Influência das actividades de I&D, actividades de marketing e a capacidade tecnológica no desempenho inovador das empresas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2952 |
Resumo: | A presente investigação visa identificar e analisar a influência das actividades de I&D, actividades de marketing e a capacidade tecnológica no desempenho inovador da empresa, quer ao nível da inovação do produto, quer ao nível do processo. Face ao exposto, a questão central de investigação que se coloca é a seguinte: quais as principais actividades de inovação, que influenciam o processo de inovação das empresas e, consequentemente, o seu desempenho inovador? Para dar resposta a esta questão formulam-se hipóteses de investigação que são objecto de testes empíricos. Para testar empiricamente as hipóteses formuladas, utilizaram-se dados secundários, facultados pelo Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, pertencentes ao Inquérito Comunitário às Actividades de Inovação: CIS 2006 (Community Innovation Survey 2006), supervisionado pelo EUROSTAT. A investigação apresenta uma contribuição inovadora uma vez que utiliza um conjunto de três factores: capacidade tecnológica, actividades de I&D, e as actividades de Marketing. Os resultados obtidos mostram que as variáveis integrantes, nos factores: actividades de I&D, actividades de Marketing e capacidade tecnológica influenciam a propensão para as empresas inovarem, quer ao nível do produto, quer ao nível do processo. |
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Influência das actividades de I&D, actividades de marketing e a capacidade tecnológica no desempenho inovador das empresasEmpresas - Inovação tecnológicoEmpresas - Produto - InovaçãoA presente investigação visa identificar e analisar a influência das actividades de I&D, actividades de marketing e a capacidade tecnológica no desempenho inovador da empresa, quer ao nível da inovação do produto, quer ao nível do processo. Face ao exposto, a questão central de investigação que se coloca é a seguinte: quais as principais actividades de inovação, que influenciam o processo de inovação das empresas e, consequentemente, o seu desempenho inovador? Para dar resposta a esta questão formulam-se hipóteses de investigação que são objecto de testes empíricos. Para testar empiricamente as hipóteses formuladas, utilizaram-se dados secundários, facultados pelo Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, pertencentes ao Inquérito Comunitário às Actividades de Inovação: CIS 2006 (Community Innovation Survey 2006), supervisionado pelo EUROSTAT. A investigação apresenta uma contribuição inovadora uma vez que utiliza um conjunto de três factores: capacidade tecnológica, actividades de I&D, e as actividades de Marketing. Os resultados obtidos mostram que as variáveis integrantes, nos factores: actividades de I&D, actividades de Marketing e capacidade tecnológica influenciam a propensão para as empresas inovarem, quer ao nível do produto, quer ao nível do processo.Madeira, Maria José AguilaruBibliorumNogueira, Débora Isabel Ribeiro2015-01-29T11:35:52Z201120112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2952porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:11Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2952Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:30.817235Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente investigação visa identificar e analisar a influência das actividades de I&D, actividades de marketing e a capacidade tecnológica no desempenho inovador da empresa, quer ao nível da inovação do produto, quer ao nível do processo. Face ao exposto, a questão central de investigação que se coloca é a seguinte: quais as principais actividades de inovação, que influenciam o processo de inovação das empresas e, consequentemente, o seu desempenho inovador? Para dar resposta a esta questão formulam-se hipóteses de investigação que são objecto de testes empíricos. Para testar empiricamente as hipóteses formuladas, utilizaram-se dados secundários, facultados pelo Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, pertencentes ao Inquérito Comunitário às Actividades de Inovação: CIS 2006 (Community Innovation Survey 2006), supervisionado pelo EUROSTAT. A investigação apresenta uma contribuição inovadora uma vez que utiliza um conjunto de três factores: capacidade tecnológica, actividades de I&D, e as actividades de Marketing. Os resultados obtidos mostram que as variáveis integrantes, nos factores: actividades de I&D, actividades de Marketing e capacidade tecnológica influenciam a propensão para as empresas inovarem, quer ao nível do produto, quer ao nível do processo. |
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