Perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem numa urgência médico-cirúrgica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832023000100207 |
Resumo: | Resumo Enquadramento: A avaliação da satisfação dos utentes permite obter indicadores importantes para implementar estratégias promotoras de cuidados de saúde, e como tal, de satisfação. Objetivo: Identificar a perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem e, avaliar a sua relação com as variáveis sociodemográficas e profissionais. Metodologia: Estudo transversal analítico, exploratório, de cariz quantitativo, a partir da aplicação da Escala de Satisfação do Cidadão face aos Cuidados de Enfermagem (ESCCE), numa amostra de 100 utentes, numa urgência médico-cirúrgica. Resultados: Obteve-se uma pontuação média de perceção de satisfação de 217 ± 57,8. Constatou-se ainda que 41,8% da amostra, apresentou uma perceção elevada de satisfação, 23,2% moderada e 35,3% de baixa satisfação. Verificou-se uma relação estatística significativa com a variável habilitações literárias: os respondentes com menor nível de habilitação, apresentaram uma perceção de satisfação mais elevada (239 ± 60,8). Conclusão: Os resultados sugerem a pertinência em formação de competências técnica, relacional e comunicacional, como estratégias promotoras dos cuidados, e de satisfação, ao nível individual e institucional relativamente aos cuidados de enfermagem. |
id |
RCAP_63981ebe5a446d85461237c4cade5b5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0874-02832023000100207 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem numa urgência médico-cirúrgicasatisfação do pacientecuidados de enfermagemserviço hospitalar de emergênciaavaliação dos serviços de saúdeResumo Enquadramento: A avaliação da satisfação dos utentes permite obter indicadores importantes para implementar estratégias promotoras de cuidados de saúde, e como tal, de satisfação. Objetivo: Identificar a perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem e, avaliar a sua relação com as variáveis sociodemográficas e profissionais. Metodologia: Estudo transversal analítico, exploratório, de cariz quantitativo, a partir da aplicação da Escala de Satisfação do Cidadão face aos Cuidados de Enfermagem (ESCCE), numa amostra de 100 utentes, numa urgência médico-cirúrgica. Resultados: Obteve-se uma pontuação média de perceção de satisfação de 217 ± 57,8. Constatou-se ainda que 41,8% da amostra, apresentou uma perceção elevada de satisfação, 23,2% moderada e 35,3% de baixa satisfação. Verificou-se uma relação estatística significativa com a variável habilitações literárias: os respondentes com menor nível de habilitação, apresentaram uma perceção de satisfação mais elevada (239 ± 60,8). Conclusão: Os resultados sugerem a pertinência em formação de competências técnica, relacional e comunicacional, como estratégias promotoras dos cuidados, e de satisfação, ao nível individual e institucional relativamente aos cuidados de enfermagem.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem2023-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832023000100207Revista de Enfermagem Referência v.serVI n.2 2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832023000100207Pais,Tânia MartinsBranco,Maria Augusta Romão VeigaMagalhães,Carlos Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:13:18Zoai:scielo:S0874-02832023000100207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:41.904425Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem numa urgência médico-cirúrgica |
title |
Perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem numa urgência médico-cirúrgica |
spellingShingle |
Perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem numa urgência médico-cirúrgica Pais,Tânia Martins satisfação do paciente cuidados de enfermagem serviço hospitalar de emergência avaliação dos serviços de saúde |
title_short |
Perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem numa urgência médico-cirúrgica |
title_full |
Perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem numa urgência médico-cirúrgica |
title_fullStr |
Perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem numa urgência médico-cirúrgica |
title_full_unstemmed |
Perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem numa urgência médico-cirúrgica |
title_sort |
Perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem numa urgência médico-cirúrgica |
author |
Pais,Tânia Martins |
author_facet |
Pais,Tânia Martins Branco,Maria Augusta Romão Veiga Magalhães,Carlos Pires |
author_role |
author |
author2 |
Branco,Maria Augusta Romão Veiga Magalhães,Carlos Pires |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pais,Tânia Martins Branco,Maria Augusta Romão Veiga Magalhães,Carlos Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
satisfação do paciente cuidados de enfermagem serviço hospitalar de emergência avaliação dos serviços de saúde |
topic |
satisfação do paciente cuidados de enfermagem serviço hospitalar de emergência avaliação dos serviços de saúde |
description |
Resumo Enquadramento: A avaliação da satisfação dos utentes permite obter indicadores importantes para implementar estratégias promotoras de cuidados de saúde, e como tal, de satisfação. Objetivo: Identificar a perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem e, avaliar a sua relação com as variáveis sociodemográficas e profissionais. Metodologia: Estudo transversal analítico, exploratório, de cariz quantitativo, a partir da aplicação da Escala de Satisfação do Cidadão face aos Cuidados de Enfermagem (ESCCE), numa amostra de 100 utentes, numa urgência médico-cirúrgica. Resultados: Obteve-se uma pontuação média de perceção de satisfação de 217 ± 57,8. Constatou-se ainda que 41,8% da amostra, apresentou uma perceção elevada de satisfação, 23,2% moderada e 35,3% de baixa satisfação. Verificou-se uma relação estatística significativa com a variável habilitações literárias: os respondentes com menor nível de habilitação, apresentaram uma perceção de satisfação mais elevada (239 ± 60,8). Conclusão: Os resultados sugerem a pertinência em formação de competências técnica, relacional e comunicacional, como estratégias promotoras dos cuidados, e de satisfação, ao nível individual e institucional relativamente aos cuidados de enfermagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832023000100207 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832023000100207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832023000100207 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem Referência v.serVI n.2 2023 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137316624662528 |