EduPARK - jogo interativo outdoor com realidade aumentada: satisfação de alunos de Ciências Naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Maria Luísa Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pombo, Lúcia, Marques, Margarida M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31862
Resumo: O artigo reporta um estudo de mestrado em Biologia Aplicada desenvolvido no âmbito do projeto EduPARK. Pretende-se analisar a satisfação de alunos de uma turma do 8º ano em relação à estratégia de ensino adotada (jogo educativo interativo suportado por tecnologias móveis e realidade aumentada num contexto de aprendizagem ao ar livre). Desenvolveu-se e implementou-se um Guião Educativo incluído na aplicação EduPARK, baseado nas metas curriculares de Ciências Naturais do 8º ano. Realizou-se um estudo de caso, com recolha de dados por observação e inquirição por questionário. Os resultados mostram que o uso da aplicação móvel EduPARK, e o facto de possibilitar a realização de atividades em contexto de aprendizagem formal em ambientes ao ar livre, aliada a tecnologias digitais, promovem a atenção e o interesse dos alunos para a aprendizagem de Ciências Naturais. Os alunos revelaram uma perceção positiva em relação ao valor educativo da aplicação.
id RCAP_e53fc2020bce2832e3bc70ab5346dc2c
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/31862
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling EduPARK - jogo interativo outdoor com realidade aumentada: satisfação de alunos de Ciências NaturaisProjeto EduPARKSatisfaçãoTecnologias móveisAr livreGuião EducativoO artigo reporta um estudo de mestrado em Biologia Aplicada desenvolvido no âmbito do projeto EduPARK. Pretende-se analisar a satisfação de alunos de uma turma do 8º ano em relação à estratégia de ensino adotada (jogo educativo interativo suportado por tecnologias móveis e realidade aumentada num contexto de aprendizagem ao ar livre). Desenvolveu-se e implementou-se um Guião Educativo incluído na aplicação EduPARK, baseado nas metas curriculares de Ciências Naturais do 8º ano. Realizou-se um estudo de caso, com recolha de dados por observação e inquirição por questionário. Os resultados mostram que o uso da aplicação móvel EduPARK, e o facto de possibilitar a realização de atividades em contexto de aprendizagem formal em ambientes ao ar livre, aliada a tecnologias digitais, promovem a atenção e o interesse dos alunos para a aprendizagem de Ciências Naturais. Os alunos revelaram uma perceção positiva em relação ao valor educativo da aplicação.This article reports a Master's study in Applied Biology developed within the scope of the EduPARK project. It is intended to analyze the satisfaction of an 8 th grade class of students regarding the teaching strategy implemented (interactive educational game supported by mobile and augmented reality technologies in an outdoor learning context). An Educational Guide included in the EduPARK app was developed and implemented, based on the Natural Sciences curriculum for the 8th grade. A case study was conducted, with data collection based on observation and questionnaire inquiry. The results show that the use of the EduPARK mobile app, and the fact that it allows to undertake activities in formal learning context in outdoor environments, combined with digital technologies, promotes students’ attention and interest in learning Natural Sciences. Students revealed a positive perception regarding the educational value of the app.El artículo informa de estudio de maestría en Biología Aplicada desarrollado dentro del proyecto EduPARK. Su objetivo es analizar la satisfacción de estudiantes de una clase de 8º año en relación a la estrategia de enseñanza adoptada (juego educativo interactivo compatible con tecnologías móviles y realidad aumentada en un contexto de aprendizaje al aire libre). Se implementó un Guion Educativo desarrollada en la aplicación EduPARK, basada en el plan de estudios de 8º año de Ciencias Naturales. Se llevó a cabo un estudio de caso, con recopilación de datos por observación y cuestionario. Los resultados muestran que el uso de la aplicación EduPARK y el hecho de que permite actividades en contexto formal al aire libre, combinados con tecnologías digitales, promueven la atención e interés de los estudiantes en el aprendizaje de las Ciencias Naturales. Los estudiantes revelaron una percepción positiva con respecto al valor educativo de la aplicación.Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro2021-08-25T15:56:23Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31862por2184-7436Gomes, Maria Luísa RibeiroPombo, LúciaMarques, Margarida M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:32Zoai:ria.ua.pt:10773/31862Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:41.824659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv EduPARK - jogo interativo outdoor com realidade aumentada: satisfação de alunos de Ciências Naturais
title EduPARK - jogo interativo outdoor com realidade aumentada: satisfação de alunos de Ciências Naturais
spellingShingle EduPARK - jogo interativo outdoor com realidade aumentada: satisfação de alunos de Ciências Naturais
Gomes, Maria Luísa Ribeiro
Projeto EduPARK
Satisfação
Tecnologias móveis
Ar livre
Guião Educativo
title_short EduPARK - jogo interativo outdoor com realidade aumentada: satisfação de alunos de Ciências Naturais
title_full EduPARK - jogo interativo outdoor com realidade aumentada: satisfação de alunos de Ciências Naturais
title_fullStr EduPARK - jogo interativo outdoor com realidade aumentada: satisfação de alunos de Ciências Naturais
title_full_unstemmed EduPARK - jogo interativo outdoor com realidade aumentada: satisfação de alunos de Ciências Naturais
title_sort EduPARK - jogo interativo outdoor com realidade aumentada: satisfação de alunos de Ciências Naturais
author Gomes, Maria Luísa Ribeiro
author_facet Gomes, Maria Luísa Ribeiro
Pombo, Lúcia
Marques, Margarida M.
author_role author
author2 Pombo, Lúcia
Marques, Margarida M.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Maria Luísa Ribeiro
Pombo, Lúcia
Marques, Margarida M.
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto EduPARK
Satisfação
Tecnologias móveis
Ar livre
Guião Educativo
topic Projeto EduPARK
Satisfação
Tecnologias móveis
Ar livre
Guião Educativo
description O artigo reporta um estudo de mestrado em Biologia Aplicada desenvolvido no âmbito do projeto EduPARK. Pretende-se analisar a satisfação de alunos de uma turma do 8º ano em relação à estratégia de ensino adotada (jogo educativo interativo suportado por tecnologias móveis e realidade aumentada num contexto de aprendizagem ao ar livre). Desenvolveu-se e implementou-se um Guião Educativo incluído na aplicação EduPARK, baseado nas metas curriculares de Ciências Naturais do 8º ano. Realizou-se um estudo de caso, com recolha de dados por observação e inquirição por questionário. Os resultados mostram que o uso da aplicação móvel EduPARK, e o facto de possibilitar a realização de atividades em contexto de aprendizagem formal em ambientes ao ar livre, aliada a tecnologias digitais, promovem a atenção e o interesse dos alunos para a aprendizagem de Ciências Naturais. Os alunos revelaram uma perceção positiva em relação ao valor educativo da aplicação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020
2021-08-25T15:56:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/31862
url http://hdl.handle.net/10773/31862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-7436
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137692548595712