Paradigma da melhoria : dos processos e dos resultados no Colégio Moderno de S. José
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/20242 |
Resumo: | O presente trabalho de projeto inscreve-se em duas fortes convicções – a primeira, o Colégio Moderno de S. José, em Vila Real, só poderá ‘sobreviver’ se se demarcar claramente como Instituição de referência, não só a nível local, como também no sistema nacional de ensino. Para atingir este objetivo, alguns e significativos passos estão a ser dados. É imprescindível, assim, não desacelerar toda a dinâmica de melhoria implementada no Colégio; – a segunda, será a forte convicção de que os professores são os autores privilegiados, os protagonistas da história que o Colégio está a escrever, e de que cada um de nós, lideranças, professores, alunos, pais/encarregados de educação (e.e.), auxiliares da ação educativa, tem nas suas mãos a chave de transformação da Escola que faz a diferença. Neste sentido, realizou-se uma avaliação holística do Colégio que procurou conjugar o olhar (e o sentir) organizacional, acompanhando intensivamente e analisando o funcionamento do Colégio, a partir de diversos prismas, com o olhar teórico da análise da literatura mais relevante sobre as problemáticas trabalhadas. A saber: i. Início de um processo de inscrição dos diversos atores nas linhas orientadoras da vida do Colégio, essencialmente através da aplicação de questionários e pela eleição dos representantes de pais e encarregados de educação por turma; ii. Desenvolvimento de uma cultura profissional docente mais reflexiva e colaborativa (e numa interação colaborativa); iii. Adoção de uma liderança colegial e transformacional, apostando no envolvimento mais ativo e capacitação das lideranças intermédias – perseguindo a construção de um sentido coletivo de ação que sustente uma melhoria contínua para o Colégio. Esta ação foi dinamizada e acompanhada pelo Serviço de Apoio à Melhoria das Escolas (SAME) da Universidade Católica Portuguesa que coordenou ações de consultoria e promoção de ações de formação. Como principais resultados do projeto são de destacar os impactos: i) ao nível de uma parceria que se vai estabelecendo cada vez mais estreita, consistente e efetiva com os Pais e Encarregados de Educação, através de uma adesão mais empenhada ao Projeto Educativo e de uma intervenção e participação pró-ativa em diversas atividades; ii) progressiva passagem de uma cultura profissional de certo modo individualista e competitiva para uma visão global mais compartilhada, uma cultura mais participativa e colaborativa; iii) instituição de dinâmicas de liderança corresponsáveis na procura de uma melhoria contínua da qualidade dos processos e resultados educativos e no cumprimento dos grandes objetivos do Colégio. |
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Paradigma da melhoria : dos processos e dos resultados no Colégio Moderno de S. JoséAutoavaliaçãoParticipação (implicação/visão partilhada)Interação colaborativaDesenvolvimento profissionalMelhoriaSelf-evaluationParticipation (shared view)Collaborative interactionProfessional developmentEnhancementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente trabalho de projeto inscreve-se em duas fortes convicções – a primeira, o Colégio Moderno de S. José, em Vila Real, só poderá ‘sobreviver’ se se demarcar claramente como Instituição de referência, não só a nível local, como também no sistema nacional de ensino. Para atingir este objetivo, alguns e significativos passos estão a ser dados. É imprescindível, assim, não desacelerar toda a dinâmica de melhoria implementada no Colégio; – a segunda, será a forte convicção de que os professores são os autores privilegiados, os protagonistas da história que o Colégio está a escrever, e de que cada um de nós, lideranças, professores, alunos, pais/encarregados de educação (e.e.), auxiliares da ação educativa, tem nas suas mãos a chave de transformação da Escola que faz a diferença. Neste sentido, realizou-se uma avaliação holística do Colégio que procurou conjugar o olhar (e o sentir) organizacional, acompanhando intensivamente e analisando o funcionamento do Colégio, a partir de diversos prismas, com o olhar teórico da análise da literatura mais relevante sobre as problemáticas trabalhadas. A saber: i. Início de um processo de inscrição dos diversos atores nas linhas orientadoras da vida do Colégio, essencialmente através da aplicação de questionários e pela eleição dos representantes de pais e encarregados de educação por turma; ii. Desenvolvimento de uma cultura profissional docente mais reflexiva e colaborativa (e numa interação colaborativa); iii. Adoção de uma liderança colegial e transformacional, apostando no envolvimento mais ativo e capacitação das lideranças intermédias – perseguindo a construção de um sentido coletivo de ação que sustente uma melhoria contínua para o Colégio. Esta ação foi dinamizada e acompanhada pelo Serviço de Apoio à Melhoria das Escolas (SAME) da Universidade Católica Portuguesa que coordenou ações de consultoria e promoção de ações de formação. Como principais resultados do projeto são de destacar os impactos: i) ao nível de uma parceria que se vai estabelecendo cada vez mais estreita, consistente e efetiva com os Pais e Encarregados de Educação, através de uma adesão mais empenhada ao Projeto Educativo e de uma intervenção e participação pró-ativa em diversas atividades; ii) progressiva passagem de uma cultura profissional de certo modo individualista e competitiva para uma visão global mais compartilhada, uma cultura mais participativa e colaborativa; iii) instituição de dinâmicas de liderança corresponsáveis na procura de uma melhoria contínua da qualidade dos processos e resultados educativos e no cumprimento dos grandes objetivos do Colégio.The current project work is based on two strong convictions – firstly, the Colégio Moderno de S. José in Vila Real will only “survive” if it is clearly marked as an Institution of reference, not only locally but also in the national education system. Some important steps are being taken in order to reach that goal. Therefore, it is important to keep the rhythm of the reforms implemented on the College; – secondly, the strong conviction that the teachers are the privileged authors and the protagonists in the history of the Colégio Moderno de S. José is writing and that each one of us (leaders, teachers, students, parents/educators, auxiliary staff) have the key to the transformation of the School that makes the difference. For this reason, a holistic evaluation of the College has been done to unify the organizational sight (and feel), strongly following and analyzing the College running from different perspectives with a theoretical look on the most relevant literature analysis about the worked issues. To take in consideration: I. The beginning of the registering process of the multiple players within the guidelines of the Colégio Moderno de S. José, through question applications and election of parents and educators representatives for each class; II. Development of a more reflexive and collaborative teaching professional culture; III. Adopting an innovative leadership based on a more active performance of the inter-medium level – aiming for a collective sense of action. This goal was performed by the Serviço de Apoio à Melhoria das Escolas (SAME) of the Universidade Católica Portuguesa that has been coordinating consulting and promoting training actions. Regarding the main results of the project, we highlight the following impacts: i) a degree of a partnership which is establishing increasingly close bonds consistent and effective with the parents and tutors through a membership committed to the Educational Project and an intervention and proactive participation in various activities; ii) The progressive transition from a professional culture somehow individualistic and competitive, to a more global and shared vision, a more participatory and collaborative culture; iii) Implementation of co-responsive leadership dynamics in the search for a continuous improvement of the quality of educational processes as well as their outcomes and in achieving the greatest goals of the College.Alves, José Joaquim Ferreira MatiasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMonteiro, Maria Luciana dos Santos Cunha2016-06-21T09:56:51Z2015-11-0220152015-11-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20242TID:201491044porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:26:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:16:43.263067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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