A autoavaliação como processo de melhoria : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Athayde, Afonso José Ganho Pereira de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/23053
Resumo: As práticas de autoavaliação nas escolas, como reflexão profunda sobre as normas e as práticas que se encontram instituídas, pretende-se sistemática e com consequências e reflexos reais ao nível da melhoria do funcionamento da escola, promovendo mais aprendizagens para todos e uma maior e melhor integração das crianças na sociedade. Trata-se, portanto, de práticas essenciais para que as crianças possam ser mais bem formadas, mais felizes e, certamente com muito mais capacidades para transformar o mundo atual, que se apresenta afundado numa crise financeira e económica mas, principalmente, numa crise resultante da ausência de valores. O presente trabalho centra-se nos processos de autoavaliação de um Colégio que se afirma como sendo uma instituição educativa empenhada em aperfeiçoar a ação educativa, analisando-os com base na perspetiva da melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem. O presente estudo consiste, pois, num estudo de caso do tipo descritivo, analítico e interpretativo, pretendendo-se conhecer em profundidade as dinâmicas de autoavaliação implementadas no Colégio e os seus reflexos ao nível da melhoria dos processos e dos resultados educativos. Neste contexto, procede-se a uma sistematização e análise das práticas de autoavaliação, centrando essa análise na consistência e coerência dessas práticas, confrontando-as com a eficácia percecionada por diferentes atores da comunidade educativa ao nível dos impactos produzidos na melhoria das aprendizagens. Como técnicas de recolha de dados recorreu-se à aplicação de um questionário aos professores do Colégio, à realização de uma entrevista a elementos da Direção e a dois grupos de discussão focalizada com alunos. Verificámos que o Colégio tem práticas de autoavaliação instituídas, com consequências na vida escolar, embora sem uma integração efetiva de todos os membros da comunidade escolar nesses mesmos processos.
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