As competências para a empregabilidade no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/3431 |
Resumo: | A presente investigação, desenvolvida no âmbito da Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV), centra-se no estudo sobre as competências para a empregabilidade. Começamos por dar visibilidade ao paradigma educativo da Aprendizagem ao Longo da Vida que valoriza toda a aprendizagem realizada pelo indivíduo no seu trajecto de vida. O saber adquirido, mesmo que apreendido num contexto informal ou náo formal pode ser reconhecido e valorizado com o intuito de dar maiores oportunidades ao sujeito para se adaptar as necessidades do mercado de trabalho. A ALV valoriza particularmente os saberes adquiridos através da experiência do trabalho. O objectivo do estudo é contribuir para identificar as competências para a empregabilidade valorizadas por estudantes. docentes, empregadores e mercado de trabalho em geral, e que devem ser abordadas no ensino superior. Para contextualizar a problemática, procurou-se construir um quadro teórico que propiciasse um maior conhecimento sobre a empregabilidade, em particular a sua relação com o ensino superior. Apresentamos uma definição possivel de empregabilidade, a qual poderá ser operacionalizada através das competências genéricas e lou transferíveis. De forma breve enunciamos os aspectos comuns do conceito de competência, de diversas abordagens multidisciplinares. com o intuito de contribuir para a compreensão das competências associadas à empregabilidade. O estudo que apresentamos foi desenvolvido com o objectivo de conhecer as competências que estudantes e docentes da Universidade Aberta (UAb) valorizam como sendo as necessárias para se estar melhor preparado para o mercado de trabalho. Para o efeito aplicámos dois questionários, a estudantes do Centro Local de Aprendizagem de Grândoia e a docentes da UAb, com o objectivo de compreender quais as competências que estudantes e docentes identificam como as que deverão ser adquiridas e desenvolvidas no mercado de trabalho. No final da investigação verificaram-se aspectos convergentes entre as percepções dos estudantes e docentes e dos empregadores, designadamente são valorizadas competências idênticas, tais como: Resolver problemas, Planear, Trabalhar em equipa, Comunicaçáo escrita, entre outras. Este estudo aponta para a formação do indivíduo como sujeito capaz de aprender a aprender, dotado de autonomia e capacidade critica, para reflectir e decidir, de fomla a ser capaz de responder aos desafios do mercado de trabalho e da vida em geral. ABSTRACT: The following research was developed and conducted under the Lifelong Learning (LLL), focuses on study skills for ernployability. We begin by enhancing visibility to the educational paradigm of Lifelong Learning, which values all learning undertaken by individuals in their life journey. The knowledge that is acquired, even if perceived in informal context may well be recognized and value with the purpose of giving great opportunities to the individual to adapt to the labour market needs. LLL particularly values knowledge, which is acquired through work experience. This study's goal isto help identify skills for employability valued by students, employers and the labour market in general that must be addressed in higher education. In order to contextualize this issue, a construction of a theoretical frarnework has taken place that can foresee a great understanding of employability with focus on its relationship whit a higher education. We present a possible definition of ernployability, which can be operational trough the general competence concept in various rnultidisciplinary approaches with the intent of contributing to understanding of skills associated with employability. The present study was developed with the goal of a acknowledging what skills students and UAb professor's value as necessay to be best prepared for the labour market. We applied two questionnaires directed at students in the Local Learning Centre of Grândola and professors in the Universidade Aberta with the goal of understanding what skills students and professors indentified as being necessary with those that rnust be acquired and developed for the labour market. With the conclusion of this investigation there is a confirmation of converging aspects between the perception of students and professors and employers in particular are valued the sarne skills such as Problem soiving, Pianning, Teamwork, Written communication, among others. However, this study points to the creation of man as capable of learning to learn, which autonomous and critical capacity to reflect and decide, in order to be able to meet the challenges of the labour rnarket and iife in general. |
id |
RCAP_b826a0685f321b0ec4f8c51cefec6fda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/3431 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As competências para a empregabilidade no ensino superiorFormação contínuaMercado de trabalhoDesenvolvimento de competênciasEnsino superiorA presente investigação, desenvolvida no âmbito da Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV), centra-se no estudo sobre as competências para a empregabilidade. Começamos por dar visibilidade ao paradigma educativo da Aprendizagem ao Longo da Vida que valoriza toda a aprendizagem realizada pelo indivíduo no seu trajecto de vida. O saber adquirido, mesmo que apreendido num contexto informal ou náo formal pode ser reconhecido e valorizado com o intuito de dar maiores oportunidades ao sujeito para se adaptar as necessidades do mercado de trabalho. A ALV valoriza particularmente os saberes adquiridos através da experiência do trabalho. O objectivo do estudo é contribuir para identificar as competências para a empregabilidade valorizadas por estudantes. docentes, empregadores e mercado de trabalho em geral, e que devem ser abordadas no ensino superior. Para contextualizar a problemática, procurou-se construir um quadro teórico que propiciasse um maior conhecimento sobre a empregabilidade, em particular a sua relação com o ensino superior. Apresentamos uma definição possivel de empregabilidade, a qual poderá ser operacionalizada através das competências genéricas e lou transferíveis. De forma breve enunciamos os aspectos comuns do conceito de competência, de diversas abordagens multidisciplinares. com o intuito de contribuir para a compreensão das competências associadas à empregabilidade. O estudo que apresentamos foi desenvolvido com o objectivo de conhecer as competências que estudantes e docentes da Universidade Aberta (UAb) valorizam como sendo as necessárias para se estar melhor preparado para o mercado de trabalho. Para o efeito aplicámos dois questionários, a estudantes do Centro Local de Aprendizagem de Grândoia e a docentes da UAb, com o objectivo de compreender quais as competências que estudantes e docentes identificam como as que deverão ser adquiridas e desenvolvidas no mercado de trabalho. No final da investigação verificaram-se aspectos convergentes entre as percepções dos estudantes e docentes e dos empregadores, designadamente são valorizadas competências idênticas, tais como: Resolver problemas, Planear, Trabalhar em equipa, Comunicaçáo escrita, entre outras. Este estudo aponta para a formação do indivíduo como sujeito capaz de aprender a aprender, dotado de autonomia e capacidade critica, para reflectir e decidir, de fomla a ser capaz de responder aos desafios do mercado de trabalho e da vida em geral. ABSTRACT: The following research was developed and conducted under the Lifelong Learning (LLL), focuses on study skills for ernployability. We begin by enhancing visibility to the educational paradigm of Lifelong Learning, which values all learning undertaken by individuals in their life journey. The knowledge that is acquired, even if perceived in informal context may well be recognized and value with the purpose of giving great opportunities to the individual to adapt to the labour market needs. LLL particularly values knowledge, which is acquired through work experience. This study's goal isto help identify skills for employability valued by students, employers and the labour market in general that must be addressed in higher education. In order to contextualize this issue, a construction of a theoretical frarnework has taken place that can foresee a great understanding of employability with focus on its relationship whit a higher education. We present a possible definition of ernployability, which can be operational trough the general competence concept in various rnultidisciplinary approaches with the intent of contributing to understanding of skills associated with employability. The present study was developed with the goal of a acknowledging what skills students and UAb professor's value as necessay to be best prepared for the labour market. We applied two questionnaires directed at students in the Local Learning Centre of Grândola and professors in the Universidade Aberta with the goal of understanding what skills students and professors indentified as being necessary with those that rnust be acquired and developed for the labour market. With the conclusion of this investigation there is a confirmation of converging aspects between the perception of students and professors and employers in particular are valued the sarne skills such as Problem soiving, Pianning, Teamwork, Written communication, among others. However, this study points to the creation of man as capable of learning to learn, which autonomous and critical capacity to reflect and decide, in order to be able to meet the challenges of the labour rnarket and iife in general.Universidade de Aveiro2011-04-19T14:38:08Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3431porSilva, Ana Paula de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:02:46Zoai:ria.ua.pt:10773/3431Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:39.071714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As competências para a empregabilidade no ensino superior |
title |
As competências para a empregabilidade no ensino superior |
spellingShingle |
As competências para a empregabilidade no ensino superior Silva, Ana Paula de Jesus Formação contínua Mercado de trabalho Desenvolvimento de competências Ensino superior |
title_short |
As competências para a empregabilidade no ensino superior |
title_full |
As competências para a empregabilidade no ensino superior |
title_fullStr |
As competências para a empregabilidade no ensino superior |
title_full_unstemmed |
As competências para a empregabilidade no ensino superior |
title_sort |
As competências para a empregabilidade no ensino superior |
author |
Silva, Ana Paula de Jesus |
author_facet |
Silva, Ana Paula de Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Paula de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação contínua Mercado de trabalho Desenvolvimento de competências Ensino superior |
topic |
Formação contínua Mercado de trabalho Desenvolvimento de competências Ensino superior |
description |
A presente investigação, desenvolvida no âmbito da Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV), centra-se no estudo sobre as competências para a empregabilidade. Começamos por dar visibilidade ao paradigma educativo da Aprendizagem ao Longo da Vida que valoriza toda a aprendizagem realizada pelo indivíduo no seu trajecto de vida. O saber adquirido, mesmo que apreendido num contexto informal ou náo formal pode ser reconhecido e valorizado com o intuito de dar maiores oportunidades ao sujeito para se adaptar as necessidades do mercado de trabalho. A ALV valoriza particularmente os saberes adquiridos através da experiência do trabalho. O objectivo do estudo é contribuir para identificar as competências para a empregabilidade valorizadas por estudantes. docentes, empregadores e mercado de trabalho em geral, e que devem ser abordadas no ensino superior. Para contextualizar a problemática, procurou-se construir um quadro teórico que propiciasse um maior conhecimento sobre a empregabilidade, em particular a sua relação com o ensino superior. Apresentamos uma definição possivel de empregabilidade, a qual poderá ser operacionalizada através das competências genéricas e lou transferíveis. De forma breve enunciamos os aspectos comuns do conceito de competência, de diversas abordagens multidisciplinares. com o intuito de contribuir para a compreensão das competências associadas à empregabilidade. O estudo que apresentamos foi desenvolvido com o objectivo de conhecer as competências que estudantes e docentes da Universidade Aberta (UAb) valorizam como sendo as necessárias para se estar melhor preparado para o mercado de trabalho. Para o efeito aplicámos dois questionários, a estudantes do Centro Local de Aprendizagem de Grândoia e a docentes da UAb, com o objectivo de compreender quais as competências que estudantes e docentes identificam como as que deverão ser adquiridas e desenvolvidas no mercado de trabalho. No final da investigação verificaram-se aspectos convergentes entre as percepções dos estudantes e docentes e dos empregadores, designadamente são valorizadas competências idênticas, tais como: Resolver problemas, Planear, Trabalhar em equipa, Comunicaçáo escrita, entre outras. Este estudo aponta para a formação do indivíduo como sujeito capaz de aprender a aprender, dotado de autonomia e capacidade critica, para reflectir e decidir, de fomla a ser capaz de responder aos desafios do mercado de trabalho e da vida em geral. ABSTRACT: The following research was developed and conducted under the Lifelong Learning (LLL), focuses on study skills for ernployability. We begin by enhancing visibility to the educational paradigm of Lifelong Learning, which values all learning undertaken by individuals in their life journey. The knowledge that is acquired, even if perceived in informal context may well be recognized and value with the purpose of giving great opportunities to the individual to adapt to the labour market needs. LLL particularly values knowledge, which is acquired through work experience. This study's goal isto help identify skills for employability valued by students, employers and the labour market in general that must be addressed in higher education. In order to contextualize this issue, a construction of a theoretical frarnework has taken place that can foresee a great understanding of employability with focus on its relationship whit a higher education. We present a possible definition of ernployability, which can be operational trough the general competence concept in various rnultidisciplinary approaches with the intent of contributing to understanding of skills associated with employability. The present study was developed with the goal of a acknowledging what skills students and UAb professor's value as necessay to be best prepared for the labour market. We applied two questionnaires directed at students in the Local Learning Centre of Grândola and professors in the Universidade Aberta with the goal of understanding what skills students and professors indentified as being necessary with those that rnust be acquired and developed for the labour market. With the conclusion of this investigation there is a confirmation of converging aspects between the perception of students and professors and employers in particular are valued the sarne skills such as Problem soiving, Pianning, Teamwork, Written communication, among others. However, this study points to the creation of man as capable of learning to learn, which autonomous and critical capacity to reflect and decide, in order to be able to meet the challenges of the labour rnarket and iife in general. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2011-04-19T14:38:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/3431 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/3431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137465191104512 |