Desenvolvimento e validação das Escalas de Experiências de Vergonha relacionadas com o Desempenho Escolar numa amostra de estudantes universitários portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Rute Isabel de Jesus
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/109021
Resumo: Dissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_b8693dc609ccda285749bf0a7a19492d
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/109021
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento e validação das Escalas de Experiências de Vergonha relacionadas com o Desempenho Escolar numa amostra de estudantes universitários portuguesesDevelopment and validation of the Shame Experiences related to School Performance Scales in a sample of Portuguese university studentsexperiências de vergonhadesempenho escolaravaliaçãoanálise fatorialcaracterísticas psicométricasshame experiencesschool performanceassessmentfactor analysispsychometric propertiesDissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO desempenho escolar tem-se tornado cada vez mais valorizado, o que pode explicar a elevada prevalência da ansiedade aos testes. Sendo este desempenho um exemplo do estatuto e posição dos/as estudantes, que pode influenciar a aceitação por parte dos outros, experiências e sentimentos de vergonha podem surgir neste contexto, tornando importante avaliar experiências de vergonha relativamente ao desempenho escolar. Dada a não existência de um instrumento psicométrico que avaliasse este construto, o presente estudo teve como objetivo desenvolver e validar as Escalas de Experiências de Vergonha relacionadas com o Desempenho Escolar (EEVDE), composta por três escalas – Pais/Familiares, Professores/Explicadores/as e Colegas/Amigos/as – e com duas subescalas cada – Frequência e Intensidade. O seu desenvolvimento baseou-se na revisão da literatura, experiência clínica, e feedback de especialistas e de estudantes universitários. Participaram no estudo 405 estudantes universitários portugueses (18 a 57 anos), que preencheram um conjunto de questionários de autorresposta. Após refinamento dos itens, a análise fatorial exploratória revelou uma estrutura unifatorial em cada EEVDE, e todas demonstraram excelente consistência interna, estabilidade temporal, validade discriminante e validade convergente com medidas de vergonha, ansiedade aos testes e sintomatologia psicopatológica. Os homens apresentaram pontuações significativamente mais elevadas em algumas subescalas, embora o tamanho do efeito tenha sido pequeno. As EEVDE mostraram ser uma medida robusta e confiável, permitindo avaliar as experiências de vergonha relacionadas com o desempenho escolar e podendo contribuir para o trabalho clínico e investigação sobre o funcionamento psicológico humano.School performance has become increasingly valued, which might explain the high prevalence of test anxiety. As school performance is an example of students’ status and position, which can influence acceptance by others, experiences and feelings of shame may arise in this context, which makes it important to evaluate shame experiences related to school performance. As there was no psychometric instrument to assess this construct, the present study aimed to develop and validate the Shame Experiences related to School Performance Scales (SESPS), composed of three scales – Parents/Family, Teachers/Tutors and Colleagues/Friends – with two subscales each – Frequency and Intensity. Its development was based on literature review, clinical experience, and feedback from experts and university students. Four hundred and five Portuguese university students (18 to 57 years old) completed several self-report questionnaires. After selecting the items, an exploratory factor analysis revealed an unifactorial structure in each SESPS, with excellent internal consistency, temporal stability, discriminant validity, and convergent validity with measures of shame, test anxiety and psychopathological symptomatology. Men scored significantly higher on some subscales, although with a small effect size. The SESPS proved to be robust and reliable measures, allowing the evaluation of shame experiences related to school performance and contributing to clinical work and research on human psychological functioning.2023-07-202025-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/109021http://hdl.handle.net/10316/109021TID:203358147porMatos, Rute Isabel de Jesusinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T11:16:25Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/109021Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:25:14.488736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e validação das Escalas de Experiências de Vergonha relacionadas com o Desempenho Escolar numa amostra de estudantes universitários portugueses
Development and validation of the Shame Experiences related to School Performance Scales in a sample of Portuguese university students
title Desenvolvimento e validação das Escalas de Experiências de Vergonha relacionadas com o Desempenho Escolar numa amostra de estudantes universitários portugueses
spellingShingle Desenvolvimento e validação das Escalas de Experiências de Vergonha relacionadas com o Desempenho Escolar numa amostra de estudantes universitários portugueses
Matos, Rute Isabel de Jesus
experiências de vergonha
desempenho escolar
avaliação
análise fatorial
características psicométricas
shame experiences
school performance
assessment
factor analysis
psychometric properties
title_short Desenvolvimento e validação das Escalas de Experiências de Vergonha relacionadas com o Desempenho Escolar numa amostra de estudantes universitários portugueses
title_full Desenvolvimento e validação das Escalas de Experiências de Vergonha relacionadas com o Desempenho Escolar numa amostra de estudantes universitários portugueses
title_fullStr Desenvolvimento e validação das Escalas de Experiências de Vergonha relacionadas com o Desempenho Escolar numa amostra de estudantes universitários portugueses
title_full_unstemmed Desenvolvimento e validação das Escalas de Experiências de Vergonha relacionadas com o Desempenho Escolar numa amostra de estudantes universitários portugueses
title_sort Desenvolvimento e validação das Escalas de Experiências de Vergonha relacionadas com o Desempenho Escolar numa amostra de estudantes universitários portugueses
author Matos, Rute Isabel de Jesus
author_facet Matos, Rute Isabel de Jesus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Rute Isabel de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv experiências de vergonha
desempenho escolar
avaliação
análise fatorial
características psicométricas
shame experiences
school performance
assessment
factor analysis
psychometric properties
topic experiências de vergonha
desempenho escolar
avaliação
análise fatorial
características psicométricas
shame experiences
school performance
assessment
factor analysis
psychometric properties
description Dissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-20
2025-07-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/109021
http://hdl.handle.net/10316/109021
TID:203358147
url http://hdl.handle.net/10316/109021
identifier_str_mv TID:203358147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134135233544192