades dos vários recursos para o seu desenvolvimento e aprendizagem, com especial ênfase nas capacidades envolvidas na comunicação, motivação e comportamento interpessoal. Os objetivos da investigação foram concretizados através de uma dinâmica de estudo de caso, no contexto da escola do 1º ciclo do ensino básico que o aluno frequentava, na região centro de Portugal. No início do estudo/estágio, depois de analisar as dificuldades do aluno, optou-se por recorrer a uma combinação de métodos como musicoterapia, logoterapia ou rítmica de fala, e contoterapia. Elaboraram-se planos para dez sessões de intervenção, para as quais se construíram várias ferramentas contingentes com as características do aluno e do grupo em que ele estava inserido. Entre estas, desenvolveu-se uma ferramenta transversal, que consistiu na construção de várias histórias interativas, adaptadas a crianças com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), compreendendo atividades musicais, manuais e de fala. Emergindo do estudo qualitativo e interpretativo realizado, confirmou-se a importância dos métodos escolhidos no desenvolvimento da motivação e comunicação do aluno. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-07-08T10:31:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/14361 TID:201577623 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/14361 |
identifier_str_mv |
TID:201577623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137550170849280 |