Perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem numa urgência médico-cirúrgica
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.12707/RVI22037 |
Resumo: | Enquadramento: A avaliação da satisfação dos utentes permite obter indicadores importantes para implementar estratégias promotoras de cuidados de saúde, e como tal, de satisfação. Objetivo: Identificar a perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem e, avaliar a sua relação com as variáveis sociodemográficas e profissionais. Metodologia: Estudo transversal analítico, exploratório, de cariz quantitativo, a partir da aplicação da Escala de Satisfação do Cidadão face aos Cuidados de Enfermagem (ESCCE), numa amostra de 100 utentes, numa urgência médico-cirúrgica. Resultados: Obteve-se uma pontuação média de perceção de satisfação de 217 ± 57,8. Constatou-se ainda que 41,8% da amostra, apresentou uma perceção elevada de satisfação, 23,2% moderada e 35,3% de baixa satisfação. Verificou-se uma relação estatística significativa com a variável habilitações literárias: os respondentes com menor nível de habilitação, apresentaram uma perceção de satisfação mais elevada (239 ± 60,8). Conclusão: Os resultados sugerem a pertinência em formação de competências técnica, relacional e comunicacional, como estratégias promotoras dos cuidados, e de satisfação, ao nível individual e institucional relativamente aos cuidados de enfermagem. |
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Perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem numa urgência médico-cirúrgicaPercepción de la satisfacción de los usuarios respecto a los cuidados de enfermería en un servicio de urgencias médico-quirúrgicasPerceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem numa urgência médico-cirúrgicaArtigos de InvestigaçãoEnquadramento: A avaliação da satisfação dos utentes permite obter indicadores importantes para implementar estratégias promotoras de cuidados de saúde, e como tal, de satisfação. Objetivo: Identificar a perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem e, avaliar a sua relação com as variáveis sociodemográficas e profissionais. Metodologia: Estudo transversal analítico, exploratório, de cariz quantitativo, a partir da aplicação da Escala de Satisfação do Cidadão face aos Cuidados de Enfermagem (ESCCE), numa amostra de 100 utentes, numa urgência médico-cirúrgica. Resultados: Obteve-se uma pontuação média de perceção de satisfação de 217 ± 57,8. Constatou-se ainda que 41,8% da amostra, apresentou uma perceção elevada de satisfação, 23,2% moderada e 35,3% de baixa satisfação. Verificou-se uma relação estatística significativa com a variável habilitações literárias: os respondentes com menor nível de habilitação, apresentaram uma perceção de satisfação mais elevada (239 ± 60,8). Conclusão: Os resultados sugerem a pertinência em formação de competências técnica, relacional e comunicacional, como estratégias promotoras dos cuidados, e de satisfação, ao nível individual e institucional relativamente aos cuidados de enfermagem.Background: Assessing patient satisfaction allows obtaining relevant indicators to implement strategies for improving the quality of care and, consequently, patient satisfaction. Objective: To identify patients’ perceived satisfaction with nursing care and assess its association with sociodemographic and professional variables. Methodology: Analytical, cross-sectional, and exploratory study with a quantitative approach. The Escala de Satisfação do Cidadão face aos Cuidados de Enfermagem (Citizen Satisfaction with Nursing Care Scale) was applied to a sample of 100 patients in a medical-surgical emergency unit. Results: The mean perceived satisfaction was 217 ± 57.8. In this sample, 41.8% of participants had high perceived satisfaction, 23.2% had moderate perceived satisfaction, and 35.3% had low perceived satisfaction. A statistically significant correlation was found between satisfaction and education level: participants with lower education levels had higher perceived satisfaction (239 ± 60.8). Conclusion: Technical, relational, and communication skills training is important to improve the quality of care and increase satisfaction with nursing care at an individual and institutional level.Marco contextual: La evaluación de la satisfacción de los usuarios permite obtener indicadores importantes para poner en marcha estrategias que promuevan la atención sanitaria y, con ello, la satisfacción. Objetivo: Identificar la percepción de la satisfacción de los usuarios con respecto a los cuidados de enfermería y evaluar su relación con las variables sociodemográficas y profesionales. Metodología: Estudio transversal, analítico, exploratorio y cuantitativo basado en la aplicación de la Escala de Satisfacción del Ciudadano frente a los Cuidados de Enfermería (ESCCE) en una muestra de 100 usuarios de un servicio de urgencias médico-quirúrgicas. Resultados: Se obtuvo una puntuación media de satisfacción percibida de 217 ± 57,8. También se observó que el 41,8% de la muestra tenía una percepción de satisfacción elevada, el 23,2% una satisfacción moderada y el 35,3% una satisfacción baja. Se encontró una relación estadisticamente significativa con la variable nivel de estudios: los encuestados con menor nivel de estudios tenían una mayor percepción de satisfacción (239 ± 60,8). Conclusión: Los resultados sugieren que es relevante la formación en competencias técnicas, relacionales y de comunicación, como estrategias para promover el cuidado y la satisfacción, a nivel indivi dual e institucional, respecto a los cuidados de enfermería.Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)2023-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.12707/RVI22037por2182-28830874-0283Pais, Tânia MartinsBranco, Maria Augusta Romão VeigaMagalhães, Carlos Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-26T16:00:13Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/30992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:50:15.835003Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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