Comunicação Autárquica no setor do Turismo: O caso da Câmara Municipal de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faneca, Mafalda Sofia Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/47620
Resumo: São diversas as notícias que abordam o aumento, exponencial, do turismo em Lisboa e o factoda cidade não parar de atingir recordes, quer no âmbito nacional, quer no âmbito internacional em contexto de turismo europeu. Face a este fenómeno turístico é relevante perceber a importância e o papel da Câmara Municipal de Lisboa, enquanto órgão do governo, que lida diretamente com os crescentes fluxos turísticos. A presente dissertação parte de um panorama geral, da dinâmica de uma autarquia, mas pretende forcar-se na área da comunicação, isto é, na perspetiva da gestão da imagem que é feita e projetada, de forma intencional e estratégica, para o exterior criando a cidade de Lisboa numa marca cidade.
id RCAP_b8981e0af37a88b279b84493ce92e383
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/47620
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação Autárquica no setor do Turismo: O caso da Câmara Municipal de LisboaTurismoCâmara Municipal de LisboaMarketing TerritorialComunicação AutárquicaAutarchic CommunicationTerritorial MarketingTourismSão diversas as notícias que abordam o aumento, exponencial, do turismo em Lisboa e o factoda cidade não parar de atingir recordes, quer no âmbito nacional, quer no âmbito internacional em contexto de turismo europeu. Face a este fenómeno turístico é relevante perceber a importância e o papel da Câmara Municipal de Lisboa, enquanto órgão do governo, que lida diretamente com os crescentes fluxos turísticos. A presente dissertação parte de um panorama geral, da dinâmica de uma autarquia, mas pretende forcar-se na área da comunicação, isto é, na perspetiva da gestão da imagem que é feita e projetada, de forma intencional e estratégica, para o exterior criando a cidade de Lisboa numa marca cidade.There is a lot of news about the exponential increase of tourism in Lisbon and the fact that the city doesn’t stop reaching records, national and international for the last years in the context of European tourism. Therefore, in view of this tourism phenomenon it’s relevant to realize the importance and the role of the Lisbon Municipal Council as a member of government that deals directly with the growing tourist flows. This dissertation starts from an overview of everything that involves the dynamics of an autarchy, but intends to take a stand from the point of view of the Communication, that is, from the perspective of image management that is done by this autarchy and is projected in an intentional and strategic way to the outside, creating the city of Lisbon in a city brand.Ferreira, IvoneRUNFaneca, Mafalda Sofia Pereira2018-09-28T08:26:59Z2018-06-212018-03-142018-06-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/47620TID:201950421porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:24:44Zoai:run.unl.pt:10362/47620Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:32:05.171845Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação Autárquica no setor do Turismo: O caso da Câmara Municipal de Lisboa
title Comunicação Autárquica no setor do Turismo: O caso da Câmara Municipal de Lisboa
spellingShingle Comunicação Autárquica no setor do Turismo: O caso da Câmara Municipal de Lisboa
Faneca, Mafalda Sofia Pereira
Turismo
Câmara Municipal de Lisboa
Marketing Territorial
Comunicação Autárquica
Autarchic Communication
Territorial Marketing
Tourism
title_short Comunicação Autárquica no setor do Turismo: O caso da Câmara Municipal de Lisboa
title_full Comunicação Autárquica no setor do Turismo: O caso da Câmara Municipal de Lisboa
title_fullStr Comunicação Autárquica no setor do Turismo: O caso da Câmara Municipal de Lisboa
title_full_unstemmed Comunicação Autárquica no setor do Turismo: O caso da Câmara Municipal de Lisboa
title_sort Comunicação Autárquica no setor do Turismo: O caso da Câmara Municipal de Lisboa
author Faneca, Mafalda Sofia Pereira
author_facet Faneca, Mafalda Sofia Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Ivone
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Faneca, Mafalda Sofia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Câmara Municipal de Lisboa
Marketing Territorial
Comunicação Autárquica
Autarchic Communication
Territorial Marketing
Tourism
topic Turismo
Câmara Municipal de Lisboa
Marketing Territorial
Comunicação Autárquica
Autarchic Communication
Territorial Marketing
Tourism
description São diversas as notícias que abordam o aumento, exponencial, do turismo em Lisboa e o factoda cidade não parar de atingir recordes, quer no âmbito nacional, quer no âmbito internacional em contexto de turismo europeu. Face a este fenómeno turístico é relevante perceber a importância e o papel da Câmara Municipal de Lisboa, enquanto órgão do governo, que lida diretamente com os crescentes fluxos turísticos. A presente dissertação parte de um panorama geral, da dinâmica de uma autarquia, mas pretende forcar-se na área da comunicação, isto é, na perspetiva da gestão da imagem que é feita e projetada, de forma intencional e estratégica, para o exterior criando a cidade de Lisboa numa marca cidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-28T08:26:59Z
2018-06-21
2018-03-14
2018-06-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/47620
TID:201950421
url http://hdl.handle.net/10362/47620
identifier_str_mv TID:201950421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137943481221120