Sala de aprendizagem ativa André Cruz de Carvalho: que práticas pedagógicas docentes?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Joana Filipa Barbosa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/82528
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Tecnologia Educativa)
id RCAP_b8368a254595ed164be6df7947947115
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82528
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sala de aprendizagem ativa André Cruz de Carvalho: que práticas pedagógicas docentes?André Cruz de Carvalho active learning classroom: which pedagogical teaching practices?Aprendizagem ativaEnsino SuperiorInovação pedagógicaPráticas pedagógicasSala de aprendizagem ativaActive learningActive learning classroomHigher educationPedagogical innovationPedagogical practicesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Tecnologia Educativa)No século XXI, com uma sociedade marcada por inúmeras e rápidas mudanças sociais e tecnológicas, o tema do desenho dos espaços de aprendizagem tem ganho visibilidade e assume-se como um desafio para o Ensino Superior. Inúmeras instituições procuram abordagens pedagógicas inovadoras e promoveram a criação de Salas de Aprendizagem Ativa, que visam maximizar o impacto educativo, recorrendo, de forma articulada, a um layout de espaço flexível, à tecnologia e a pedagogias inovadoras, de forma a favorecer a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. A Universidade do Minho prioriza este desafio ao criar a Sala de Aprendizagem Ativa André Cruz de Carvalho (SACC). Apoiados na seguinte questão de investigação: Os professores que utilizam a SACC tendem a modificar as suas práticas educativas inclinando-se a adotar mais frequentemente modelos de aprendizagem ativa?, com a presente dissertação pretende-se compreender em que medida lecionar nesta Sala de Aprendizagem Ativa influencia as práticas pedagógicas dos professores. Orientados por uma opção metodológica qualitativa e interpretativa, e um design de estudo de caso, auscultamos os professores que utilizaram a sala no ano letivo 2021/22 através da realização de um grupo focal, observamos uma aula lecionada na sala de aprendizagem ativa e ainda tivemos oportunidade de analisar as respostas obtidas através de um inquérito de satisfação aos alunos que utilizaram a sala. Os dados recolhidos permitem-nos concluir que existe uma satisfação generalizada dos utilizadores com a SACC e com as suas valências distintivas. As práticas pedagógicas desenvolvidas na sala caracterizam-se por uma maior proeminência das atividades em grupo, promovidas pelas mesas redondas e cadeiras amovíveis, o que permite também um novo papel para o professor: este é o elemento que cria as oportunidades de aprendizagem individual e colaborativa. Com um processo de ensino centrado na aprendizagem do aluno, o professor assume o papel de orientador que ajuda os seus alunos a explorar os temas com maior profundidade. A SACC parece também conduzir a melhorias na interação e comunicação entre professor e alunos e mesmo entre alunos. Apesar de termos elementos, recolhidos no âmbito do grupo focal com os professores, que apontam para algum desinteresse pela tecnologia inovadora disponibilizada na SACC, o que leva por vezes à não utilização da mesma, confirmamos que há professores que utilizam esta tecnologia única em Portugal em práticas pedagógicas inovadoras.In the 21st century, with a society characterised by abundant and rapid social and technological changes, the design of learning spaces has gained visibility and is a challenge for Higher Education. Many institutions are seeking innovative pedagogical approaches and have built Active Learning Classrooms, which aim to amplify the educational impact, combining flexible space layout, technology, and innovative pedagogies, in order to encourage the active participation of students in the learning process. The University of Minho has endorsed this challenge by creating the Active Learning Classroom André Cruz de Carvalho (SACC). Supported by the following research question: Teachers who use the André Cruz de Carvalho Active Learning Classroom tend to modify their pedagogical practices by adopting active learning models more frequently?, this study aims to understand to what extent teaching in this Active Learning Classroom influences the teachers' pedagogical practices. Steered by a qualitative and interpretative methodology and a case study design, we’ve listened to the teachers who used the room in the school year 2021/22 through a focus group, observed a lesson taught in the active learning classroom and analysed the answers of a satisfaction survey applied to the students that used the classroom. The data collected allows us to conclude that there is global satisfaction among the users of the SACC and its distinctive features. The pedagogical practices developed in the room are characterised by a greater prominence of group activities, promoted by the round tables and movable chairs, which also allows a new role for the teacher: the teacher is the element that creates opportunities for individual and collaborative learning. With a teaching process centred on student learning, the teacher assumes the role of a mentor who helps students to explore topics in greater depth. SACC also seems to lead to improvements in interaction and communication between teachers and students and even among students. Although we have elements collected within the focus group with teachers, which point to some lack of interest in the innovative technology provided in the SACC, which sometimes leads to not using it, we confirm that there are teachers who use this unique technology in Portugal in innovative teaching practices.Lencastre, José AlbertoUniversidade do MinhoSoares, Joana Filipa Barbosa2022-12-062022-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/82528por203173708info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:30.189892Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sala de aprendizagem ativa André Cruz de Carvalho: que práticas pedagógicas docentes?
André Cruz de Carvalho active learning classroom: which pedagogical teaching practices?
title Sala de aprendizagem ativa André Cruz de Carvalho: que práticas pedagógicas docentes?
spellingShingle Sala de aprendizagem ativa André Cruz de Carvalho: que práticas pedagógicas docentes?
Soares, Joana Filipa Barbosa
Aprendizagem ativa
Ensino Superior
Inovação pedagógica
Práticas pedagógicas
Sala de aprendizagem ativa
Active learning
Active learning classroom
Higher education
Pedagogical innovation
Pedagogical practices
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Sala de aprendizagem ativa André Cruz de Carvalho: que práticas pedagógicas docentes?
title_full Sala de aprendizagem ativa André Cruz de Carvalho: que práticas pedagógicas docentes?
title_fullStr Sala de aprendizagem ativa André Cruz de Carvalho: que práticas pedagógicas docentes?
title_full_unstemmed Sala de aprendizagem ativa André Cruz de Carvalho: que práticas pedagógicas docentes?
title_sort Sala de aprendizagem ativa André Cruz de Carvalho: que práticas pedagógicas docentes?
author Soares, Joana Filipa Barbosa
author_facet Soares, Joana Filipa Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lencastre, José Alberto
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Joana Filipa Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ativa
Ensino Superior
Inovação pedagógica
Práticas pedagógicas
Sala de aprendizagem ativa
Active learning
Active learning classroom
Higher education
Pedagogical innovation
Pedagogical practices
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem ativa
Ensino Superior
Inovação pedagógica
Práticas pedagógicas
Sala de aprendizagem ativa
Active learning
Active learning classroom
Higher education
Pedagogical innovation
Pedagogical practices
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Tecnologia Educativa)
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-06
2022-12-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/82528
url https://hdl.handle.net/1822/82528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203173708
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132207984410624