O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Íris Susana
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/46917
Resumo: O artigo resulta de uma investigação realizada no âmbito de uma iniciativa governamental destinada a melhorar os níveis de literacia nas séries iniciais do ensino fundamental em Portugal. A investigadora estudou as representações dos alunos sobre essa experiência por meio da realização de entrevistas em grupo. Este artigo analisa os dados referentes às representações dos alunos sobre uma das dimensões pedagógicas centrais da aprendizagem da literacia, nomeadamente a constituída pela prática situada. A análise qualitativa revela representações muito positivas sobre a prática que situou a aprendizagem, tendo os alunos expressado opiniões e sentimentos extremamente favoráveis sobre a prática de aprendizagem de literacia que experimentaram. A análise dos dados desvelou ainda que o contexto que situou a aprendizagem foi ativo, lúdico, colaborativo e mediado pelas TIC. Esses resultados fundamentam, do ponto de vista único dos próprios aprendentes, uma redefinição do entendimento atual do princípio da prática situada da literacia nas séries iniciais do ensino fundamental, no sentido do reconhecimento da centralidade da ludicidade nessa aprendizagem.
id RCAP_b7cb88048323a1aae8f32022ea7847dd
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46917
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunosThe principle of situated practice in literacy learning: students’ perspectivesLiteraciaPedagogiaPrática situadaEntrevista em grupoLudicidadeLiteracyPedagogySituated practiceFroup interviewPlayfulnesPlayfulnessCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO artigo resulta de uma investigação realizada no âmbito de uma iniciativa governamental destinada a melhorar os níveis de literacia nas séries iniciais do ensino fundamental em Portugal. A investigadora estudou as representações dos alunos sobre essa experiência por meio da realização de entrevistas em grupo. Este artigo analisa os dados referentes às representações dos alunos sobre uma das dimensões pedagógicas centrais da aprendizagem da literacia, nomeadamente a constituída pela prática situada. A análise qualitativa revela representações muito positivas sobre a prática que situou a aprendizagem, tendo os alunos expressado opiniões e sentimentos extremamente favoráveis sobre a prática de aprendizagem de literacia que experimentaram. A análise dos dados desvelou ainda que o contexto que situou a aprendizagem foi ativo, lúdico, colaborativo e mediado pelas TIC. Esses resultados fundamentam, do ponto de vista único dos próprios aprendentes, uma redefinição do entendimento atual do princípio da prática situada da literacia nas séries iniciais do ensino fundamental, no sentido do reconhecimento da centralidade da ludicidade nessa aprendizagem.This article derives from research developed in the context of the implementation of a governmental initiative aimed to enhance literacy learning in primary education in Portugal. The researcher studied students’ representations about their learning experience through group interviews. This article focuses on data concerning students’ representations about one of the central pedagogical dimensions of literacy learning, namely situated practice. Qualitative analysis revealed students’ very positive representations about the practice which situated their learning, as they expressed extremely favourable opinions and feelings. Data analysis further unveiled that the context of learning was active, playful, collaborative, and mediated by ICT. Such results provide foundations for a theoretical redefinition of current conceptions of situated practice by evidencing the centrality of playfulness as learning practice in the education of the first grades of primary education. This is an original contribution made from the perspectives of learners themselves(undefined)info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade de São Paulo. Faculdade de Educação (FEUSP)Universidade do MinhoPereira, Íris Susana2017-042017-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/46917porPereira, Í. S. P. (2017). O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos. Educação e Pesquisa, 43(2), 393-4101517-970210.1590/S1517-9702201702153387http://www.periodicos.usp.br/ep/article/view/136761info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-30T01:25:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46917Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:49.372938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos
The principle of situated practice in literacy learning: students’ perspectives
title O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos
spellingShingle O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos
Pereira, Íris Susana
Literacia
Pedagogia
Prática situada
Entrevista em grupo
Ludicidade
Literacy
Pedagogy
Situated practice
Froup interview
Playfulnes
Playfulness
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos
title_full O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos
title_fullStr O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos
title_full_unstemmed O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos
title_sort O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos
author Pereira, Íris Susana
author_facet Pereira, Íris Susana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Íris Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia
Pedagogia
Prática situada
Entrevista em grupo
Ludicidade
Literacy
Pedagogy
Situated practice
Froup interview
Playfulnes
Playfulness
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Literacia
Pedagogia
Prática situada
Entrevista em grupo
Ludicidade
Literacy
Pedagogy
Situated practice
Froup interview
Playfulnes
Playfulness
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O artigo resulta de uma investigação realizada no âmbito de uma iniciativa governamental destinada a melhorar os níveis de literacia nas séries iniciais do ensino fundamental em Portugal. A investigadora estudou as representações dos alunos sobre essa experiência por meio da realização de entrevistas em grupo. Este artigo analisa os dados referentes às representações dos alunos sobre uma das dimensões pedagógicas centrais da aprendizagem da literacia, nomeadamente a constituída pela prática situada. A análise qualitativa revela representações muito positivas sobre a prática que situou a aprendizagem, tendo os alunos expressado opiniões e sentimentos extremamente favoráveis sobre a prática de aprendizagem de literacia que experimentaram. A análise dos dados desvelou ainda que o contexto que situou a aprendizagem foi ativo, lúdico, colaborativo e mediado pelas TIC. Esses resultados fundamentam, do ponto de vista único dos próprios aprendentes, uma redefinição do entendimento atual do princípio da prática situada da literacia nas séries iniciais do ensino fundamental, no sentido do reconhecimento da centralidade da ludicidade nessa aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04
2017-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/46917
url https://hdl.handle.net/1822/46917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, Í. S. P. (2017). O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos. Educação e Pesquisa, 43(2), 393-410
1517-9702
10.1590/S1517-9702201702153387
http://www.periodicos.usp.br/ep/article/view/136761
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação (FEUSP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação (FEUSP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132659273695232