Os cursos de educação e formação como uma resposta ao insucesso e abandono escolar: estudo realizado na região Douro Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2008.125 |
Resumo: | Educational and Training Courses as a response to Academic Failure and Dropout: Study conducted in the Southern Douro Region. The Educational and Training Courses (CEF) emerged as a way to combat academic failure and school dropout, by offering young people academic and training choices that make it easier for them to follow career paths more in line with their interests and expectations, thus allowing them to complete their mandatory education. This study was performed in 14 schools in the 10 municipalities belonging to the Southern Douro Region, in which 235 teachers and 544 students were interviewed. The results obtained allowed us to conclude that the CEF are a real response to combat academic failure and dropout in this region, since in a population of 601 students registered in the academic year 2008/2009 and of the 544 students interviewed, 260 (47.79%) responded that if they had not attended a CEF, they would have already dropped out of school and 503 (92.50%) stated that their grades improved after attending a CEF. |
id |
RCAP_b81557ec1b31c7ac80ad1a05b44204db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/125 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os cursos de educação e formação como uma resposta ao insucesso e abandono escolar: estudo realizado na região Douro SulEducational and Training Courses as a response to Academic Failure and Dropout: Study conducted in the Southern Douro Region. The Educational and Training Courses (CEF) emerged as a way to combat academic failure and school dropout, by offering young people academic and training choices that make it easier for them to follow career paths more in line with their interests and expectations, thus allowing them to complete their mandatory education. This study was performed in 14 schools in the 10 municipalities belonging to the Southern Douro Region, in which 235 teachers and 544 students were interviewed. The results obtained allowed us to conclude that the CEF are a real response to combat academic failure and dropout in this region, since in a population of 601 students registered in the academic year 2008/2009 and of the 544 students interviewed, 260 (47.79%) responded that if they had not attended a CEF, they would have already dropped out of school and 503 (92.50%) stated that their grades improved after attending a CEF.Os Cursos de Educação e Formação (CEF) surgiram como uma medida para o combate ao insucesso e ao abandono escolar, proporcionando aos jovens percursos escolares e de formação que facilitem a construção de projectos profissionais mais de acordo com os seus interesses e expectativas, possibilitando assim a conclusão da escolaridade obrigatória. O presente estudo foi realizado em 14 escolas dos 10 concelhos pertencentes à Região Douro Sul, em que foram inquiridos 235 professores e 544 alunos. Os resultados obtidos levaram-nos a concluir que os CEF são realmente uma resposta para o combate ao insucesso e abandono escolar nesta região, pois numa população de 601 alunos matriculados no ano lectivo de 2008/2009 e dos 544 alunos inquiridos, 260 (47.79%) responderam que se não frequentassem um CEF já teriam abandonado a escola e 503 (92.50%) afirmaram que os seus resultados escolares melhoraram com a frequência de um CEF.Universidade Católica Portuguesa2008-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2008.125oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/125Gestão e Desenvolvimento; No 15-16 (2008); 121-141Gestão e Desenvolvimento; n. 15-16 (2008); 121-1412184-56380872-556X10.7559/gestaoedesenvolvimento.2008.15-16reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/125https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2008.125https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/125/116Direitos de Autor (c) 2008 José Patrício, Célia Ribeirohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPatrício, JoséRibeiro, Célia2022-09-23T15:47:08Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/125Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:04:27.776216Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os cursos de educação e formação como uma resposta ao insucesso e abandono escolar: estudo realizado na região Douro Sul |
title |
Os cursos de educação e formação como uma resposta ao insucesso e abandono escolar: estudo realizado na região Douro Sul |
spellingShingle |
Os cursos de educação e formação como uma resposta ao insucesso e abandono escolar: estudo realizado na região Douro Sul Patrício, José |
title_short |
Os cursos de educação e formação como uma resposta ao insucesso e abandono escolar: estudo realizado na região Douro Sul |
title_full |
Os cursos de educação e formação como uma resposta ao insucesso e abandono escolar: estudo realizado na região Douro Sul |
title_fullStr |
Os cursos de educação e formação como uma resposta ao insucesso e abandono escolar: estudo realizado na região Douro Sul |
title_full_unstemmed |
Os cursos de educação e formação como uma resposta ao insucesso e abandono escolar: estudo realizado na região Douro Sul |
title_sort |
Os cursos de educação e formação como uma resposta ao insucesso e abandono escolar: estudo realizado na região Douro Sul |
author |
Patrício, José |
author_facet |
Patrício, José Ribeiro, Célia |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Célia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patrício, José Ribeiro, Célia |
description |
Educational and Training Courses as a response to Academic Failure and Dropout: Study conducted in the Southern Douro Region. The Educational and Training Courses (CEF) emerged as a way to combat academic failure and school dropout, by offering young people academic and training choices that make it easier for them to follow career paths more in line with their interests and expectations, thus allowing them to complete their mandatory education. This study was performed in 14 schools in the 10 municipalities belonging to the Southern Douro Region, in which 235 teachers and 544 students were interviewed. The results obtained allowed us to conclude that the CEF are a real response to combat academic failure and dropout in this region, since in a population of 601 students registered in the academic year 2008/2009 and of the 544 students interviewed, 260 (47.79%) responded that if they had not attended a CEF, they would have already dropped out of school and 503 (92.50%) stated that their grades improved after attending a CEF. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2008.125 oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/125 |
url |
https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2008.125 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/125 https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2008.125 https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/125/116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2008 José Patrício, Célia Ribeiro http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2008 José Patrício, Célia Ribeiro http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Gestão e Desenvolvimento; No 15-16 (2008); 121-141 Gestão e Desenvolvimento; n. 15-16 (2008); 121-141 2184-5638 0872-556X 10.7559/gestaoedesenvolvimento.2008.15-16 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130507371347968 |