Pop-up spaces: designing a pop-up space for online media platform Reform the Funk

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gahamire, Rosalind Uwantege
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38772
Resumo: Este projeto explora o conceito de espaços pop-up, examinando a sua evolução histórica e inserido em diferentes manifestações. Sendo o propósito desta pesquisa ser proporcionar um entendimento de como a comunicação das marcas é oferecido através do design de experiências e espaços, contribuindo para o desenvolvimento de um espaço pop-up para o cliente Reform The Funk - uma plataforma de mídia digital. Para o propósito deste projeto, o termo pop-up é entendido como uma forma de comunicação de marca centrado em eventos, relacionando-se com conceitos da economia de atenção e experiência. A definição de experiência e o que constitui uma são explorados através das lentes da arquitectura e do marketing, sendo que o design de um espaço pop-up reside na interseção de ambas disciplinas. Ao pesquisar estratégias de pop-up e como têm sido realizadas através do design de espaço, o projeto ambiciona desenvolver um espaço pop-up que responde às necessidades do cliente. Criar uma intervenção através do espaço que atraia novas audiências e reforçar laços aos já existentes através do fomento do compromisso com a marca, numa dimensão física. Normalmente localizados em espaços visíveis, entusiasmantes e inesperados, os designs ajudam a criar um buzz ao redor de espaços pop-up. Imagens partilhadas nas redes sociais atraem mais pessoas para os visitar, tal como para criar uma memória coletiva duradoura do pop-up que reside no meio digital. As principais descobertas da pesquisa mostram que marcas digitais que usaram experiências pop-up usufruíram de um efeito sinérgico que redireciona audiências de volta para a sua presença online. Experiências que atraem mais dos sentidos ou encorajam diferentes tipos de exploração por parte do usuário, eram consideradas experiências com maior impacto. A pesquisa também mostrou que a memória de uma experiência positiva, mesmo sem se lembrar de detalhes, também cria uma associação positiva duradoura em relação à marca.
id RCAP_b7ad46a182fe1c8b31f5b87c206bb767
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38772
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pop-up spaces: designing a pop-up space for online media platform Reform the FunkEspaços pop-upExperiências pop-upComunicação de marcaDesign de experiênciaEconomia de experiênciaEconomia de atençãoDesign de espaços pop-upEste projeto explora o conceito de espaços pop-up, examinando a sua evolução histórica e inserido em diferentes manifestações. Sendo o propósito desta pesquisa ser proporcionar um entendimento de como a comunicação das marcas é oferecido através do design de experiências e espaços, contribuindo para o desenvolvimento de um espaço pop-up para o cliente Reform The Funk - uma plataforma de mídia digital. Para o propósito deste projeto, o termo pop-up é entendido como uma forma de comunicação de marca centrado em eventos, relacionando-se com conceitos da economia de atenção e experiência. A definição de experiência e o que constitui uma são explorados através das lentes da arquitectura e do marketing, sendo que o design de um espaço pop-up reside na interseção de ambas disciplinas. Ao pesquisar estratégias de pop-up e como têm sido realizadas através do design de espaço, o projeto ambiciona desenvolver um espaço pop-up que responde às necessidades do cliente. Criar uma intervenção através do espaço que atraia novas audiências e reforçar laços aos já existentes através do fomento do compromisso com a marca, numa dimensão física. Normalmente localizados em espaços visíveis, entusiasmantes e inesperados, os designs ajudam a criar um buzz ao redor de espaços pop-up. Imagens partilhadas nas redes sociais atraem mais pessoas para os visitar, tal como para criar uma memória coletiva duradoura do pop-up que reside no meio digital. As principais descobertas da pesquisa mostram que marcas digitais que usaram experiências pop-up usufruíram de um efeito sinérgico que redireciona audiências de volta para a sua presença online. Experiências que atraem mais dos sentidos ou encorajam diferentes tipos de exploração por parte do usuário, eram consideradas experiências com maior impacto. A pesquisa também mostrou que a memória de uma experiência positiva, mesmo sem se lembrar de detalhes, também cria uma associação positiva duradoura em relação à marca.This project explores the concept of pop-up spaces, examining its evolution throughout history and within various different manifestations. The purpose of this research being to provide an understanding of how brand communication is offered through designed experiences and spaces, aiding towards the development of a pop-up space for the client Reform The Funkan online media platform. For the purpose of this project, the term pop-up is understood as an event centred form of brand communication, relating to this, the surrounding concepts of the experience and attention economy. The definition of experience and what constitutes as an experience are explored through the lens of an architectural and marketing understanding, as the design of a pop-up space lies at the intersection of these disciplines. By researching pop-up strategies and how they have been realised through spatial design, the project aims to develop a pop-up space that responds to the needs of the client. Creating an intervention through space in which to attract new audiences and strengthen ties to existing ones by fostering engagement with the brand in a physical setting. Usually located in visible spaces, exciting and unexpected spatial design helps create a buzz around pop-up spaces. Images shared on social media draw more people to visit, as well as create a lasting collective memory of the pop-up that lives on in the digital realm. Key findings from the research found that digital brands used pop-up experiences to create a halo effect that redirects audiences back to their online presence. Experiences that engaged more of the senses, or encouraged different types of exploration from the user, were deemed to be more impactful experiences. The research also showed that the memory of a positive experience, even if no details were recalled, also created lasting positive associations to the brand.Rodrigues, Sara Roby Malheiro CardosoRepositório ComumGahamire, Rosalind Uwantege2022-01-11T12:32:05Z2021-11-01T00:00:00Z2021-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38772202855554enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:41Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:36.456878Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pop-up spaces: designing a pop-up space for online media platform Reform the Funk
title Pop-up spaces: designing a pop-up space for online media platform Reform the Funk
spellingShingle Pop-up spaces: designing a pop-up space for online media platform Reform the Funk
Gahamire, Rosalind Uwantege
Espaços pop-up
Experiências pop-up
Comunicação de marca
Design de experiência
Economia de experiência
Economia de atenção
Design de espaços pop-up
title_short Pop-up spaces: designing a pop-up space for online media platform Reform the Funk
title_full Pop-up spaces: designing a pop-up space for online media platform Reform the Funk
title_fullStr Pop-up spaces: designing a pop-up space for online media platform Reform the Funk
title_full_unstemmed Pop-up spaces: designing a pop-up space for online media platform Reform the Funk
title_sort Pop-up spaces: designing a pop-up space for online media platform Reform the Funk
author Gahamire, Rosalind Uwantege
author_facet Gahamire, Rosalind Uwantege
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Sara Roby Malheiro Cardoso
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gahamire, Rosalind Uwantege
dc.subject.por.fl_str_mv Espaços pop-up
Experiências pop-up
Comunicação de marca
Design de experiência
Economia de experiência
Economia de atenção
Design de espaços pop-up
topic Espaços pop-up
Experiências pop-up
Comunicação de marca
Design de experiência
Economia de experiência
Economia de atenção
Design de espaços pop-up
description Este projeto explora o conceito de espaços pop-up, examinando a sua evolução histórica e inserido em diferentes manifestações. Sendo o propósito desta pesquisa ser proporcionar um entendimento de como a comunicação das marcas é oferecido através do design de experiências e espaços, contribuindo para o desenvolvimento de um espaço pop-up para o cliente Reform The Funk - uma plataforma de mídia digital. Para o propósito deste projeto, o termo pop-up é entendido como uma forma de comunicação de marca centrado em eventos, relacionando-se com conceitos da economia de atenção e experiência. A definição de experiência e o que constitui uma são explorados através das lentes da arquitectura e do marketing, sendo que o design de um espaço pop-up reside na interseção de ambas disciplinas. Ao pesquisar estratégias de pop-up e como têm sido realizadas através do design de espaço, o projeto ambiciona desenvolver um espaço pop-up que responde às necessidades do cliente. Criar uma intervenção através do espaço que atraia novas audiências e reforçar laços aos já existentes através do fomento do compromisso com a marca, numa dimensão física. Normalmente localizados em espaços visíveis, entusiasmantes e inesperados, os designs ajudam a criar um buzz ao redor de espaços pop-up. Imagens partilhadas nas redes sociais atraem mais pessoas para os visitar, tal como para criar uma memória coletiva duradoura do pop-up que reside no meio digital. As principais descobertas da pesquisa mostram que marcas digitais que usaram experiências pop-up usufruíram de um efeito sinérgico que redireciona audiências de volta para a sua presença online. Experiências que atraem mais dos sentidos ou encorajam diferentes tipos de exploração por parte do usuário, eram consideradas experiências com maior impacto. A pesquisa também mostrou que a memória de uma experiência positiva, mesmo sem se lembrar de detalhes, também cria uma associação positiva duradoura em relação à marca.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-01T00:00:00Z
2021-11-01T00:00:00Z
2022-01-11T12:32:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/38772
202855554
url http://hdl.handle.net/10400.26/38772
identifier_str_mv 202855554
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130003016777728