Desenvolvimento e validação das Escalas de Experiências de Vergonha relacionadas com o Desempenho Escolar numa amostra de estudantes universitários portugueses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/109021 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
id |
RCAP_b8693dc609ccda285749bf0a7a19492d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/109021 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento e validação das Escalas de Experiências de Vergonha relacionadas com o Desempenho Escolar numa amostra de estudantes universitários portuguesesDevelopment and validation of the Shame Experiences related to School Performance Scales in a sample of Portuguese university studentsexperiências de vergonhadesempenho escolaravaliaçãoanálise fatorialcaracterísticas psicométricasshame experiencesschool performanceassessmentfactor analysispsychometric propertiesDissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO desempenho escolar tem-se tornado cada vez mais valorizado, o que pode explicar a elevada prevalência da ansiedade aos testes. Sendo este desempenho um exemplo do estatuto e posição dos/as estudantes, que pode influenciar a aceitação por parte dos outros, experiências e sentimentos de vergonha podem surgir neste contexto, tornando importante avaliar experiências de vergonha relativamente ao desempenho escolar. Dada a não existência de um instrumento psicométrico que avaliasse este construto, o presente estudo teve como objetivo desenvolver e validar as Escalas de Experiências de Vergonha relacionadas com o Desempenho Escolar (EEVDE), composta por três escalas – Pais/Familiares, Professores/Explicadores/as e Colegas/Amigos/as – e com duas subescalas cada – Frequência e Intensidade. O seu desenvolvimento baseou-se na revisão da literatura, experiência clínica, e feedback de especialistas e de estudantes universitários. Participaram no estudo 405 estudantes universitários portugueses (18 a 57 anos), que preencheram um conjunto de questionários de autorresposta. Após refinamento dos itens, a análise fatorial exploratória revelou uma estrutura unifatorial em cada EEVDE, e todas demonstraram excelente consistência interna, estabilidade temporal, validade discriminante e validade convergente com medidas de vergonha, ansiedade aos testes e sintomatologia psicopatológica. Os homens apresentaram pontuações significativamente mais elevadas em algumas subescalas, embora o tamanho do efeito tenha sido pequeno. As EEVDE mostraram ser uma medida robusta e confiável, permitindo avaliar as experiências de vergonha relacionadas com o desempenho escolar e podendo contribuir para o trabalho clínico e investigação sobre o funcionamento psicológico humano.School performance has become increasingly valued, which might explain the high prevalence of test anxiety. As school performance is an example of students’ status and position, which can influence acceptance by others, experiences and feelings of shame may arise in this context, which makes it important to evaluate shame experiences related to school performance. As there was no psychometric instrument to assess this construct, the present study aimed to develop and validate the Shame Experiences related to School Performance Scales (SESPS), composed of three scales – Parents/Family, Teachers/Tutors and Colleagues/Friends – with two subscales each – Frequency and Intensity. Its development was based on literature review, clinical experience, and feedback from experts and university students. Four hundred and five Portuguese university students (18 to 57 years old) completed several self-report questionnaires. After selecting the items, an exploratory factor analysis revealed an unifactorial structure in each SESPS, with excellent internal consistency, temporal stability, discriminant validity, and convergent validity with measures of shame, test anxiety and psychopathological symptomatology. Men scored significantly higher on some subscales, although with a small effect size. The SESPS proved to be robust and reliable measures, allowing the evaluation of shame experiences related to school performance and contributing to clinical work and research on human psychological functioning.2023-07-202025-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/109021http://hdl.handle.net/10316/109021TID:203358147porMatos, Rute Isabel de Jesusinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T11:16:25Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/109021Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:25:14.488736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento e validação das Escalas de Experiências de Vergonha relacionadas com o Desempenho Escolar numa amostra de estudantes universitários portugueses Development and validation of the Shame Experiences related to School Performance Scales in a sample of Portuguese university students |
title |
Desenvolvimento e validação das Escalas de Experiências de Vergonha relacionadas com o Desempenho Escolar numa amostra de estudantes universitários portugueses |
spellingShingle |
Desenvolvimento e validação das Escalas de Experiências de Vergonha relacionadas com o Desempenho Escolar numa amostra de estudantes universitários portugueses Matos, Rute Isabel de Jesus experiências de vergonha desempenho escolar avaliação análise fatorial características psicométricas shame experiences school performance assessment factor analysis psychometric properties |
title_short |
Desenvolvimento e validação das Escalas de Experiências de Vergonha relacionadas com o Desempenho Escolar numa amostra de estudantes universitários portugueses |
title_full |
Desenvolvimento e validação das Escalas de Experiências de Vergonha relacionadas com o Desempenho Escolar numa amostra de estudantes universitários portugueses |
title_fullStr |
Desenvolvimento e validação das Escalas de Experiências de Vergonha relacionadas com o Desempenho Escolar numa amostra de estudantes universitários portugueses |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento e validação das Escalas de Experiências de Vergonha relacionadas com o Desempenho Escolar numa amostra de estudantes universitários portugueses |
title_sort |
Desenvolvimento e validação das Escalas de Experiências de Vergonha relacionadas com o Desempenho Escolar numa amostra de estudantes universitários portugueses |
author |
Matos, Rute Isabel de Jesus |
author_facet |
Matos, Rute Isabel de Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Rute Isabel de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
experiências de vergonha desempenho escolar avaliação análise fatorial características psicométricas shame experiences school performance assessment factor analysis psychometric properties |
topic |
experiências de vergonha desempenho escolar avaliação análise fatorial características psicométricas shame experiences school performance assessment factor analysis psychometric properties |
description |
Dissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-20 2025-07-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/109021 http://hdl.handle.net/10316/109021 TID:203358147 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/109021 |
identifier_str_mv |
TID:203358147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134135233544192 |