O PNL e as TIC: efeitos na relação dos alunos com a leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/3793 |
Resumo: | O presente trabalho pretende explorar os efeitos do PNL na relação dos alunos com a leitura, mobilizado com recurso às TIC. O Estudo de Caso foi a metodologia utilizada junto de uma turma do 4º Ano de Escolaridade, do 1º Ciclo do Ensino Básico, com 17 alunos, ao longo de sete sessões semanais de duas horas que decorreram num período de um mês e duas semanas. A recolha de dados fez-se através da utilização de inquéritos por entrevista, inquéritos por questionário e observação directa não-participante. Depois de realizada a investigação, foi possível concluir que a utilização de novas tecnologias em junção com o PNL poderá permitir um desenvolvimento de competências relacionadas com a Leitura e a Escrita, favorecendo a relação dos alunos com a Leitura. No entanto, as actividades com auxílio às TIC têm que ser bem planeadas e executadas. Concluiu-se também que para a concretização deste tipo de actividades os professores necessitam de formação especializada, nomeadamente na construção de blogues e utilização de software que lhes permita produzir recursos de incentivo à leitura. |
id |
RCAP_b821f2539e6bfef6fa0477bbb814fbd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/3793 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O PNL e as TIC: efeitos na relação dos alunos com a leituraEnsino multimediaEnsino da leituraEnsino básico 1º ciclo: CoimbraTecnologia da informaçãoActividades de aprendizagemMotivação dos alunosO presente trabalho pretende explorar os efeitos do PNL na relação dos alunos com a leitura, mobilizado com recurso às TIC. O Estudo de Caso foi a metodologia utilizada junto de uma turma do 4º Ano de Escolaridade, do 1º Ciclo do Ensino Básico, com 17 alunos, ao longo de sete sessões semanais de duas horas que decorreram num período de um mês e duas semanas. A recolha de dados fez-se através da utilização de inquéritos por entrevista, inquéritos por questionário e observação directa não-participante. Depois de realizada a investigação, foi possível concluir que a utilização de novas tecnologias em junção com o PNL poderá permitir um desenvolvimento de competências relacionadas com a Leitura e a Escrita, favorecendo a relação dos alunos com a Leitura. No entanto, as actividades com auxílio às TIC têm que ser bem planeadas e executadas. Concluiu-se também que para a concretização deste tipo de actividades os professores necessitam de formação especializada, nomeadamente na construção de blogues e utilização de software que lhes permita produzir recursos de incentivo à leitura.This work aims to explore the effects of National Plan of Reading in the relation of students with reading, mobilized by using Information and Communication Technologies. The case study was the methodology applied with a class from 4th grade of the 1st cycle of basic education, with 17 students, over seven weekly sessions of two hours that took place in a period of one month and two weeks. The data collection was done by using interviews, questionnaires and direct observation non-participant. After completed the investigation, it was concluded that the use of new technologies, linked with the National Plan of Reading, can allow development of skills related to reading and writing, to support the relation of students with reading. However, the activities with the aid of Information and Communication Technologies must be well planned and executed. It was also concluded that to accomplish this kind of activities teachers need specialized training, namely the construction and use of blogs and software that allows them to bring forth resources to encourage reading.Universidade de Aveiro2011-07-19T10:47:31Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3793porRamos, Inês Filipa Domingos Patrãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:03:41Zoai:ria.ua.pt:10773/3793Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:54.464088Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PNL e as TIC: efeitos na relação dos alunos com a leitura |
title |
O PNL e as TIC: efeitos na relação dos alunos com a leitura |
spellingShingle |
O PNL e as TIC: efeitos na relação dos alunos com a leitura Ramos, Inês Filipa Domingos Patrão Ensino multimedia Ensino da leitura Ensino básico 1º ciclo: Coimbra Tecnologia da informação Actividades de aprendizagem Motivação dos alunos |
title_short |
O PNL e as TIC: efeitos na relação dos alunos com a leitura |
title_full |
O PNL e as TIC: efeitos na relação dos alunos com a leitura |
title_fullStr |
O PNL e as TIC: efeitos na relação dos alunos com a leitura |
title_full_unstemmed |
O PNL e as TIC: efeitos na relação dos alunos com a leitura |
title_sort |
O PNL e as TIC: efeitos na relação dos alunos com a leitura |
author |
Ramos, Inês Filipa Domingos Patrão |
author_facet |
Ramos, Inês Filipa Domingos Patrão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Inês Filipa Domingos Patrão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino multimedia Ensino da leitura Ensino básico 1º ciclo: Coimbra Tecnologia da informação Actividades de aprendizagem Motivação dos alunos |
topic |
Ensino multimedia Ensino da leitura Ensino básico 1º ciclo: Coimbra Tecnologia da informação Actividades de aprendizagem Motivação dos alunos |
description |
O presente trabalho pretende explorar os efeitos do PNL na relação dos alunos com a leitura, mobilizado com recurso às TIC. O Estudo de Caso foi a metodologia utilizada junto de uma turma do 4º Ano de Escolaridade, do 1º Ciclo do Ensino Básico, com 17 alunos, ao longo de sete sessões semanais de duas horas que decorreram num período de um mês e duas semanas. A recolha de dados fez-se através da utilização de inquéritos por entrevista, inquéritos por questionário e observação directa não-participante. Depois de realizada a investigação, foi possível concluir que a utilização de novas tecnologias em junção com o PNL poderá permitir um desenvolvimento de competências relacionadas com a Leitura e a Escrita, favorecendo a relação dos alunos com a Leitura. No entanto, as actividades com auxílio às TIC têm que ser bem planeadas e executadas. Concluiu-se também que para a concretização deste tipo de actividades os professores necessitam de formação especializada, nomeadamente na construção de blogues e utilização de software que lhes permita produzir recursos de incentivo à leitura. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2011-07-19T10:47:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/3793 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/3793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137467502166016 |