Validação para a população portuguesa da Escala de Observação de Competências Precoces na Alimentação Oral
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000100014 |
Resumo: | Enquadramento: A introdução da alimentação oral (mama/tetina) no recém-nascido (RN) pré-termo baseia-se no peso, idade gestacional, estabilidade fisiológica e estado de saúde. É evidente que a avaliação através destes pressupostos tem sido uma mais-valia, porém nem sempre responde às necessidades individuais do RN. Existem instrumentos que permitem avaliar o momento adequado para o início da alimentação bem como o desempenho da criança durante o processo. Objetivos: Fazer a adaptação cultural e a avaliação das qualidades psicométrica da Early Feeding Skills Assessment Scale, versão modificada (EFS-VM). Metodologia: Estudo quantitativo, numa amostra de 698 RN, idade gestacional ≥24 e <37. A validade fatorial do modelo e a fiabilidade foi avaliada com uma análise fatorial confirmatória e o alfa de Cronbach. Resultados: A EFS-VM apresentou uma adequada validade fatorial, ([χ²(186)=913,206; p<0,001; n=698; χ²/df=4,91; CFI=0,903; TLI=0,890; RMSEA=0,075; P[rmsea≤0,05]<0,001). Conclusões: EFS-VM é um instrumento sensível, válido e fiável para observar as competências precoces do RN durante o processo de alimentação, facilitao ajustamento do plano de cuidados e permite desenvolver intervenções em parceria com as famílias. |
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