Ensino da língua inglesa através da expressão dramática no 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/62053 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_b87b00a097bad53a712d320b44da0a1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62053 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino da língua inglesa através da expressão dramática no 1º ciclo do ensino básicoTeaching english through drama activities in primary educationEnsino de Inglês no 1º CEBEnvolvimento na aprendizagemExpressão dramáticaDramatic expressionInvolvement in learningTeaching english in primary educationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio é parte integrante do Mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade do Minho, no âmbito do qual procedi ao desenvolvimento do projeto de investigação-ação intitulado “Ensino da língua inglesa através da expressão dramática no 1º Ciclo do Ensino Básico”. O Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada foi realizado em duas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no concelho de Barcelos, com uma turma do terceiro ano e posteriormente com uma turma mista do terceiro e quarto anos de escolaridade. Na primeira fase do estágio, observei aulas e fui estudando o comportamento e as atitudes dos alunos perante determinadas atividades, o que me direcionou, em parte, para a escolha do tema do meu projeto. Com base nas características dos alunos da turma e na análise dos resultados de um questionário inicial, delineei estratégias com recurso à expressão dramática para a promoção da criatividade e do envolvimento na aprendizagem da língua inglesa. O projeto teve como objetivos: conhecer atitudes e perceções iniciais das crianças sobre a aprendizagem da língua; fomentar o uso da expressão dramática na aprendizagem da língua; promover momentos de reflexão sobre o uso da expressão dramática na aprendizagem da língua; e avaliar o potencial da expressão dramática na aprendizagem da língua. Os resultados finais, essencialmente focados nas perceções dos alunos, mas também na observação das práticas, demonstraram que as estratégias implementadas surtiram efeito, uma vez que todos os alunos perceberam a importância do uso da expressão dramática na aprendizagem da língua inglesa, reconhecendo o seu lado lúdico, que estimulou a sua criatividade e proporcionou o seu envolvimento nas atividades. O recurso à expressão dramática deve ter em conta a personalidade das crianças, pois se forem muito tímidas e envergonhadas pode tornar-se embaraçoso pela exposição que implica, condicionando as aprendizagens pretendidas. Contudo, verifiquei que a expressão dramática representa um recurso didático de grande valor educativo na promoção das aprendizagens linguísticas, ajudando ainda a criança a relacionar-se com outras crianças e a trabalhar em grupo, a desenvolver a sua consciência corporal e a coordenação motora e, acima de tudo, permitindo-lhe brincar e aprender com o mundo da fantasia.The present practicum report is part of the Master's Program in Teaching English in the Primary Education of the University of Minho. I developed an action research project entitled "Teaching English through dramatic expression", which was carried out in two schools of primary education in the municipality of Barcelos, with a third grade class and a mixed-ability class with third and fourth grade children. In the first stage of the practicum, I observed classes and studied the students' behaviour and attitudes towards certain activities, which directed me, in part, to the choice of the theme of my project. Based on the characteristics of the students and data collected through an initial questionnaire, I outlined strategies using dramatic expression, promoting creativity and involvement in English language learning. The project's objectives were: to know children's initial attitudes and perceptions about language learning; to foster the use of dramatic expression in language learning; to promote moments of reflection on the use of dramatic expression in language learning; and to evaluate the potential value of dramatic expression in language learning. The final results, mainly focused on the students' perceptions, but also on the observation of practices, showed that the implemented strategies were effective, since all the students realized the importance of the use of the dramatic expression in the learning of English, recognizing its ludic nature, which stimulated their creativity and provided their involvement in the activities. The use of dramatic expression must take into account the children’s personality, since if they are very timid and shy, it can become embarrassing and constrain learning. Nevertheless, I concluded that dramatic expression represents a didactic resource of great educational value for promoting language learning, helping children to relate with one another and work in groups, raising body awareness and motor coordination, and above all, allowing them to play with the world of fantasy.Vieira, FláviaUniversidade do MinhoVasconcelos, Filipa Esteves20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62053por202294811info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:21.027805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino da língua inglesa através da expressão dramática no 1º ciclo do ensino básico Teaching english through drama activities in primary education |
title |
Ensino da língua inglesa através da expressão dramática no 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Ensino da língua inglesa através da expressão dramática no 1º ciclo do ensino básico Vasconcelos, Filipa Esteves Ensino de Inglês no 1º CEB Envolvimento na aprendizagem Expressão dramática Dramatic expression Involvement in learning Teaching english in primary education Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Ensino da língua inglesa através da expressão dramática no 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
Ensino da língua inglesa através da expressão dramática no 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Ensino da língua inglesa através da expressão dramática no 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Ensino da língua inglesa através da expressão dramática no 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Ensino da língua inglesa através da expressão dramática no 1º ciclo do ensino básico |
author |
Vasconcelos, Filipa Esteves |
author_facet |
Vasconcelos, Filipa Esteves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Flávia Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Filipa Esteves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Inglês no 1º CEB Envolvimento na aprendizagem Expressão dramática Dramatic expression Involvement in learning Teaching english in primary education Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino de Inglês no 1º CEB Envolvimento na aprendizagem Expressão dramática Dramatic expression Involvement in learning Teaching english in primary education Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/62053 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/62053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202294811 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132558680653824 |