O contributo do uso dos materiais audiovisuais no ensino do inglês língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tapadas, Gonçalo Miguel Sousa, 1988-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/29877
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira - Francês, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
id RCAP_b832cddacbb37a2fadc39cbff9eddd49
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/29877
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo do uso dos materiais audiovisuais no ensino do inglês língua estrangeiraMateriais audiovisuaisVídeoMotivaçãoLíngua inglesaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira - Francês, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017O audiovisual desempenha um papel incontornável nas sociedades multimédia da atualidade. Os recursos audiovisuais atraem sobretudo as franjas mais jovens da sociedade, que ganharam o epíteto de "nativos digitais", por estarem habituados a um uso constante da tecnologia nas suas vidas. O audiovisual incorpora em si a virtude de aglutinar a visão e o sonoro, ao mesmo tempo que apresenta imagens em movimento. No entanto, a utilização recorrente dos materiais audiovisuais é ainda bastante deficitária no sistema de ensino em Portugal. Apesar da presença quase omnipresente do audiovisual na sociedade, prevalecem muitas reticências quanto ao seu uso oficial em contexto da sala de aula como instrumento de trabalho viável. Os recursos audiovisuais, designadamente vídeos, podem consubstanciar um estímulo visual, imagético e sonoro que, a longo prazo, poderão incentivar os alunos nas aulas, por oposição aos manuais escolares, em geral, e à utilização predominante de textos escritos, em particular. A Prática de Ensino Supervisionada (PES) desenvolvida com uma turma do 9º ano, na disciplina de Inglês, descreveu as atividades, técnicas e metodologias adotadas tanto na planificação como na lecionação das aulas. Durante a PES, o recurso a materiais audiovisuais consubstanciou a abordagem adotada, tendo em vista a atingir maior empenho e motivação por parte dos alunos na realização das diversas atividades e tarefas finais em sala de aula. A análise dos dados obtidos na PES enfatiza o importante contributo que os recursos audiovisuais desempenham no contexto do ensino-aprendizagem do Inglês língua estrangeira.The audio-visual field plays an inevitable role in today’s multimedia societies. Audio-visual resources allure above all the youngest groups of society, which have been named “digital natives” as they are accustomed to a constant use of technology in their daily routine. Audio-visual itself embodies the enormous virtue of being able to join both vision and sound, while presenting moving pictures at the same time. Nevertheless, the use of these audio-visual materials is still incipient in the Portuguese education system. Although the audio-visual is almost ubiquitous in today’s society, there is still a lot of skepticism with regards to its use as a viable work tool in the classroom. Audio-visual materials, namely videos, can become a visual, imagistic and sound stimulus that can encourage students in the classroom in the long run, as opposed to textbooks, in general, and to the predominant use of written texts, in particular. The Teaching Practice Process (PES in Portuguese) that occurred with a 9th grade class, in the English subject, described the activities, techniques and methodologies adopted both during the planning and the teaching process. The use of audio-visual materials throughout the so-called PES was the methodological approach adopted so that students would be more committed and motivated towards the different activities and final tasks performed in the classroom. The data analysis obtained throughout the Teaching Practice Process emphasizes the important role audio-visual resources play in the English foreign language learning-teaching process.Gouveia, Carlos, 1962-Repositório da Universidade de LisboaTapadas, Gonçalo Miguel Sousa, 1988-2017-11-29T11:20:39Z20172017-08-242017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29877TID:201916622porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:22:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:41.983906Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo do uso dos materiais audiovisuais no ensino do inglês língua estrangeira
title O contributo do uso dos materiais audiovisuais no ensino do inglês língua estrangeira
spellingShingle O contributo do uso dos materiais audiovisuais no ensino do inglês língua estrangeira
Tapadas, Gonçalo Miguel Sousa, 1988-
Materiais audiovisuais
Vídeo
Motivação
Língua inglesa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O contributo do uso dos materiais audiovisuais no ensino do inglês língua estrangeira
title_full O contributo do uso dos materiais audiovisuais no ensino do inglês língua estrangeira
title_fullStr O contributo do uso dos materiais audiovisuais no ensino do inglês língua estrangeira
title_full_unstemmed O contributo do uso dos materiais audiovisuais no ensino do inglês língua estrangeira
title_sort O contributo do uso dos materiais audiovisuais no ensino do inglês língua estrangeira
author Tapadas, Gonçalo Miguel Sousa, 1988-
author_facet Tapadas, Gonçalo Miguel Sousa, 1988-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, Carlos, 1962-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Tapadas, Gonçalo Miguel Sousa, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Materiais audiovisuais
Vídeo
Motivação
Língua inglesa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Materiais audiovisuais
Vídeo
Motivação
Língua inglesa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira - Francês, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-29T11:20:39Z
2017
2017-08-24
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/29877
TID:201916622
url http://hdl.handle.net/10451/29877
identifier_str_mv TID:201916622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134379968036864