O PNL e as TIC: efeitos na relação dos alunos com a leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Inês Filipa Domingos Patrão
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3793
Resumo: O presente trabalho pretende explorar os efeitos do PNL na relação dos alunos com a leitura, mobilizado com recurso às TIC. O Estudo de Caso foi a metodologia utilizada junto de uma turma do 4º Ano de Escolaridade, do 1º Ciclo do Ensino Básico, com 17 alunos, ao longo de sete sessões semanais de duas horas que decorreram num período de um mês e duas semanas. A recolha de dados fez-se através da utilização de inquéritos por entrevista, inquéritos por questionário e observação directa não-participante. Depois de realizada a investigação, foi possível concluir que a utilização de novas tecnologias em junção com o PNL poderá permitir um desenvolvimento de competências relacionadas com a Leitura e a Escrita, favorecendo a relação dos alunos com a Leitura. No entanto, as actividades com auxílio às TIC têm que ser bem planeadas e executadas. Concluiu-se também que para a concretização deste tipo de actividades os professores necessitam de formação especializada, nomeadamente na construção de blogues e utilização de software que lhes permita produzir recursos de incentivo à leitura.
id RCAP_b821f2539e6bfef6fa0477bbb814fbd3
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/3793
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O PNL e as TIC: efeitos na relação dos alunos com a leituraEnsino multimediaEnsino da leituraEnsino básico 1º ciclo: CoimbraTecnologia da informaçãoActividades de aprendizagemMotivação dos alunosO presente trabalho pretende explorar os efeitos do PNL na relação dos alunos com a leitura, mobilizado com recurso às TIC. O Estudo de Caso foi a metodologia utilizada junto de uma turma do 4º Ano de Escolaridade, do 1º Ciclo do Ensino Básico, com 17 alunos, ao longo de sete sessões semanais de duas horas que decorreram num período de um mês e duas semanas. A recolha de dados fez-se através da utilização de inquéritos por entrevista, inquéritos por questionário e observação directa não-participante. Depois de realizada a investigação, foi possível concluir que a utilização de novas tecnologias em junção com o PNL poderá permitir um desenvolvimento de competências relacionadas com a Leitura e a Escrita, favorecendo a relação dos alunos com a Leitura. No entanto, as actividades com auxílio às TIC têm que ser bem planeadas e executadas. Concluiu-se também que para a concretização deste tipo de actividades os professores necessitam de formação especializada, nomeadamente na construção de blogues e utilização de software que lhes permita produzir recursos de incentivo à leitura.This work aims to explore the effects of National Plan of Reading in the relation of students with reading, mobilized by using Information and Communication Technologies. The case study was the methodology applied with a class from 4th grade of the 1st cycle of basic education, with 17 students, over seven weekly sessions of two hours that took place in a period of one month and two weeks. The data collection was done by using interviews, questionnaires and direct observation non-participant. After completed the investigation, it was concluded that the use of new technologies, linked with the National Plan of Reading, can allow development of skills related to reading and writing, to support the relation of students with reading. However, the activities with the aid of Information and Communication Technologies must be well planned and executed. It was also concluded that to accomplish this kind of activities teachers need specialized training, namely the construction and use of blogs and software that allows them to bring forth resources to encourage reading.Universidade de Aveiro2011-07-19T10:47:31Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3793porRamos, Inês Filipa Domingos Patrãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:03:41Zoai:ria.ua.pt:10773/3793Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:54.464088Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O PNL e as TIC: efeitos na relação dos alunos com a leitura
title O PNL e as TIC: efeitos na relação dos alunos com a leitura
spellingShingle O PNL e as TIC: efeitos na relação dos alunos com a leitura
Ramos, Inês Filipa Domingos Patrão
Ensino multimedia
Ensino da leitura
Ensino básico 1º ciclo: Coimbra
Tecnologia da informação
Actividades de aprendizagem
Motivação dos alunos
title_short O PNL e as TIC: efeitos na relação dos alunos com a leitura
title_full O PNL e as TIC: efeitos na relação dos alunos com a leitura
title_fullStr O PNL e as TIC: efeitos na relação dos alunos com a leitura
title_full_unstemmed O PNL e as TIC: efeitos na relação dos alunos com a leitura
title_sort O PNL e as TIC: efeitos na relação dos alunos com a leitura
author Ramos, Inês Filipa Domingos Patrão
author_facet Ramos, Inês Filipa Domingos Patrão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Inês Filipa Domingos Patrão
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino multimedia
Ensino da leitura
Ensino básico 1º ciclo: Coimbra
Tecnologia da informação
Actividades de aprendizagem
Motivação dos alunos
topic Ensino multimedia
Ensino da leitura
Ensino básico 1º ciclo: Coimbra
Tecnologia da informação
Actividades de aprendizagem
Motivação dos alunos
description O presente trabalho pretende explorar os efeitos do PNL na relação dos alunos com a leitura, mobilizado com recurso às TIC. O Estudo de Caso foi a metodologia utilizada junto de uma turma do 4º Ano de Escolaridade, do 1º Ciclo do Ensino Básico, com 17 alunos, ao longo de sete sessões semanais de duas horas que decorreram num período de um mês e duas semanas. A recolha de dados fez-se através da utilização de inquéritos por entrevista, inquéritos por questionário e observação directa não-participante. Depois de realizada a investigação, foi possível concluir que a utilização de novas tecnologias em junção com o PNL poderá permitir um desenvolvimento de competências relacionadas com a Leitura e a Escrita, favorecendo a relação dos alunos com a Leitura. No entanto, as actividades com auxílio às TIC têm que ser bem planeadas e executadas. Concluiu-se também que para a concretização deste tipo de actividades os professores necessitam de formação especializada, nomeadamente na construção de blogues e utilização de software que lhes permita produzir recursos de incentivo à leitura.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-07-19T10:47:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/3793
url http://hdl.handle.net/10773/3793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137467502166016