Da possibilidade do ensino da expressividade no canto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Ana Carolina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/29455
Resumo: O presente relatório para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Música vertente de Canto, reflete a prática pedagógica realizada no decorrer do estágio ou prática de ensino supervisionada. Este relatório é composto por duas partes. A primeira parte propõe uma reflexão atenta acerca do estágio realizado no Instituto Gregoriano de Lisboa e a segunda parte é constituída por um projeto de investigação que pretende ser um esclarecimento acerca de como é ensinada a expressividade na aprendizagem do Canto, no ensino secundário das escolas públicas do ensino artístico da música, do distrito de Lisboa. Na primeira parte são abordados temas tais como o enquadramento da prática profissional, a caracterização do ambiente educativo, a participação na escola, a organização do ensino e da aprendizagem, o desenvolvimento pessoal e profissional da aluna estagiária, e finalmente é elaborada uma reflexão global acerca dos contributos do estágio para o seu desenvolvimento profissional. Na segunda parte do documento é desenvolvido o tema da expressividade no ensino através de uma contextualização e de um enquadramento teórico. É ainda aduzida uma metodologia de investigação e são apresentados, analisados e discutidos os dados que permitem concluir os benefícios que este projeto traz para o desenvolvimento do ensino do Canto, acrescentando, desta forma, mais valor na performance de um cantor, na execução de qualquer género musical e tipo de repertório.
id RCAP_b7f7bd0baacb27ccde7dce1f9ca82434
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/29455
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da possibilidade do ensino da expressividade no cantoEnsino artístico especializado da músicaPrática de ensino supervisionadaCantoEmoçãoExpressãoExpressividadeEnsino do cantoPerformerAprendizagem por feedbackFerramenta de ensinoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Música vertente de Canto, reflete a prática pedagógica realizada no decorrer do estágio ou prática de ensino supervisionada. Este relatório é composto por duas partes. A primeira parte propõe uma reflexão atenta acerca do estágio realizado no Instituto Gregoriano de Lisboa e a segunda parte é constituída por um projeto de investigação que pretende ser um esclarecimento acerca de como é ensinada a expressividade na aprendizagem do Canto, no ensino secundário das escolas públicas do ensino artístico da música, do distrito de Lisboa. Na primeira parte são abordados temas tais como o enquadramento da prática profissional, a caracterização do ambiente educativo, a participação na escola, a organização do ensino e da aprendizagem, o desenvolvimento pessoal e profissional da aluna estagiária, e finalmente é elaborada uma reflexão global acerca dos contributos do estágio para o seu desenvolvimento profissional. Na segunda parte do documento é desenvolvido o tema da expressividade no ensino através de uma contextualização e de um enquadramento teórico. É ainda aduzida uma metodologia de investigação e são apresentados, analisados e discutidos os dados que permitem concluir os benefícios que este projeto traz para o desenvolvimento do ensino do Canto, acrescentando, desta forma, mais valor na performance de um cantor, na execução de qualquer género musical e tipo de repertório.Dória, PaulaRepositório ComumCorreia, Ana Carolina2019-08-01T14:25:03Z2018-04-062018-04-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/29455TID:202269256pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:19:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/29455Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:16.055462Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da possibilidade do ensino da expressividade no canto
title Da possibilidade do ensino da expressividade no canto
spellingShingle Da possibilidade do ensino da expressividade no canto
Correia, Ana Carolina
Ensino artístico especializado da música
Prática de ensino supervisionada
Canto
Emoção
Expressão
Expressividade
Ensino do canto
Performer
Aprendizagem por feedback
Ferramenta de ensino
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Da possibilidade do ensino da expressividade no canto
title_full Da possibilidade do ensino da expressividade no canto
title_fullStr Da possibilidade do ensino da expressividade no canto
title_full_unstemmed Da possibilidade do ensino da expressividade no canto
title_sort Da possibilidade do ensino da expressividade no canto
author Correia, Ana Carolina
author_facet Correia, Ana Carolina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dória, Paula
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Ana Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino artístico especializado da música
Prática de ensino supervisionada
Canto
Emoção
Expressão
Expressividade
Ensino do canto
Performer
Aprendizagem por feedback
Ferramenta de ensino
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino artístico especializado da música
Prática de ensino supervisionada
Canto
Emoção
Expressão
Expressividade
Ensino do canto
Performer
Aprendizagem por feedback
Ferramenta de ensino
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Música vertente de Canto, reflete a prática pedagógica realizada no decorrer do estágio ou prática de ensino supervisionada. Este relatório é composto por duas partes. A primeira parte propõe uma reflexão atenta acerca do estágio realizado no Instituto Gregoriano de Lisboa e a segunda parte é constituída por um projeto de investigação que pretende ser um esclarecimento acerca de como é ensinada a expressividade na aprendizagem do Canto, no ensino secundário das escolas públicas do ensino artístico da música, do distrito de Lisboa. Na primeira parte são abordados temas tais como o enquadramento da prática profissional, a caracterização do ambiente educativo, a participação na escola, a organização do ensino e da aprendizagem, o desenvolvimento pessoal e profissional da aluna estagiária, e finalmente é elaborada uma reflexão global acerca dos contributos do estágio para o seu desenvolvimento profissional. Na segunda parte do documento é desenvolvido o tema da expressividade no ensino através de uma contextualização e de um enquadramento teórico. É ainda aduzida uma metodologia de investigação e são apresentados, analisados e discutidos os dados que permitem concluir os benefícios que este projeto traz para o desenvolvimento do ensino do Canto, acrescentando, desta forma, mais valor na performance de um cantor, na execução de qualquer género musical e tipo de repertório.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-06
2018-04-06T00:00:00Z
2019-08-01T14:25:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/29455
TID:202269256
url http://hdl.handle.net/10400.26/29455
identifier_str_mv TID:202269256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134916589387776