Os cursos de educação e formação como uma resposta ao insucesso e abandono escolar: estudo realizado na região Douro Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrício, José
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Ribeiro, Célia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2008.125
Resumo: Educational and Training Courses as a response to Academic Failure and Dropout: Study conducted in the Southern Douro Region. The Educational and Training Courses (CEF) emerged as a way to combat academic failure and school dropout, by offering young people academic and training choices that make it easier for them to follow career paths more in line with their interests and expectations, thus allowing them to complete their mandatory education. This study was performed in 14 schools in the 10 municipalities belonging to the Southern Douro Region, in which 235 teachers and 544 students were interviewed. The results obtained allowed us to conclude that the CEF are a real response to combat academic failure and dropout in this region, since in a population of 601 students registered in the academic year 2008/2009 and of the 544 students interviewed, 260 (47.79%) responded that if they had not attended a CEF, they would have already dropped out of school and 503 (92.50%) stated that their grades improved after attending a CEF.
id RCAP_b81557ec1b31c7ac80ad1a05b44204db
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/125
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os cursos de educação e formação como uma resposta ao insucesso e abandono escolar: estudo realizado na região Douro SulEducational and Training Courses as a response to Academic Failure and Dropout: Study conducted in the Southern Douro Region. The Educational and Training Courses (CEF) emerged as a way to combat academic failure and school dropout, by offering young people academic and training choices that make it easier for them to follow career paths more in line with their interests and expectations, thus allowing them to complete their mandatory education. This study was performed in 14 schools in the 10 municipalities belonging to the Southern Douro Region, in which 235 teachers and 544 students were interviewed. The results obtained allowed us to conclude that the CEF are a real response to combat academic failure and dropout in this region, since in a population of 601 students registered in the academic year 2008/2009 and of the 544 students interviewed, 260 (47.79%) responded that if they had not attended a CEF, they would have already dropped out of school and 503 (92.50%) stated that their grades improved after attending a CEF.Os Cursos de Educação e Formação (CEF) surgiram como uma medida para o combate ao insucesso e ao abandono escolar, proporcionando aos jovens percursos escolares e de formação que facilitem a construção de projectos profissionais mais de acordo com os seus interesses e expectativas, possibilitando assim a conclusão da escolaridade obrigatória. O presente estudo foi realizado em 14 escolas dos 10 concelhos pertencentes à Região Douro Sul, em que foram inquiridos 235 professores e 544 alunos. Os resultados obtidos levaram-nos a concluir que os CEF são realmente uma resposta para o combate ao insucesso e abandono escolar nesta região, pois numa população de 601 alunos matriculados no ano lectivo de 2008/2009 e dos 544 alunos inquiridos, 260 (47.79%) responderam que se não frequentassem um CEF já teriam abandonado a escola e 503 (92.50%) afirmaram que os seus resultados escolares melhoraram com a frequência de um CEF.Universidade Católica Portuguesa2008-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2008.125oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/125Gestão e Desenvolvimento; No 15-16 (2008); 121-141Gestão e Desenvolvimento; n. 15-16 (2008); 121-1412184-56380872-556X10.7559/gestaoedesenvolvimento.2008.15-16reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/125https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2008.125https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/125/116Direitos de Autor (c) 2008 José Patrício, Célia Ribeirohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPatrício, JoséRibeiro, Célia2022-09-23T15:47:08Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/125Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:04:27.776216Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os cursos de educação e formação como uma resposta ao insucesso e abandono escolar: estudo realizado na região Douro Sul
title Os cursos de educação e formação como uma resposta ao insucesso e abandono escolar: estudo realizado na região Douro Sul
spellingShingle Os cursos de educação e formação como uma resposta ao insucesso e abandono escolar: estudo realizado na região Douro Sul
Patrício, José
title_short Os cursos de educação e formação como uma resposta ao insucesso e abandono escolar: estudo realizado na região Douro Sul
title_full Os cursos de educação e formação como uma resposta ao insucesso e abandono escolar: estudo realizado na região Douro Sul
title_fullStr Os cursos de educação e formação como uma resposta ao insucesso e abandono escolar: estudo realizado na região Douro Sul
title_full_unstemmed Os cursos de educação e formação como uma resposta ao insucesso e abandono escolar: estudo realizado na região Douro Sul
title_sort Os cursos de educação e formação como uma resposta ao insucesso e abandono escolar: estudo realizado na região Douro Sul
author Patrício, José
author_facet Patrício, José
Ribeiro, Célia
author_role author
author2 Ribeiro, Célia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Patrício, José
Ribeiro, Célia
description Educational and Training Courses as a response to Academic Failure and Dropout: Study conducted in the Southern Douro Region. The Educational and Training Courses (CEF) emerged as a way to combat academic failure and school dropout, by offering young people academic and training choices that make it easier for them to follow career paths more in line with their interests and expectations, thus allowing them to complete their mandatory education. This study was performed in 14 schools in the 10 municipalities belonging to the Southern Douro Region, in which 235 teachers and 544 students were interviewed. The results obtained allowed us to conclude that the CEF are a real response to combat academic failure and dropout in this region, since in a population of 601 students registered in the academic year 2008/2009 and of the 544 students interviewed, 260 (47.79%) responded that if they had not attended a CEF, they would have already dropped out of school and 503 (92.50%) stated that their grades improved after attending a CEF.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2008.125
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/125
url https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2008.125
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/125
https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2008.125
https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/125/116
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2008 José Patrício, Célia Ribeiro
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2008 José Patrício, Célia Ribeiro
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Gestão e Desenvolvimento; No 15-16 (2008); 121-141
Gestão e Desenvolvimento; n. 15-16 (2008); 121-141
2184-5638
0872-556X
10.7559/gestaoedesenvolvimento.2008.15-16
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130507371347968