A intervenção com pares mediadores na promoção de competências sociais numa criança com perturbações do espectro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Maria Fernanda Neves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11266
Resumo: A interacção com pares assume um papel particularmente relevante no desenvolvimento da criança e da sua competência social. No entanto, nas crianças com autismo, o défice nas interacções sociais está sempre presente, embora com espectro de gravidade variável. As capacidades destas crianças para desenvolver interacções sociais são limitadas, quer pela ausência de iniciações sociais com os pares, que pela falta de sensibilidade às iniciações dos outros. Frequentemente evitam o contacto social, isolam-se e respondem de forma negativa. Quando fazem abordagens sociais, estas são inadequadas e orientadas em função dos seus interesses e ideias repetitivas. (...)
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