O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/46917 |
Resumo: | O artigo resulta de uma investigação realizada no âmbito de uma iniciativa governamental destinada a melhorar os níveis de literacia nas séries iniciais do ensino fundamental em Portugal. A investigadora estudou as representações dos alunos sobre essa experiência por meio da realização de entrevistas em grupo. Este artigo analisa os dados referentes às representações dos alunos sobre uma das dimensões pedagógicas centrais da aprendizagem da literacia, nomeadamente a constituída pela prática situada. A análise qualitativa revela representações muito positivas sobre a prática que situou a aprendizagem, tendo os alunos expressado opiniões e sentimentos extremamente favoráveis sobre a prática de aprendizagem de literacia que experimentaram. A análise dos dados desvelou ainda que o contexto que situou a aprendizagem foi ativo, lúdico, colaborativo e mediado pelas TIC. Esses resultados fundamentam, do ponto de vista único dos próprios aprendentes, uma redefinição do entendimento atual do princípio da prática situada da literacia nas séries iniciais do ensino fundamental, no sentido do reconhecimento da centralidade da ludicidade nessa aprendizagem. |
id |
RCAP_b7cb88048323a1aae8f32022ea7847dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46917 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunosThe principle of situated practice in literacy learning: students’ perspectivesLiteraciaPedagogiaPrática situadaEntrevista em grupoLudicidadeLiteracyPedagogySituated practiceFroup interviewPlayfulnesPlayfulnessCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO artigo resulta de uma investigação realizada no âmbito de uma iniciativa governamental destinada a melhorar os níveis de literacia nas séries iniciais do ensino fundamental em Portugal. A investigadora estudou as representações dos alunos sobre essa experiência por meio da realização de entrevistas em grupo. Este artigo analisa os dados referentes às representações dos alunos sobre uma das dimensões pedagógicas centrais da aprendizagem da literacia, nomeadamente a constituída pela prática situada. A análise qualitativa revela representações muito positivas sobre a prática que situou a aprendizagem, tendo os alunos expressado opiniões e sentimentos extremamente favoráveis sobre a prática de aprendizagem de literacia que experimentaram. A análise dos dados desvelou ainda que o contexto que situou a aprendizagem foi ativo, lúdico, colaborativo e mediado pelas TIC. Esses resultados fundamentam, do ponto de vista único dos próprios aprendentes, uma redefinição do entendimento atual do princípio da prática situada da literacia nas séries iniciais do ensino fundamental, no sentido do reconhecimento da centralidade da ludicidade nessa aprendizagem.This article derives from research developed in the context of the implementation of a governmental initiative aimed to enhance literacy learning in primary education in Portugal. The researcher studied students’ representations about their learning experience through group interviews. This article focuses on data concerning students’ representations about one of the central pedagogical dimensions of literacy learning, namely situated practice. Qualitative analysis revealed students’ very positive representations about the practice which situated their learning, as they expressed extremely favourable opinions and feelings. Data analysis further unveiled that the context of learning was active, playful, collaborative, and mediated by ICT. Such results provide foundations for a theoretical redefinition of current conceptions of situated practice by evidencing the centrality of playfulness as learning practice in the education of the first grades of primary education. This is an original contribution made from the perspectives of learners themselves(undefined)info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade de São Paulo. Faculdade de Educação (FEUSP)Universidade do MinhoPereira, Íris Susana2017-042017-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/46917porPereira, Í. S. P. (2017). O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos. Educação e Pesquisa, 43(2), 393-4101517-970210.1590/S1517-9702201702153387http://www.periodicos.usp.br/ep/article/view/136761info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-30T01:25:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46917Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:49.372938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos The principle of situated practice in literacy learning: students’ perspectives |
title |
O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos |
spellingShingle |
O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos Pereira, Íris Susana Literacia Pedagogia Prática situada Entrevista em grupo Ludicidade Literacy Pedagogy Situated practice Froup interview Playfulnes Playfulness Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos |
title_full |
O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos |
title_fullStr |
O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos |
title_full_unstemmed |
O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos |
title_sort |
O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos |
author |
Pereira, Íris Susana |
author_facet |
Pereira, Íris Susana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Íris Susana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia Pedagogia Prática situada Entrevista em grupo Ludicidade Literacy Pedagogy Situated practice Froup interview Playfulnes Playfulness Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Literacia Pedagogia Prática situada Entrevista em grupo Ludicidade Literacy Pedagogy Situated practice Froup interview Playfulnes Playfulness Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O artigo resulta de uma investigação realizada no âmbito de uma iniciativa governamental destinada a melhorar os níveis de literacia nas séries iniciais do ensino fundamental em Portugal. A investigadora estudou as representações dos alunos sobre essa experiência por meio da realização de entrevistas em grupo. Este artigo analisa os dados referentes às representações dos alunos sobre uma das dimensões pedagógicas centrais da aprendizagem da literacia, nomeadamente a constituída pela prática situada. A análise qualitativa revela representações muito positivas sobre a prática que situou a aprendizagem, tendo os alunos expressado opiniões e sentimentos extremamente favoráveis sobre a prática de aprendizagem de literacia que experimentaram. A análise dos dados desvelou ainda que o contexto que situou a aprendizagem foi ativo, lúdico, colaborativo e mediado pelas TIC. Esses resultados fundamentam, do ponto de vista único dos próprios aprendentes, uma redefinição do entendimento atual do princípio da prática situada da literacia nas séries iniciais do ensino fundamental, no sentido do reconhecimento da centralidade da ludicidade nessa aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04 2017-04-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/46917 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/46917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pereira, Í. S. P. (2017). O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos. Educação e Pesquisa, 43(2), 393-410 1517-9702 10.1590/S1517-9702201702153387 http://www.periodicos.usp.br/ep/article/view/136761 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação (FEUSP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação (FEUSP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132659273695232 |