Expressão dramática no Ensino do 1º Ciclo. Desenvolvendo confiança para falar inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Mário Rui Gomes de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/111548
Resumo: O objetivo deste trabalho de investigação foi responder a duas perguntas centrais: se é possível criar motivação para aprender inglês através da expressão dramática e se é possível criar confiança para falar inglês através da expressão dramática. Trabalhando com uma turma do 4º ano de uma escola pública de Lisboa, foram implementadas atividades de expressão dramática que seguiram um plano baseado no modelo EMP – Encontrar a língua, Manipular a língua, Possuir a língua. As atividades foram avaliadas utilizando inquéritos, grelhas de observação e registos reflexivos, cujos resultados são descritos, analisados e discutidos neste trabalho. Os resultados indicam que a expressão dramática pode ser uma ferramenta de ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico. Considerando a motivação como fator decisivo para a aprendizagem, concluiu-se que existe uma estreita relação entre a motivação e a confiança para falar inglês no contexto de sala de aula, e que essa motivação é motor para a criação de confiança para a utilização e produção da língua. Neste sentido, a expressão dramática permite criar contextos favoráveis para falar inglês e com isso criar situações de sucesso que motivam e levam à confiança para o uso da língua em frente aos colegas. Portanto é possível criar motivação e confiança para falar inglês através da expressão dramática nos alunos do 1º ciclo do ensino básico.
id RCAP_a4fae8e8da0d8c1ea56a9de17ea7914c
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/111548
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Expressão dramática no Ensino do 1º Ciclo. Desenvolvendo confiança para falar inglêsEnsino InglêsExpressão dramática1º CEBContextoMotivaçãoConfiançaEnglish language teachingYoung learnersDramaContextMotivationConfidenceDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO objetivo deste trabalho de investigação foi responder a duas perguntas centrais: se é possível criar motivação para aprender inglês através da expressão dramática e se é possível criar confiança para falar inglês através da expressão dramática. Trabalhando com uma turma do 4º ano de uma escola pública de Lisboa, foram implementadas atividades de expressão dramática que seguiram um plano baseado no modelo EMP – Encontrar a língua, Manipular a língua, Possuir a língua. As atividades foram avaliadas utilizando inquéritos, grelhas de observação e registos reflexivos, cujos resultados são descritos, analisados e discutidos neste trabalho. Os resultados indicam que a expressão dramática pode ser uma ferramenta de ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico. Considerando a motivação como fator decisivo para a aprendizagem, concluiu-se que existe uma estreita relação entre a motivação e a confiança para falar inglês no contexto de sala de aula, e que essa motivação é motor para a criação de confiança para a utilização e produção da língua. Neste sentido, a expressão dramática permite criar contextos favoráveis para falar inglês e com isso criar situações de sucesso que motivam e levam à confiança para o uso da língua em frente aos colegas. Portanto é possível criar motivação e confiança para falar inglês através da expressão dramática nos alunos do 1º ciclo do ensino básico.The goal of this action research was to respond to two central questions: “Is possible to create motivation to learn English through drama in primary English Teaching?” and “Is it possible to create confidence to speak English through drama in primary English Teaching?”. Working in a public school in Lisbon, with a 4th year class, drama activities were selected following the EEE model – Encountering the language, Exploiting the language, Engaging in the language. The activities were evaluated using questionnaires, evaluation grids and written reflections and the results described, analysed and discussed in this report. The results indicate that drama can be a teaching tool in the English primary teaching. Bearing in mind that motivation is crucial to learning, it concludes that there is a close link between motivation and confidence in speaking English in the classroom context, and that motivation is a major drive to create confidence in using language. In this sense, with drama we can create enjoyable contexts to speak English, enabling situations of success, which create motivation in students and lead them to develop the confidence to use the language in front of their peers. So, it is possible to create motivation and confidence to speak English through drama in the primary English teaching.Matos, Ana AlexandraMourão, SandraRUNFreitas, Mário Rui Gomes de2021-02-09T15:57:02Z2020-10-162020-07-142020-10-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/111548TID:202532658porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:55:25Zoai:run.unl.pt:10362/111548Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:41:56.463828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Expressão dramática no Ensino do 1º Ciclo. Desenvolvendo confiança para falar inglês
title Expressão dramática no Ensino do 1º Ciclo. Desenvolvendo confiança para falar inglês
spellingShingle Expressão dramática no Ensino do 1º Ciclo. Desenvolvendo confiança para falar inglês
Freitas, Mário Rui Gomes de
Ensino Inglês
Expressão dramática
1º CEB
Contexto
Motivação
Confiança
English language teaching
Young learners
Drama
Context
Motivation
Confidence
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Expressão dramática no Ensino do 1º Ciclo. Desenvolvendo confiança para falar inglês
title_full Expressão dramática no Ensino do 1º Ciclo. Desenvolvendo confiança para falar inglês
title_fullStr Expressão dramática no Ensino do 1º Ciclo. Desenvolvendo confiança para falar inglês
title_full_unstemmed Expressão dramática no Ensino do 1º Ciclo. Desenvolvendo confiança para falar inglês
title_sort Expressão dramática no Ensino do 1º Ciclo. Desenvolvendo confiança para falar inglês
author Freitas, Mário Rui Gomes de
author_facet Freitas, Mário Rui Gomes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Ana Alexandra
Mourão, Sandra
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Mário Rui Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Inglês
Expressão dramática
1º CEB
Contexto
Motivação
Confiança
English language teaching
Young learners
Drama
Context
Motivation
Confidence
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Ensino Inglês
Expressão dramática
1º CEB
Contexto
Motivação
Confiança
English language teaching
Young learners
Drama
Context
Motivation
Confidence
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description O objetivo deste trabalho de investigação foi responder a duas perguntas centrais: se é possível criar motivação para aprender inglês através da expressão dramática e se é possível criar confiança para falar inglês através da expressão dramática. Trabalhando com uma turma do 4º ano de uma escola pública de Lisboa, foram implementadas atividades de expressão dramática que seguiram um plano baseado no modelo EMP – Encontrar a língua, Manipular a língua, Possuir a língua. As atividades foram avaliadas utilizando inquéritos, grelhas de observação e registos reflexivos, cujos resultados são descritos, analisados e discutidos neste trabalho. Os resultados indicam que a expressão dramática pode ser uma ferramenta de ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico. Considerando a motivação como fator decisivo para a aprendizagem, concluiu-se que existe uma estreita relação entre a motivação e a confiança para falar inglês no contexto de sala de aula, e que essa motivação é motor para a criação de confiança para a utilização e produção da língua. Neste sentido, a expressão dramática permite criar contextos favoráveis para falar inglês e com isso criar situações de sucesso que motivam e levam à confiança para o uso da língua em frente aos colegas. Portanto é possível criar motivação e confiança para falar inglês através da expressão dramática nos alunos do 1º ciclo do ensino básico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-16
2020-07-14
2020-10-16T00:00:00Z
2021-02-09T15:57:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/111548
TID:202532658
url http://hdl.handle.net/10362/111548
identifier_str_mv TID:202532658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138032241082368